Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

EVENTO DISCUTE POLÍTICAS E AÇÕES VOLTADAS PARA A SAÚDE AMBIENTAL
19:19 Segunda-feira, 27 de Setembro de 2010

Oficina de Integração Setorial reúne representantes de secretarias e órgãos municipais que discutem melhorias na Saúde Ambiental do Recife

Por Mhatteus Sampaio

Teve início na manhã desta segunda-feira (27), no Hotel Marante, em Boa Viagem, a Oficina de Integração Intersetorial, promovida pela Prefeitura do Recife por meio da Secretaria de Saúde, que visa a capacitar profissionais que atuam na Vigilância Ambiental, discutir as estratégias de ação no Município e à criação de novas políticas voltadas para a Saúde Ambiental.

Coordenado pelo Programa de Saúde Ambiental do Recife (PSA), e que segue até esta quarta-feira (29), o encontro, que foi aberto pelo secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto, reúne representantes das secretarias de Meio Ambiente, Educação, Assistência Social e Cidadania (IASC), da Companhia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb), Orçamento Participativo, Ouvidoria, Laboratório Municipal, da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir), e da Diretoria de Controle Urbano (Dircon).

Participaram da abertura a diretora de Vigilância à Saúde do Recife, Adeilza Ferraz; o gerente do Centro do Vigilância Ambiental, Amaro Souza; Vânia Nunes, supervisora de Vigilância Ambiental do Recife; Maria Di Biasi, diretora de Controle Urbano do Recife (Dircon); entre outros.

O evento faz parte de uma ação entre os órgãos, que trabalham em parceria durante as atividades dos agentes ambientais, com o objetivo de promover a Saúde Ambiental para a população. A oficina conta com palestras e discussões sobre as políticas de resíduos sólidos e ambientais do Município, além de apresentações teatrais promovidas pelos distritos sanitários III e V. Esse trabalho faz parte da iniciativa da Saúde em promover capacitações e atualizações dos profissionais que repassarão as informações aos recifenses.

É um importante e permanente exercício de criar políticas de governo, cada vez mais integradas, com temas específicos. A Saúde Ambiental é extremamente articulada com várias políticas, envolvendo outras estruturas, com o propósito de criar soluções e ações conjuntas. A oficina é de fundamental importância porque tem interface com diversos órgãos para realizar o atendimento à população. Com essa integração entre os órgãos e secretarias da administração municipal será possível prestar um atendimento ainda mais eficaz aos moradores da capital pernambucana, com mais rapidez e resolutividade”, avalia Gustavo Couto, secretário de Saúde do Recife.

Oficina – Durante o evento, cada órgão vai apresentar seu trabalho, e que iniciativas são desenvolvidas diariamente. Em seguida, os participantes, em grupos, discutirão como pode ser realizada a atuação conjunta, para atingir a resolutividade esperada. Ao final do encontro, haverá a formalização de documento com diretrizes para a realização sistemática de ações que contemplarão os recifenses.

Para Otoniel Barros, gerente do Programa de Saúde Ambiental do Recife (PSA), “trata-se de um trabalho profundo e articulado, para que possamos organizar os processos. É uma evolução interna e qualitativa, com ações conjuntas, trabalhando sempre com foco na Saúde Ambiental. O debate é permanente, avaliando os graus de dificuldade que são encontrados diariamente, mas com a preocupação em aprimorar cada vez mais as ações. Por isso pretendemos realizar mais seminários como esta capacitação diversificada, que tratará resultados muito positivos”, afirma.

Programação:

28/09 – Terça

9h - Trabalhos de Grupo – Passo I
10h20 - Coffee break
10h50 - Continuação dos trabalhos de grupo – Passo II
12h - Almoço
13h30 - Continuação dos trabalhos de grupo – Passo III
15h - Intervalo (Café e Conversa)
15h20 - Continuação dos trabalhos de grupo – Passo IV
17h - Encerramento

29/07 – Quarta

9h - Continuação dos trabalhos de grupo – Socialização da montagem das estratégias.
10h - Coffee break
10h30 - Definição do Cronograma de Monitoramento.
11h30 - Apresentação do Teatro de Mamulengos – Asas da Imaginação. Distrito Sanitário V
12h – Almoço

Matérias Relacionadas
- Saúde realiza oficina sobre futura rede perinatal do Município
- Saúde realiza caminhada para comemorar o Dia do Idoso
- Saúde promove oficina de integração intersetorial
- Saúde comemora 1a Semana da Boa Idade Bonifazendo
- Saúde promove oficina de integração intersetorial
- Secretário de Saúde participa de sessão solene em homenagem aos 60 anos da Fiocruz e assina acordo
- Secretaria de Saúde promove atividades educativas no ReciclaDescoberta II
- Representantes da Secretaria de Saúde avaliam ações nas unidades
- Saúde promove encontro para discutir melhorias na rede municipal
- Recife participa de evento sobre humanização em Brasília
- Academia da Cidade realiza 1ª edição do Primaverão
- Programa Academia da Cidade comemora abertura do verão
- Prefeitura inicia reforma do Serviço de Pronto Atendimento da Policlínica Agamenon Magalhães
- Mutirão oftalmológico vai atender a 213 alunos de quatro escolas municipais
- Saúde inicia reforma do SPA da Policlínica Agamenon Magalhães
- Conjunto Habitacional Zeferino Agra é beneficiado com Feira de Serviços
- Trabalhadores da Construção Civil participam de seminário promovido pela Secretaria de Saúde
- Serviço médico domiciliar é ampliado para as Zonas Norte e Noroeste do Recife
- Prefeitura do Recife amplia atendimento domiciliar de saúde
- Saúde promove seminário para trabalhadores da Construção Civil


Enviar    Imprimir