Saúde     Saúde realiza caminhada para comemorar o Dia do Idoso Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

SAÚDE REALIZA CAMINHADA PARA COMEMORAR O DIA DO IDOSO
00:00 Segunda-feira, 27 de Setembro de 2010

FOTOS: Ivanildo Francisco
Caminhada para os moradores do Alto José Bonifácio
Cerca de 80 pessoas participaram das atividades

Cerca de 80 pessoas participaram das atividades de abertura da 1ª Semana da Boa Idade - Bonifazendo

Por Cris Sobral

A presidente do grupo de idosos Mensageiros da Paz, Edileuza Oliveira, de 64 anos, comemorou o Dia do Idoso de maneira diferente: na manhã desta segunda-feira (27), o Distrito Sanitário III promoveu uma caminhada para os moradores do Alto José Bonifácio. A concentração aconteceu na quadra de esportes da comunidade e teve seu término no Alto do Brasil. O evento faz parte da programação da 1ª Semana da Boa Idade Bonifazendo – Seja vivo, seja ativo!

“É muito bom participar de eventos como esse, pois é um incentivo para todos nós idosos a cuidar melhor da sua saúde e prevenir doenças”, disse Edileuza. “Antigamente o idoso vivia em casa, com suas roupas remendadas e sem cuidar da beleza. Hoje em dia ele se cuida mais e se diverte como qualquer outra pessoa. Agora estamos por cima”, complementa.

Segundo Zenaide Silva, coordenadora da política de Saúde da Pessoa Idosa do Distrito Sanitário III, o objetivo da ação é incentivar os idosos a acabarem com o sedentarismo, praticando atividades físicas e terem hábitos alimentares saudáveis. “Queremos também esclarecer os idosos sobre os seus direitos e mostrar a toda a sociedade o valor que ele tem”, apontou Zenaide.

A mobilização, coordenada pelas equipes de saúde do PSF Alcides Codeceira, levou informação, serviços como aferição de pressão arterial e glicemia, além de um alongamento com os profissionais do Programa Academia da Cidade. A iniciativa teve o apoio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Núcleo de Apoio a Práticas Integrativas (NAPI), Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde (Sindacs), Associação Comunitária do Alto José Bonifácio e de Comerciantes do Bairro e adjacências. Para Fernando da Silva, agente comunitário de saúde (ACS) do PSF Alcides Codeceira, é preciso promover uma melhor qualidade de vida para as pessoas idosas, trabalhando o bem-estar, sua autonomia, independência e auto-estima.

Até o fim da semana, serão realizadas palestras sobre temas como qualidade de vida na terceira idade, alimentação saudável e saúde bucal para maiores de 60 anos. Os moradores poderão ainda participar de atividades com professores da Academia da Cidade, profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e sessões de yoga e tai-chi-chuan. No encerramento, na sexta-feira (1ª/10), haverá uma apresentação cultural da banda Força Especial do Cervac, apresentações de grupos de idosos e exposição de artesanato.

Confira a programação:

Terça-feira (28):
. Academia da Cidade – 7h
. Palestra com a pediatra Dra. Valeska – Tema qualidade de vida na 3º idade – 9h
. Palestra com Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da Unidade de Saúde da Família (USF) Alcides Codeceira – Tema alimentação saudável
. Seção de Yoga

Quarta-feira (29):
. Academia da Cidade
. Palestra com profissionais do NASF
. Seção de Tai chi chuan

Quinta-feira (30):
. Academia da Cidade – 7h às 9h