Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Turismo

RECIFE COMEMORA DIA MUNDIAL DO TURISMO COM NÚMEROS QUE REFLETEM LIDERANÇA DO DESTINO
00:00 Segunda-feira, 27 de Setembro de 2010

Ao analisar os três destinos indutores do turismo nacional em PE, conforme indicação do MTUR, a Cidade tem a preferência de 54,55% dos turistas nacionais e internacionais que desembarcam no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes

No Dia Mundial do Turismo, comemorado anualmente em 27 de setembro, a Prefeitura do Recife apresenta dados significativos do crescimento da atividade, com base em números oficiais apontados em pesquisas da CTI-NE e Empetur. A Cidade é líder no setor em Pernambuco. Dos turistas brasileiros vindos em voos nacionais e internacionais, 54,42% escolhem o Recife como destino final. Entre os estrangeiros, oriundos igualmente de voos nacionais e internacionais, o dado é ainda mais favorável e representa 55,34%.

Ao analisar os três destinos indutores do turismo nacional em PE, conforme indicação do MTUR, a Cidade tem a preferência de 54,55% dos turistas nacionais e internacionais que desembarcam no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre seguido por 17,90% de Ipojuca e 0,80% de Fernando de Noronha. O mesmo estudo mostra percentuais de 3,9% de preferência por outras cidades pernambucanas e 22,85% de hub (centro de distribuição de voos).

O Recife tem a melhor performance do Nordeste na relação percentual oferta versus fluxo turístico, representando a melhor ocupação da região e uma das melhores do País. Além disso, é o destino com maior equilíbrio na ocupação hoteleira ao longo do ano, com uma média aproximada de 85%, minimizando os problemas decorrentes da sazonalidade.

De acordo com o prefeito João da Costa, o turismo no Recife tem sido trabalhado priorizando a Cidade para os cidadãos, sempre com o envolvimento de todas as secretarias municipais. “O Recife é uma cidade de prestação de serviços modernos, reconhecida em toda a Região e âncora do desenvolvimento em Pernambuco”, afirma o gestor.

Recife trabalha para dobrar a oferta hoteleira, mantendo a performance. Temos o maior gasto médio individual diário de turistas hospedados em hotéis; o maior índice de empregabilidade funcionário/leito na hotelaria e uma permanência média acima de três dias”, afirma o secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira.

A hotelaria volta a crescer no Recife. Já estão em estudo, projeto, construção ou em fase final cerca de dois mil novos apartamentos, o que representa um crescimento de 40% da oferta atual. Dentre os novos investimentos em construção e ampliação estão os empreendimentos ligados aos grupos Moura Dubeux, Rio Ave, Nagem, Marolinda, Grupo Pontes e Hotel Jangadeiro, entre outros.

O Recife integra o seleto grupo dos grandes destinos turísticos do mundo em que a movimentação turística é superior à população. “Já temos, inclusive, um fluxo internacional considerável”, assegura Oliveira. Nos voos internacionais, 45,61% são de passageiros com residência permanente no Exterior, o que demonstra uma boa utilização dos voos pelos turistas.

MERCADOS – Dos turistas que desembarcam no aeroporto, excluindo os moradores do Estado, 12% são estrangeiros e 88% do mercado nacional. Vale dizer que o Recife lidera a preferência dos turistas em mais de 80% dos países emissores. Com relação aos mercados nacionais, a liderança do Recife é de 100%.

No desembarque de passageiros com residência permanente no Exterior, os principais emissores, por ordem, para o Recife são os Estados Unidos, Portugal, Itália, Alemanha, Argentina, França, Suíça e Espanha.

No mercado nacional, com base no ranking de desembarque aéreo, os principais mercados são, respectivamente, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Norte. “De forma geral, a origem do turista brasileiro para o Recife é distribuída em todo o mercado nacional”, reflete Oliveira.

