Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

REUTILIZAÇÃO DO LIXO MARCA O ENCERRAMENTO DO RECICLADESCOBERTA II
17:45 Sexta-feira, 1 de Outubro de 2010

Prevenção de doenças, reciclagem do lixo e reeducação ambiental foram os principais temas abordados no evento

Por Cris Sobral

Retirar o lixo do meio ambiente e reaproveitá-lo como forma de geração de renda. Este foi um dos principais aprendizados adquiridos pelos moradores de Nova Descoberta, Zona Norte do Recife, durante a terceira edição do ReciclaDescoberta II. O evento, que teve início no dia 10 de agosto, encerrou suas atividades na manhã desta sexta-feira (01), no pátio do mercado público do bairro.

A atividade, promovida em ação conjunta das Secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Serviços Públicos e Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir), em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Movimento Desperta Povo, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), lideranças comunitárias, escolas e igrejas do município, culminou numa feira de artesanato com produtos confeccionados pelos próprios moradores da comunidade.

Segundo o secretário de Meio Ambiente do Recife, Roberto Arrais, é preciso estimular a reciclagem não apenas no Recife, mas em todo o país, que atualmente recicla apenas 10% do seu lixo produzido. “Nosso objetivo é mobilizar a sociedade para estimular cada vez mais a coleta seletiva e conscientizar as pessoas sobre a reutilização do lixo como geração de renda. Temos que cuidar do meio ambiente para evitar doenças como a Dengue e a Leptospirose. Não dá para separar a saúde da questão ambiental”, disse.

Para a gerente do Distrito Sanitário III, Geórgia Albuquerque, a reeducação ambiental deve estar sempre inserida na cultura da população. “Queremos dar continuidade a este trabalho e, para isso, precisamos ter o apoio de toda a comunidade. Transformar o lixo em arte através da reciclagem é um enorme passo para melhorarmos as condições do ambiente em que vivemos. Somos responsáveis pelo nosso próprio lixo”, disse.

Dona Carmelita Marinho, uma das moradoras participantes das oficinas oferecidas durante o ReciclaDescoberta II, informou que a vontade que ela tinha de aprender a fazer arte com o lixo foi uma das suas principais motivações. “Hoje eu já ensino as pessoas a fazer flores com meia e garrafa. Quero repassar todo o meu aprendizado e, ao mesmo tempo, cuidar da natureza”, complementa.

Na ocasião, estavam presentes o secretário de Meio Ambiente do Recife, Roberto Arrais, a gerente de Educação em Saúde do Distrito Sanitário III, Maria da Paz, a gerente do Distrito Sanitário III, Geórgia Albuquerque, representantes da Gerência de Vigilância à Saúde e alunos de enfermagem da Universidade de Pernambuco (UPE). A ação também contou com a participação dos moradores da comunidade.

ReciclaDescoberta – A ação educativa teve início no dia 10 de agosto e foi coordenada pelos profissionais do Distrito Sanitário III, com o apoio das áreas de Educação em Saúde e Controle Social da Unidade de Saúde da Família do Alto do Eucalipto e da Unidade Básica de Saúde Mário Monteiro. Tem o apoio do Grupo Mulher Maravilha, União de Moradores do Alto do Cruzeiro, Conselho de Moradores do Alto Jardim Progresso e Dr. Caetés e Associação dos Moradores do Alto Antônio Félix.

Matérias Relacionadas
- Secretaria de Saúde celebra abertura do movimento Outubro Rosa
- Saúde participa de atividades do Outubro Rosa
- Saúde promove o encerramento do II Recicladescoberta
- Usuários da rede municipal comemoram o Dia Mundial do Coração
- Saúde promove Feira de Reciclados em Nova Descoberta
- Saúde comemora o Dia Mundial do Coração
- Secretaria de Saúde promove feira de reciclados na comunidade de Nova Descoberta
- Secretaria de Saúde promove feira de reciclados em Nova Descoberta
- Recife apresenta modelo de Atenção Básica em encontro nacional de Terapia Ocupacional
- Saúde discute implantação da rede de atenção à saúde da mulher e da criança
- Comunidade do Caranguejo recebe nova Unidade de Saúde da Família
- Evento discute políticas e ações voltadas para a Saúde Ambiental
- Saúde realiza oficina sobre futura rede perinatal do Município
- Saúde realiza caminhada para comemorar o Dia do Idoso
- Saúde promove oficina de integração intersetorial
- Saúde comemora 1a Semana da Boa Idade Bonifazendo
- Saúde promove oficina de integração intersetorial
- Secretário de Saúde participa de sessão solene em homenagem aos 60 anos da Fiocruz e assina acordo
- Secretaria de Saúde promove atividades educativas no ReciclaDescoberta II
- Representantes da Secretaria de Saúde avaliam ações nas unidades


Enviar    Imprimir