Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

RECIFE RECICLA LIXO PROVENIENTE DE CAMPANHA
16:23 Sexta-feira, 1 de Outubro de 2010

Parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Tribunal Regional Eleitoral coloca em prática os fundamentos da gestão ambiental

Por Kellen Lima

Nos tempos em que a questão ambiental é pensada e levada a sério, um trabalho de parceria entre a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e a Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb) – e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), vai colocar em prática os fundamentos básicos da gestão ambiental. Trata-se do projeto “Não Jogue Sua Campanha no Lixo. Recicle”, que pretende fazer o recolhimento dos resíduos sólidos oriundos da campanha eleitoral e submetê-los à reciclagem.

Lona plástica, papelão, papel, ferro, alumínio ou madeira, não importa. Todo o material utilizado para propaganda política, que não tem mais serventia, pode ser transformado. Segundo o secretário de Meio Ambiente do Recife, Roberto Arrais, a proposta é fazer com que tais resíduos não sejam misturados ao lixo comum. “Estamos sensibilizando os comitês políticos porque não queremos que esse tipo de material alimente os aterros. Afinal eles têm um grande potencial de reciclagem e podem ser transformados em outros produtos”, afirmou.

Folders eletrônicos, produzidos pela Secretaria de Comunicação Social da PCR, serão enviados aos comitês, informando os procedimentos adequados para que os resíduos sólidos sejam recolhidos pela Emlurb. Uma semana após as eleições, eles serão coletados e encaminhados para entidades de reciclagem, auxiliadas pela PCR, responsáveis pelo processo de transformação de lixo em novos objetos como bolsas, pastas e carteiras.

Reforço na limpeza - Apesar de a boca-de-urna ser proibida desde 2006, o volume de propaganda eleitoral distribuída e descartada nas ruas ainda é grande nos dias de votação. Por isso, neste domingo (03), a Prefeitura do Recife reforçará as ações de limpeza nas principais zonas eleitorais da Cidade. Serão mobilizados 215 funcionários, que atuarão na varrição e coleta até a madrugada da segunda-feira (04), quando a apuração dos votos já deverá estar concluída. O esquema de limpeza receberá um investimento de R$ 25 mil.

Os preparativos para a votação no Recife começaram desde a semana passada com a capinação de mais de 200 vias do Município. No domingo, oito equipes de fiscalização circularão pelas zonas eleitorais para identificar os locais com maior acúmulo de lixo. Após isso, diversas volantes de varrição serão deslocadas para os pontos indicados pelos fiscais e reforçarão a limpeza durante a eleição.

Após o encerramento das votações, às 17h, acontecerá a maior mobilização para limpar a Cidade. Serão realizados mutirões de limpeza com o apoio de 215 garis e seis caminhões de coleta em todas as regiões político-administrativas (RPAs) do Município. Nossa meta é concluir a operação até a madrugada da segunda-feira, informa o diretor de Limpeza Urbana da Emlurb, Paulo Padilha.

O maior rigor no cumprimento da fiscalização da lei que impede a distribuição de panfletos, santinhos e outras propagandas, resultou numa brusca redução de lixo eleitoral e economia para o Município. Na última votação com boca-de-urna liberada, em 2004, foram recolhidas 78 toneladas de resíduos. Com a proibição do ato, a quantidade diminuiu para 21 toneladas na eleição de 2006, e caiu novamente em 2008, para 13 toneladas. Agora, a expectativa da Emlurb é que sejam recolhidas 11 toneladas de material durante a operação de limpeza.

Serviço:
A coleta seletiva é feita pela EMLURB e para solicitar o serviço estão disponíveis os seguintes telefones: 3355-1034 / 3355-1070
Os interessados também podem entrar em contato com a Secretaria do Meio Ambiente, pelos números 3355-6749 / 3355-6748

Matérias Relacionadas
- Prefeitura divulga relação dos aprovados para monitores dos telecentros
- Prazo de votação do OP pela internet é prorrogado
- Fórum Gestor de Gênero debate ações públicas que favoreçam as mulheres
- Alunos de arquitetura de São Paulo visitam o Instituto Pelópidas da Silveira
- João da Costa entrega edital da Via Mangue ao presidente do TCE
- Secretaria da Mulher promove debate sobre Gênero e Raça
- Mostra Cultural agita os 3º Jogos Municipais da Pessoa Idosa
- Prefeitura realiza café da manhã em homenagem aos secretários e secretárias
- PCR comemora o Dia da Secretária com café da manhã
- Prefeitura realiza passeio ecológico com alunos da rede pública de ensino
- Recife promove primeira reunião do Comud
- Encontro prepara mulheres a participar de projeto político de gênero
- Núcleo de Desenvolvimento Organizacional homenageia os Líderes Mentores da Sefin
- Fórum Gestor de Gênero debate metodologia em orçamentos
- Beneficiários do Bolsa Família terminam cursos voltados para o Turismo
- Prefeito João da Costa reúne secretariado para discutir medidas que aumentem os investimentos no Recife
- Rodas de diálogo nas comunidades trazem esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha
- Prefeitura lança edital para viário do Projeto Via Mangue
- Moradores de Caranguejo Tabaiares ganham nova unidade de saúde
- Refeno movimenta R$ 1,5 milhão na economia do Recife


Enviar    Imprimir