Segundo o secretário Samuel Oliveira, a pesquisa aponta que o Recife desempenha um papel de hub (centro de distribuição de voos) do Nordeste para o mercado nacional e internacional. “Por ano, cerca de 35 mil turistas internacionais e 355 mil do mercado nacional fazem o hub no Recife, o que mostra a importância do destino como porta de entrada no Nordeste para o Brasil e exterior”, acrescenta.

TRANSPORTE – Através da movimentação do aeroporto, podemos concluir que metade do fluxo turístico do Recife chega ao destino por via aérea, em voos nacionais e internacionais, e que a metade complementar utiliza outros meios de transporte. “Para o Recife continuar como líder no Nordeste em infraestrutura e movimentação turística, além da conclusão da duplicação da BR 101 e do terminal marítimo de passageiros, mostra-se a necessidade de iniciarmos a ampliação do aeroporto e do Centro de Convenções de Pernambuco” defendeu Samuel.

ECONOMIA - Em 2009, a receita turística gerada na Cidade foi superior aos R$ 2 bilhões, incluindo a movimentação de toda a cadeia produtiva, ou seja, bares, restaurantes, compras, passeios, locadoras de veículos, barraqueiros de coco, hotéis, entre outros. A capital pernambucana se destaca no turismo cultural, de lazer, negócios e eventos. A Cidade tem se reposicionado turisticamente ao ampliar a atratividade turística com a abertura de novas frentes como o turismo gastronômico, que já é apontado por 58,5% dos turistas como opção de lazer no Recife. “O sucesso do destino é resultado da variedade de produtos como museus, mercados públicos, parques, praças, turismo de mergulho, lazer ecológico e tantos outros”, diz Oliveira.

RECONHECIMENTO - Este ano, o Recife foi destino referência em Turismo Cultural no Brasil. A Cidade foi escolhida como objeto de estudo do Programa Vivências Brasil – Benchmarking em Turismo 2010, realizado pela Embratur/MTUR, a ABAV e o Sebrae, que trouxe profissionais de turismo de todo o Brasil para aprender as melhores práticas desenvolvidas pelos equipamentos turísticos do Recife e a gestão na iniciativa pública.

A Parceria Público-Privada (PPP) também foi reconhecida nacionalmente. Recentemente, a Cidade recebeu grupo do Sebrae de Minas Gerais, que analisou a importância da PPP entre a Prefeitura do Recife e o Recife Convention & Visitors Bureau na captação de eventos e promoção turística. Entre outros títulos conquistados, está o Prêmio de Melhor Política Pública do Turismo entre os 65 destinos indutores do turismo no Brasil (2009). A Cidade é também a única no País a ter uma plenária temática exclusiva do turismo no Orçamento Participativo.

Matérias Relacionadas
- João da Costa participa de café da manhã em comemoração ao Dia Mundial do Turismo
- 22ª Refeno deve reunir cinco mil pessoas no Marco Zero
- Festival Roda de Boteco lança promoção inédita no Recife
- Reunião do Conture debateu sobre o projeto Bem Receber Brasil e Ano da Gastronomia no Recife
- Projetos Bem Receber e Ano da Gastronomia guiarão debate do Conture
- Recife comemora alta ocupação na hotelaria
- Jornalistas argentinos conhecem roteiros do Recife
- Recife participa da Equipotel 2010
- Atrações para todas as tribos no fim de semana do Recife
- O fim de semana no Recife tem diversão para todos os gostos
- Festival Recife Sabor & Arte 2010 é lançado
- Restaurantes prorrogam Comida de Santo
- Chefs do RJ e PA finalizam o Recife Dágosto
- Recife Sabor & Arte 2010 homenageia o Ano da Gastronomia no Recife
- Recife Dágosto termina com a presença de chefs do PA e RJ
- Recifenses conhecem os jardins de Burle Marx
- Atrações culturais e festivais gastronômicos agitam o Recife no fim de semana
- Frutos do mar comandaram o cardápio do Recife Dágosto
- Comida de Santo integra calendário gastronômico do Recife
- Recife Dágosto apresenta cozinha contemporânea com ingredientes locais


Enviar    Imprimir