Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Secretaria Especial da Mulher

FÓRUM GESTOR DE GÊNERO DEBATE AÇÕES PÚBLICAS QUE FAVOREÇAM AS MULHERES
18:40 Quinta-feira, 30 de Setembro de 2010

O encontro reuniu representantes da administração direta e indireta, em torno do tema “Metodologia de Orçamentos Sensível a Gênero”

A identificação de ações públicas, em cada secretaria municipal, que possam ser destinadas, especialmente às mulheres, e também a homens e mulheres ao mesmo tempo, foi debatida, na manhã desta quinta-feira (30), durante o Fórum Gestor de Gênero, realizado no 11º andar da Prefeitura (Cais do Apolo). O encontro reuniu representantes da administração direta e indireta, em torno do tema “Metodologia de Orçamentos Sensível a Gênero”, quando também foi solicitado o engajamento de outros poderes e outras instituições à causa feminina.

Ao instalar a reunião, a secretária Especial da Mulher, Rejane Pereira, lembrou o compromisso assumido pelo prefeito João da Costa, ao criar o Fórum Gestor de Gênero, no último mês de maio, e também informou que as ações públicas diferenciadas por gênero devem começar a ser identificadas já a partir das próximas reuniões do grupo. “A questão principal agora é pensar num método para realizar esse trabalho de identificação em cada secretaria”, frisou.

O tema em pauta foi apresentando por Ana Nery, do Fórum Brasileiro de Orçamento, que defendeu a inclusão do Poder Legislativo, além da sociedade civil e de outras instituições, à causa da mulher. Ela falou, ainda, sobre o impacto do orçamento na vida feminina, defendendo o estabelecimento de estratégias de fortalecimento, tanto da Secretaria Especial quanto do Conselho da Mulher.

A representante do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem), Márcia Laranjeira, também presente ao Fórum, defendeu a criação de um bloco de secretarias que lidem direta ou indiretamente com a questão da mulher. Isso, como forma de apoio à política pública de gênero. Atendendo à sugestão, foi marcada uma nova reunião para o dia 8 de outubro. E a próxima reunião do Fórum, por sua vez, será no dia 3 de novembro.

Fórum - Coordenado pela Secretaria Especial da Mulher e integrado por representantes das secretarias municipais e dos órgãos indiretos, o Fórum Gestor de Gênero promove reuniões mensais sobre assuntos de interesse público. O colegiado foi criado pelo prefeito João da Costa, no final de maio, com a finalidade de acompanhar os gastos públicos municipais voltados para homens e mulheres da Capital. Também serve como ponte de diálogo entre a Prefeitura e os órgãos internacionais, estimulando a participação das mulheres no Plano Plurianual (PPA), na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e no controle social. Desde então as questões de gênero estão sendo discutidas dentro das políticas de cada pasta municipal.

Matérias Relacionadas
- Alunos de arquitetura de São Paulo visitam o Instituto Pelópidas da Silveira
- João da Costa entrega edital da Via Mangue ao presidente do TCE
- Secretaria da Mulher promove debate sobre Gênero e Raça
- Mostra Cultural agita os 3º Jogos Municipais da Pessoa Idosa
- Prefeitura realiza café da manhã em homenagem aos secretários e secretárias
- PCR comemora o Dia da Secretária com café da manhã
- Prefeitura realiza passeio ecológico com alunos da rede pública de ensino
- Recife promove primeira reunião do Comud
- Encontro prepara mulheres a participar de projeto político de gênero
- Núcleo de Desenvolvimento Organizacional homenageia os Líderes Mentores da Sefin
- Fórum Gestor de Gênero debate metodologia em orçamentos
- Beneficiários do Bolsa Família terminam cursos voltados para o Turismo
- Prefeito João da Costa reúne secretariado para discutir medidas que aumentem os investimentos no Recife
- Rodas de diálogo nas comunidades trazem esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha
- Prefeitura lança edital para viário do Projeto Via Mangue
- Moradores de Caranguejo Tabaiares ganham nova unidade de saúde
- Refeno movimenta R$ 1,5 milhão na economia do Recife
- Alunos de 39 escolas públicas do Recife assistem à ópera O Barbeiro de Sevilha
- Chegou a hora das competições nos 3º Jogos Municipais da Pessoa Idosa
- Marcha para Jesus é prestigiada pelo prefeito João da Costa


Enviar    Imprimir