Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

ORQUESTRA SINFÔNICA DO RECIFE APRESENTA ESTREIA MUNDIAL DE CONCERTO PARA VIOLA
15:50 Terça-feira, 5 de Outubro de 2010

Além de Violando, do pernambucano, Paulo Lima, a OSR executa pela primeira vez a 1ª Sinfonia de Tchaikovsky

Dentro da Série de Concertos Noturnos 2010, a Orquestra Sinfônica do Recife apresenta na próxima quarta (06), às 20h, no Teatro de Santa Isabel, Violando – Concertante para viola e orquestra de câmera, do compositor penambucano, Paulo Lima. A obra, que estreia mundialmente, terá como solista o violista Sávio Santoro. A segunda parte do programa inclui a Sinfonia nº1 de P. I. Tchaikovsky, sendo apresentada pela primeira vez em Recife. A entrada para o concerto é gratuita.

Violando é uma sinfonia escrita em três movimentos para viola, orquestra de câmara e percussão. A peça foi escrita em 1994 e originalmente apresentava uma instrumentação ligeiramente diferente da versão atual. Nesta versão de 2010, a flauta em sol foi substituída por uma flauta em dó, alguns instrumentos de percussão foram retirados da partitura e algumas seções foram reescritas, em consequência, surgiram alguns ajustes estruturais, mas a espinha dorsal da peça foi mantida, com os três movimentos: Tanquillo, Lento molto expressivo e Deciso.

Saiba mais

Paulo Lima - nasceu em Garanhuns (1955), onde iniciou seus estudos musicais. Estudou violino no Conservatório Pernambucano de Música. Nesta mesma época, estudou harmonia com o Pe. Jaime Diniz e música contemporânea com a professora Marisa Rezende. Entre 1978 e 1979 atuou como violinista da OSRN. Em 1984, concluiu seu bacharelado em composição na Universidade da Geórgia, EUA, onde foi aluno do Prof. Lewis Nielson e em 1988 seu mestrado em composição na Universidade da Florida, EUA, onde foi aluno do Prof. John D. White. Obteve o título de Doutor em Composição pela Universidade do Estado da Florida, EUA, em 1994, tendo como orientador o Prof. Roy Johnson. Entre 1993 e 1994, viveu em Winnipeg, Canadá e em 1995 ingressou na UFPE onde leciona disciplinas teóricas. Atualmente exerce a função de chefe do Departamento de Música da UFPE.

O solista - Nascido no Rio de Janeiro, Sávio Santoro começou seus estudos de música com seu pai, o contrabaixista Sandrino Santoro. É Doutor em Artes Musicais pela Boston University (2006), onde foi orientado pela violista Michelle LaCourse e Mestre em Música (viola) pela Yale University (EUA) em 2000, discípulo de Jesse Levine. Recebeu seu Bacharelado em Música (viola) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1996. No Brasil, estudou com Eduardo Pereira, Paulo Bosisio e Frederick Stephany.

Pyotr Ilitch Tchaikovsky - nasceu em 7 de maio de 1840, em Votkinski, tranquila aldeia a mil quilômetros a leste de Moscou, no sopé dos Montes Urais. A mãe, Aleksandra, vinda de uma família francesa, cantava e tocava piano, o que deve ter influenciado na inclinação musical precoce do filho. Já rapaz, um desafio musical de um primo levou-o a descobrir a Sociedade Musical Russa. Fundada por Anton Rubinstein e mais tarde convertida no Conservatório de São Petersburgo, a SMR foi o local onde Tchaikovsky, já formado na Escola de Jurisprudência e funcionário público há dois anos, foi aprender teoria na classe do rigoroso Nikolai Zaremba.

A sua Sinfonia nº 1 – Sonhos de Inverno – foi escrita em 1866 e revisada em 1874. A versão original teve sua estreia regida por Nicolai Rubinstein em fevereiro de 1863, e a versão revisada em Dezembro de 1883 regida por Max Erdmannsdörfer. Ambas as estreias foram realizadas em Moscou. Tchaikovsky dedicou a Sinfonia nº 1 a Nicolai Rubinstein.


Serviço:
Concerto Noturno da OSR
Quando: 6 de outubro
Onde: Teatro de Santa Isabel
Hora: 20h
Entrada Gratuita
Informações: 3355.3322
Contato para entrevistas: Sávio – 8516.6900 / Paulo Lima – 8851.0103

Matérias Relacionadas
- Dia do Idoso é comemorado com passeio no Jardim Botânico
- Seminário discute Direitos Sexuais e Reprodutivos
- Programa Multicultural da PCR promove cursos de Formação Profissional
- SDHSC recebe coordenadora Geral de Combate à Tortura
- PCR realiza terceira edição de Diálogos entre Arte e Público
- Mulheres expõem artesanato no Cais do Apolo
- Idosos do Recife fazem passeio pelo Jardim Botânico
- Prefeito João da Costa vota na Cidade Universitária
- Festa do Dia da Criança na Escola Milton de Almeida
- João da Costa vota às 11h, na Várzea
- Recife recicla lixo proveniente de campanha
- Prefeitura divulga relação dos aprovados para monitores dos telecentros
- Prazo de votação do OP pela internet é prorrogado
- Fórum Gestor de Gênero debate ações públicas que favoreçam as mulheres
- Alunos de arquitetura de São Paulo visitam o Instituto Pelópidas da Silveira
- João da Costa entrega edital da Via Mangue ao presidente do TCE
- Secretaria da Mulher promove debate sobre Gênero e Raça
- Mostra Cultural agita os 3º Jogos Municipais da Pessoa Idosa
- Prefeitura realiza café da manhã em homenagem aos secretários e secretárias
- PCR comemora o Dia da Secretária com café da manhã


Enviar    Imprimir