Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITURA LANÇA EDITAL PARA VIÁRIO DO PROJETO VIA MANGUE
18:26 Segunda-feira, 27 de Setembro de 2010

Está prevista a construção do viário com 4,5 km de extensão que interligará o bairro do Pina a Boa Viagem

Nesta terça-feira (28), a Prefeitura do Recife dá mais um importante passo para a concretização do Projeto Via Mangue. É o lançamento, no Diário Oficial do Município, do edital de licitação para a construção do viário com 4,5km de extensão que interligará a Ponte Paulo Guerra, no Pina, à Avenida Antônio Falcão, em Boa Viagem. O investimento da ordem de R$ 430,7 milhões propiciará o fortalecimento do desenvolvimento econômico na Zna Sul, além de representar mais uma etapa na preparação do sistema viário do Recife para a realização da Copa do Mundo em 2014.

A licitação contempla a última parte do projeto viário composto por diversas intervenções, desde a via em si, até a construção de pontes e elevados. Aqui está incluída também, a alça que sairá da Ponte Paulo Guerra para quem optar por deslocar-se para a Zona Sul pela Via Mangue. A obra tem prazo previsto de 30 meses para sua conclusão. Esta etapa soma-se a outras intervenções do Projeto Via Mangue, como a construção dos três habitacionais (um já entregue e dois em obras), ações de saneamento e a construção do Túnel Josué de Castro e da passarela do Pina (já concluídos).

O prefeito João da Costa destaca a importância deste projeto para a Cidade. “Esta é uma obra estratégica para o desenvolvimento econômico, social, turístico e ambiental do Recife. Ela contempla ações de saneamento, habitação, urbanização e trará para a Zona Sul uma nova alternativa de tráfego com a implantação de uma via que vai do Pina até Boa Viagem, margeando o manguezal. Este é outro ganho do projeto: dar ao recifense a oportunidade de conhecer uma das áreas ambientais mais bonitas do Recife e que estava escondida por trás de palafitas”.

A geração de empregos com o início da construção da via é outro ponto importante do Projeto Via Mangue, segundo João da Costa. “Uma obra desse porte significa a geração de novos empregos para os recifenses, o que dá a ela também um caráter social. Nossas estimativas são de que serão criadas cerca de 900 novas vagas no mercado de trabalho, entre empregos diretos e indiretos, quando os serviços estiverem em andamento”.

Sistema Viário – O viário da Via Mangue será composto por faixas de rolamento para veículos, calçadas para pedestres e ciclovia. No sentido Centro / Boa Viagem a via terá 4,5km; já no sentido Boa Viagem/Centro a extensão é de 4,37km. Esta obra engloba ainda a construção de dois elevados por sobre a Rua Antônio Falcão, em Boa Viagem; de oito pontes (sendo cinco para manutenção do mangue); uma alça de ligação (alargamento da Ponte Paulo Guerra), além de uma passagem semi enterrada.

Esta será a primeira via expressa do Recife, com velocidade média de 60km/h. Ela não possuirá semáforos ou cruzamentos de tráfego e contempla ainda, a acessibilidade para deficientes e idosos. Com sua implantação cria-se um cinturão de proteção do manguezal do Rio Pina, melhora-se o tráfego nos bairros de Boa Viagem e do Pina e, abre-se a possibilidade de implantação de um corredor exclusivo de ônibus na Avenida Domingos Ferreira, viabilizando o Corredor Norte-Sul.

O projeto – A Via Mangue é um projeto desenvolvido pela Prefeitura do Recife em parceria com o Governo Federal/Caixa Econômica Federal, que conta com recursos do FGTS, através do Programa PRÓ-TRANSPORTE – Projetos PAC Copa do Mundo FIFA 2014.

Uma área de 221 hectares receberá ações de saneamento integrado com a implantação de rede de saneamento, estações elevatórias e emissários de esgoto. Três habitacionais abrigarão 992 famílias que moram em palafitas e locais próximos ao trajeto da via. O primeiro deles, o Habitacional 3, na Imbiribeira, já foi entregue e recebeu 352 famílias oriundas das comunidade de Xuxa e parte de Deus Nos Acuda. Os Habitacionais 1 e 2 estão com as obras em andamento no bairro do Pina. Para estes serão transferidas 640 famílias das localidades Deus nos Acuda, Jardim Beira Rio e Beira Rio.

A primeira etapa do complexo viário foi entregue em 2008. Ela contemplou a construção do Túnel Josué de Castro que interligou a Avenida Antônio de Góis à Rua República Árabe Unida, passando por baixo da Avenida Herculano Bandeira; a implantação de passarela sobre a Avenida Herculano Bandeira, além de melhorias em vias próximas.

Serviço:
O que: Lançamento do edital de licitação para construção do Viário da Via Mangue
O que engloba:
- Viário com 4,5km
(Composto por faixas de rolamento para veículos: no sentido Centro/Boa Viagem a via terá 4,5km; já no sentido Boa Viagem/Centro a extensão é de 4,37km).
- Calçadas para pedestres e ciclovia.
- Construção de dois elevados por sobre a Rua Antônio Falcão, em Boa Viagem;
- Oito pontes;
- Uma alça de ligação (alargamento da Ponte Paulo Guerra),
- Uma passagem semi enterrada.

Matérias Relacionadas
- Moradores de Caranguejo Tabaiares ganham nova unidade de saúde
- Refeno movimenta R$ 1,5 milhão na economia do Recife
- Alunos de 39 escolas públicas do Recife assistem à ópera O Barbeiro de Sevilha
- Chegou a hora das competições nos 3º Jogos Municipais da Pessoa Idosa
- Marcha para Jesus é prestigiada pelo prefeito João da Costa
- Identidade Cidadã atende a moradores da Tamarineira
- PCR encerra treinamento sobre licitações e contratos
- Recife em Ação recupera mais três vias
- Prefeitura promove 1º Encontro das Mulheres com Deficiência do Recife
- Recife participa de Seminário de Seguridade Social
- Fórum de Gênero discute Cidade Segura e Plano para as Mulheres
- Prefeito João da Costa entrega duas obras do OP no Ibura
- PCR inicia obras de recuperação da Avenida Hildebrando de Vasconcelos
- Estudantes europeus aprendem sobre o Orçamento Participativo
- Secretaria Especial da Mulher debate Lei Maria da Penha na Câmara
- PCR discute Lei Maria da Penha com mulheres com deficiência
- Prefeitura antecipa salário de setembro
- Prefeitura do Recife participa do Fórum Nacional de Defesa Civil
- Fórum de Envelhecimento Ativo discute Esporte e Lazer
- 1º Encontro das Mulheres com Deficiência abre inscrições


Enviar    Imprimir