Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

PCR REALIZA ENCERRAMENTO DO PROJETO MULHER EMPREENDEDORISMO
00:00 Terça-feira, 5 de Outubro de 2010

Executado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, o projeto faz parte do Pronasci

Uma nova oportunidade na sociedade e no mercado de trabalho. Esse é o desejo de milhares de reeducandos do sistema prisional em nosso País. Para as 360 mulheres detentas da Colônia Penal Feminina do Recife, que concluíram, nesta terça-feira (05), o projeto Mulher Empreendedorismo, esse desejo tem uma chance a mais de ser realizado.

Executado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC), o Mulher Empreendedorismo faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça. Com 40 horas/aulas sobre democracia, direitos humanos, empreendedorismo e artesanato, o projeto tem como objetivo fortalecer a cidadania e a autoestima dessas mulheres, garantindo o acesso ao mercado de trabalho e facilitando sua reinserção social.

A abertura do evento contou com a apresentação da performance As Dom Quixotas, do grupo Loucas de Pedra Lilás, que chama a atenção para a defesa do Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH 3), e de um desfile de moda com roupas feitas pelas detentas durante as capacitações.

Representando o prefeito João da Costa, a secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo, ressaltou que o olhar para a situação daqueles que se encontram em privação de liberdade é fundamental e vem sendo trabalhado na gestão municipal. Esse projeto é a concretização das ações socioeducativas que fazem parte do governo do prefeito João da Costa. Pretendemos continuar o trabalho iniciado aqui para no final do ano realizarmos uma grande exposição com as peças confeccionadas pelas novas artesãs”, explicou a secretária.

Em sua segunda visita à Colônia Penal neste ano, a coordenadora Geral de Combate à Tortura da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria Auxiliadora Arantes, que também prestigiou o encerramento das oficinas, enfatizou a importância de ações voltadas para a reinserção social dentro de unidades do sistema prisional. Realizações como essa do projeto Mulher Empreendedorismo precisam acontecer para que os direitos das reeducandas sejam respeitados; para que as mulheres de dentro do presídio também tenham oportunidade de abrir um novo caminho na sua vida, afirmou.

Falando em nome das 360 reeducandas participantes do projeto, a detenta Emanuele Ferreira comemorou o momento de novas oportunidades. Estamos muito felizes com essa capacitação e só temos que agradecer a todos que nos deram essa chance de ter uma vida melhor fora do presídio. Como diz o slogan do Conselho Nacional de Justiça 'Errar é humano. Ajudar quem errou é mais humano ainda'. Essa oportunidade também será uma oportunidade para nossa família, disse Emanuele.

Durante o evento, 24 ex-presas políticas que cumpriram pena entre os anos de 1969 e 1975 na Colônia Penal, quando ela ainda se chamava Bom Pastor, receberam uma homenagem especial da PCR. Uma placa alusiva à luta desse grupo de mulheres pela liberdade e democracia durante a ditadura militar, foi aposicionada num local próximo ao pátio do presídio. A placa em nossa homenagem é um passo a mais no resgate da história no Brasil. Ela é um símbolo que representa, na verdade, todas as pessoas que foram torturadas, presas e mortas por discordarem do regime militar que vigorava em nosso país, ressaltou Lília Gondim, uma das 24 ex-presas políticas.

Estiveram, também, presentes à cerimônia a secretária Especial da Mulher, Rejane Pereira; o poeta Marcelo Mário de Melo; a diretora da Colônia Penal Feminina do Recife, Alana Lígia Couto; o vereador Marcelo Santa Cruz; o presidente da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), Alberto Vinícius; e o secretário Executivo de Ressocialização de Pernambuco, Humberto Vianna.

Matérias Relacionadas
- Orquestra Sinfônica do Recife apresenta estreia mundial de Concerto para Viola
- Dia do Idoso é comemorado com passeio no Jardim Botânico
- Seminário discute Direitos Sexuais e Reprodutivos
- Programa Multicultural da PCR promove cursos de Formação Profissional
- SDHSC recebe coordenadora Geral de Combate à Tortura
- PCR realiza terceira edição de Diálogos entre Arte e Público
- Mulheres expõem artesanato no Cais do Apolo
- Idosos do Recife fazem passeio pelo Jardim Botânico
- Prefeito João da Costa vota na Cidade Universitária
- Festa do Dia da Criança na Escola Milton de Almeida
- João da Costa vota às 11h, na Várzea
- Recife recicla lixo proveniente de campanha
- Prefeitura divulga relação dos aprovados para monitores dos telecentros
- Prazo de votação do OP pela internet é prorrogado
- Fórum Gestor de Gênero debate ações públicas que favoreçam as mulheres
- Alunos de arquitetura de São Paulo visitam o Instituto Pelópidas da Silveira
- João da Costa entrega edital da Via Mangue ao presidente do TCE
- Secretaria da Mulher promove debate sobre Gênero e Raça
- Mostra Cultural agita os 3º Jogos Municipais da Pessoa Idosa
- Prefeitura realiza café da manhã em homenagem aos secretários e secretárias


Enviar    Imprimir