Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

RECIFE COMEMORA DIA INTERNACIONAL DOS ANIMAIS
11:53 Terça-feira, 5 de Outubro de 2010

Vacinação anti-rábica, comercialização de animais silvestres e dengue foram os principais temas abordados no evento

Por Kellen Lima

Os animais foram as principais atrações durante toda a manhã e início de tarde desta terça-feira (05), no Mercado da Madalena, onde a Prefeitura do Recife, por meio das secretarias de Saúde, Educação, Meio Ambiente e Serviços Públicos, promoveu uma ação educativa em alusão ao Dia Internacional dos Animais (04 de outubro). Agentes de Saúde Ambiental, técnicos das secretarias e pessoal da Brigada Ambiental colaboraram com a realização do evento, vacinando, informando e orientando sobre posse responsável, comercialização de animais silvestres e dengue.

Considerado crime inafiançável, pela Lei de Proteção à Fauna, a compra, venda e criação de animais silvestres é um dos temas abordados na ação. “Infelizmente, nos mercados e feiras, ainda existe a venda clandestina, portanto criminosa, desses animais. Nosso trabalho, então, é o de repressão a esse tipo de delito e de conscientização, tanto da população, quanto dos comerciantes, para que não colaborem com o tráfico de animais, que gera desequilíbrio ambiental”, afirmou Roberto Arrais, secretário de Meio Ambiente. Segundo a Brigada Ambiental, cerca de 200 aves são apreendidas em comércios clandestinos, todos os meses.

Na primeira vez em que a Cidade comemora a data, cães e gatos foram vacinados contra a raiva animal, enquanto proprietários, comerciantes e frequentadores do local receberam material educativo. “Aqui, nós estamos falando de preservação da natureza, de cuidados com os animais domésticos, da importância de evitar que esses animais acabem nas ruas, soltos, ocasionando doenças e provocando acidentes. Devemos tratar nossos animais com carinho, afinal são nossos melhores amigos”, lembrou Otoniel Barros, gerente do Programa de Saúde Ambiental (PSA).

Apoio - Consciente da importância da iniciativa, a comerciante Amália Borges lida há 6 anos com a venda de animais domésticos. “Tem gente que só pensa em explorar e ganhar dinheiro com os bichos. A gente não pode criar todo tipo de animal, eles são da natureza, devem ficar livres. Eu vendo cachorros e gatos e sempre oriento meus clientes a tratá-los com muito amor e atenção”, afirmou.

Enquanto Fox era o primeiro cão vacinado contra a raiva, cerca de 40 crianças, entre 7 e 8 anos, da Escola Municipal Sítio do Berardo, acompanhavam atentas às explicações sobre o Aedes aegypti, vetor responsável pela transmissão da dengue. No laboratório móvel, os técnicos faziam a demonstração de todos os estágios de desenvolvimento do mosquito e distribuíram material educativo e hipoclorito de sódio. “Vou dizer à minha mãe tudinho que eu aprendi aqui. Lá em casa não pode ter dengue, não!”, disse a pequena Maria Eduarda Rodrigues.

Matérias Relacionadas
- Secretaria de Saúde promove capacitação sobre leptospirose no Presídio Aníbal Bruno
- Gestores ministram aulas em curso sobre saúde do trabalhador
- Seminário marca o Dia Mundial do Idoso
- PCR realiza ação contra a leptospirose no Aníbal Bruno
- Saúde comemora o Dia Mundial do Idoso
- Policlínica Agamenon Magalhães reinicia pronto-atendimento
- Prefeitura comemora Dia Internacional dos Animais
- Reutilização do lixo marca o encerramento do ReciclaDescoberta II
- Secretaria de Saúde celebra abertura do movimento Outubro Rosa
- Saúde participa de atividades do Outubro Rosa
- Saúde promove o encerramento do II Recicladescoberta
- Usuários da rede municipal comemoram o Dia Mundial do Coração
- Saúde promove Feira de Reciclados em Nova Descoberta
- Saúde comemora o Dia Mundial do Coração
- Secretaria de Saúde promove feira de reciclados na comunidade de Nova Descoberta
- Secretaria de Saúde promove feira de reciclados em Nova Descoberta
- Recife apresenta modelo de Atenção Básica em encontro nacional de Terapia Ocupacional
- Saúde discute implantação da rede de atenção à saúde da mulher e da criança
- Comunidade do Caranguejo recebe nova Unidade de Saúde da Família
- Evento discute políticas e ações voltadas para a Saúde Ambiental


Enviar    Imprimir