Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Secretaria Especial da Mulher

MULHERES DISCUTEM DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS, SAÚDE E CONQUISTAS
00:00 Quarta-feira, 6 de Outubro de 2010

Uma plateia de mais de 160 mulheres, representando diversas instituições feministas, assistiu ao Seminário no prédio-sede da PCR

Ao abrir, na manhã dessa quarta-feira (6), no auditório Capiba, da Prefeitura do Recife, o Seminário de Direitos Sexuais e Reprodutivos, a secretária Especial da Mulher, Rejane Pereira, frisou “ser a discussão das mulheres um compromisso político da atual gestão, que tem dado todo apoio à implementação de programas direcionados ao segmento”. Rejane Pereira revelou que a pasta da Mulher iniciará, agora em outubro, o mapeamento para saber quem são, quantas são, onde estão e qual a cor das servidoras municipais. A atividade integra as ações do Mês do Servidor.

A secretária falou para uma plateia de mais de 160 mulheres, representando diversas instituições feministas que lutam pela equidade de gênero, grupos de saúde, da educação, da assistência social, da economia popular e solidária, além de associações das seis RPAs. O Secretário Municipal de Saúde, Gustavo Couto, prestigiou o seminário e fez uma saudação às mulheres, destacando a contribuição da gestão para a construção de um diálogo consensual com respeito às diferenças de gênero, garantindo igualdade e acessibilidade a todas as pessoas.

O seminário teve como palestrantes a presidente do Grupo Curumim, Sueli Valongueiro, que abordou o tema direitos reprodutivos; a diretora da ONG Uyala Mucagi, Vera Baroni, que falou sobre saúde e direitos da mulher negra; a representante da Associação Pernambucana das Profissionais do Sexo, Nanci Feijó, que falou das ações do órgão; e a diretora de Atenção à Saúde da Mulher, Benita Spinelli, que falou dos programas em execução pela pasta de Saúde.

Para Sueli Valongueiro, é preciso uma reflexão da sociedade, especialmente das mulheres, para saber se todos os acordos internacionais firmados pelo Brasil nas conferências de Cairo e na China sobre direitos reprodutivos das mulheres estão sendo cumpridos. Já Vera Baroni observou que os avanços na área de saúde das mulheres negras são conquistas do Movimento Feminista Internacional. E citou que esse direito à saúde só chegou com a Constituição de 1988.

Baroni lembrou, ainda, que as mulheres negras são as mais atingidas por diabetes, mioma uterino, doenças falciformes, glaucoma e hipertensão arterial. Por sua vez, Nanci Feijó focou sua palestra citando relatos do cotidiano relativos à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, o uso regular da camisinha feminina e no combate ao preconceito e à violência. A associação Pernambucana das Profissionais do Sexo foi fundada há 10 anos.

Matérias Relacionadas
- Festival Roda de Boteco 2010 termina no próximo sábado (09)
- Prefeitura faz entrega de donativos para desabrigados das chuvas
- Prefeito João da Costa anuncia novo presidente da CTTU
- PCR realiza encerramento do projeto Mulher Empreendedorismo
- Orquestra Sinfônica do Recife apresenta estreia mundial de Concerto para Viola
- Dia do Idoso é comemorado com passeio no Jardim Botânico
- Seminário discute Direitos Sexuais e Reprodutivos
- Programa Multicultural da PCR promove cursos de Formação Profissional
- SDHSC recebe coordenadora Geral de Combate à Tortura
- PCR realiza terceira edição de Diálogos entre Arte e Público
- Mulheres expõem artesanato no Cais do Apolo
- Idosos do Recife fazem passeio pelo Jardim Botânico
- Prefeito João da Costa vota na Cidade Universitária
- Festa do Dia da Criança na Escola Milton de Almeida
- João da Costa vota às 11h, na Várzea
- Recife recicla lixo proveniente de campanha
- Prefeitura divulga relação dos aprovados para monitores dos telecentros
- Prazo de votação do OP pela internet é prorrogado
- Fórum Gestor de Gênero debate ações públicas que favoreçam as mulheres
- Alunos de arquitetura de São Paulo visitam o Instituto Pelópidas da Silveira


Enviar    Imprimir