Saúde     Secretaria de Saúde celebra abertura do movimento Outubro Rosa Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

SECRETARIA DE SAÚDE CELEBRA ABERTURA DO MOVIMENTO OUTUBRO ROSA
17:28 Sexta-feira, 1 de Outubro de 2010

Carlos Augusto
Moradores do bairro participaram da caminhada

Caminhada iniciou uma série de ações que serão desenvolvidas ao longo do mês para estimular a prevenção e o combate ao câncer de mama

Por Natália Keise

Durante a tarde desta sexta-feira (01), representantes Secretaria Municipal de Saúde e da Liga Acadêmica de Mastologia da Universidade de Pernambuco (Lamupe) celebraram a abertura do Outubro Rosa – movimento internacional que simboliza a luta contra o câncer de mama. O início das atividades foi marcado por uma caminhada, que teve início no Largo Dom Luiz e seguiu até o Morro da Conceição, em Casa Amarela. A passeata contou ainda com a participação de moradores do bairro.

Cartazes, panfletos e bottons foram distribuídos pelos integrantes do grupo ao longo da marcha. “O câncer de mama é uma das maiores causas de óbito entre as mulheres no mundo. A mobilização é bastante importante para chamarmos a atenção da população sobre os riscos da doença, incentivando a prática do auto-exame da mama e a mamografia como os melhores métodos para identificar a enfermidade precocemente”, explicou Geórgia Albuquerque, gerente do Distrito Sanitário III – que inclui bairros como Vasco da Gama, Dois Irmãos e Brejo de Beberibe.

Ainda dentro das ações em torno do Outubro Rosa, no próximo dia (08), haverá uma palestra sobre amamentação com o médico Thiago Alencar. No dia (15), o assunto discutido será prevenção do câncer de mama. O encerramento do ciclo de atividades ocorrerá no dia 22, com um mutirão de mamografias no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc).

Saiba mais – O câncer de mama é resultado do crescimento descontrolado de algumas células do corpo, que começam a se multiplicar sem parar e formam o tumor maligno. Se a doença demora a ser descoberta e tratada, a neoplasia cresce cada vez mais e pode levar a pessoa a óbito. A enfermidade atinge principalmente mulheres acima dos 40 anos, entretanto ela também pode aparecer nas mais jovens.

- Saúde participa de atividades do Outubro Rosa
- Saúde promove o encerramento do II Recicladescoberta
- Usuários da rede municipal comemoram o Dia Mundial do Coração
- Saúde promove Feira de Reciclados em Nova Descoberta