Saúde     Secretário de Saúde participa de sessão solene em homenagem aos 60 anos da Fiocruz e assina acordo Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

Saúde

SECRETÁRIO DE SAÚDE PARTICIPA DE SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS 60 ANOS DA FIOCRUZ E ASSINA ACORDO
16:40 Sexta-feira, 24 de Setembro de 2010

Irandi Souza
Secretário representou o prefeito João da Costa

Segundo Gustavo Couto, a assinatura do acordo configura o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS)

Por Tádzio Estevam

O secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto, participou, na manhã desta sexta-feira (24), de uma sessão solene em comemoração aos 60 anos da Fiocruz em Pernambuco. Na ocasião, foi assinado um acordo de cooperação técnica cujo objetivo será permitir a ampliação de convênios para realização de pesquisas na área de Saúde e na qualificação dos profissionais da área. Além da parceria com a Secretaria, outros convênios também foram assinados com empresas de várias esferas, como o Imip (estadual) e a Hemobrás (federal).

Segundo Gustavo Couto, que na ocasião representou o prefeito João da Costa, a assinatura do acordo configura o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). “Essa cooperação técnica e permanente só vem acrescentar o trabalho que já é desenvolvido pelas duas instituições (Fiocruz e Secretaria Municipal de Saúde). E nós comprovamos esse sucesso com as atividades desenvolvidas, por exemplo, no combate à Dengue e à Filariose. Sobre esta última, em sete anos conseguimos reduzir de 907 para 14 casos da doença”, comentou.

O diretor da Fiocruz em Pernambuco, Eduardo Freese, também comemorou a continuidade da parceria. “Esse acordo já acontece há alguns anos. Ele serve para formação de gestores do SUS em nível municipal e para o desenvolvimento de pesquisa e tecnologia, como por exemplo, o controle da Dengue. A Secretaria de Saúde do Recife é uma grande parceira da Fiocruz em Pernambuco”, disse, acrescentando que o convênio é amplo e permitirá termos aditivos tanto no campo da pesquisa quanto no gerenciamento dos recursos humanos.

Para marcar a data, o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Resende, um dos convidados do evento, proferiu uma palestra com o tema “Perspectivas da Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento do Brasil no Século XXI”. A palestra aconteceu no auditório Frederico Simões Barbosa, na sede da Fiocruz PE. Após a apresentação do ministro, foram assinados os convênios para consolidação e ampliação de compromissos.

A palestra é apenas um das atividades programadas para celebrar a data. Entre os dias 6 e 12 deste mês, a exposição “Fiocruz Pernambuco – 60 anos de história em Saúde Pública” foi exibida no Shopping Guararapes. Neste evento, as pessoas puderam conhecer um pouco da história da instituição através de painéis, com textos e fotografias, e descobrir - com a ajuda de 16 maquetes feitas por artistas locais com bonecos de biscuit - como é o dia a dia dos profissionais que atuam nesta unidade da Fiocruz.

A mesma exposição poderá ser conferida no espaço cultural do Aeroporto Internacional dos Guararapes, durante todo o mês de novembro, das 9h às 22h.

FIOCRUZ – A Fiocruz Pernambuco comemora 60 anos atuando a serviço da saúde da população. Criada em setembro de 1950 com suas atividades direcionadas inicialmente para os estudos de verminoses e de outras doenças parasitárias que acometiam a população nordestina, o Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, a Fiocruz Pernambuco, completa seis décadas atuando a serviço da saúde da população.

Hoje, as pesquisas abrangem diversos campos do conhecimento científico, produz tecnologias inovadoras visando ao controle de diferentes doenças agudas e crônicas e desenvolve um complexo programa de ensino que vai desde o incentivo à vocação científica para alunos do 2º grau (Provoc) e alunos da graduação por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) até o mestrado profissional ou doutorado em Saúde Pública.

Comprometida com o processo de reforma sanitária no País, regionalmente vem se organizando como instituição estratégica para o Estado brasileiro. Nesta lógica, ao longo dos anos, a Fiocruz PE vem mantendo parcerias e cooperação técnica com diversos serviços públicos de saúde visando a ampliar a capacidade de assistência e a qualificação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Programação detalhada:

De 1º a 30 de novembro

Exposição “Fiocruz Pernambuco – 60 anos de História em Saúde Pública”
Local: Espaço Cultural do Aeroporto Internacional dos Guararapes

Dias 11 e 12 de novembro

I Simpósio de Bioterismo da Fiocruz Pernambuco
Local: Auditório Frederico Simões Barbosa

- Secretaria de Saúde promove atividades educativas no ReciclaDescoberta II
- Representantes da Secretaria de Saúde avaliam ações nas unidades
- Saúde promove encontro para discutir melhorias na rede municipal
- Recife participa de evento sobre humanização em Brasília
- Academia da Cidade realiza 1ª edição do Primaverão