Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

AS REVISTAS PERNAMBUCANAS EITA! E REVISPA TÊM LANÇAMENTO EM SÃO PAULO
11:33 Sexta-feira, 8 de Outubro de 2010

Recém lançadas no Recife, publicações editadas pela PCR ficarão conhecidas pelos paulistas

Por Eva Duarte

No próximo dia 14 de outubro, as novas edições das revistas Eita! e ReviSPA serão apresentadas ao público paulistano. As duas publicações são editadas, respectivamente, pela Secretaria de Cultura/Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), por meio da Gerência Operacional de Literatura e Editoração (Gole) e da Gerência Operacional de Artes Visuais e Design. O evento acontece na HQMix, livraria especializada em quadrinhos, ilustrações, cartoons e na reflexão sobre as artes sequenciais em geral.

Eita! - Liberdade é a palavra que norteia o planejamento de cada edição da revista Eita! Com a proposta de derrubar as fronteiras entre imagem e texto, a Gole conta com um conselho editorial composto por profissionais de diversas áreas e convida um designer diferente para pensar cada número. Apesar de ser uma publicação institucional, o designer não tem um formato padrão a seguir e é livre para reinventar, o que cria uma expectativa. “O mais importante é que a Eita! interage com todas as linguagens artísticas e traduz o pensamento contemporâneo, o que se faz hoje. Escoa toda a produção contemporânea tanto na parte de Literatura quanto na parte de imagem, ilustração, fotografia e design”, reflete Heloisa Arcoverde, gerente de Literatura e Editoração da Prefeitura do Recife.

Com design assinado por Guilherme Luigi e Felipe Paulista, a Eita! chega à sua quarta edição com formato inovador. São quatro cadernos sanfonados unidos por uma capa em forma de cinta. Espelho, Instável, Trela e Alumbramento: cada caderno explora um conceito trazido pelas iniciais da revista que norteia a escolha dos textos e ilustrações. As páginas são marcadas não por unidades, mas por centímetros.

A ideia de continuidade foi fundamental para a criação da Eita!, desde as letras que se encontram para formar a interjeição, passando pela metragem que percorre todos os cadernos, aos desenhos que passam de uma página a outra. Sobre o processo criativo, Guilherme revela: “A ideia de fazer uma ilustração como se fosse um contínuo começou com a história do ‘telefone-sem-fio’, onde um interfere no desenho feito pelo outro. A ilustração foi feita nos cadernos abertos, com os ilustradores juntos conversando, imaginando e desenhando sobre o papel já com os textos impressos e só depois foi feita a digitalização e acrescentadas as cores”.

Dois ilustradores - Henrique Koblitz e Célio Pontes contribuíram à distância, mandando seus trabalhos antes, o que criou o texto básico para o trabalho colaborativo. A partir daí, interferiram Gabriel Machado, MNH Santos, Felipe Paulista, Dui Aguiar e Guilherme Luigi. Na Eita!, também se encontra uma história em quadrinhos inédita de Greg.

ReviSPA - Publicação vinculada ao SPA das Artes do Recife, a ReviSPA chegou ao sexto número em 2010. A revista é um instrumento para a divulgação do SPA, mas também para o registro de ações e a avaliação dos caminhos traçados pelas artes visuais no Recife contemporâneo. Com design gráfico assinado pela Zoludesign (Aurélio Velho e Luciana Calheiros) e coordenação editorial realizada pela pesquisadora e crítica de arte Ana Luisa Lima e pela jornalista Raiza Cavalcanti, a ReviSPA, conta com o patrocínio do Edital Conexão Artes Visuais do Minc/Funarte/Petrobras 2010.

O SPA das Artes 2010 aconteceu de 12 a 19 de setembro, com realização da Gerência Operacional de Artes Visuais e Design da Secretaria de Cultura / Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Matérias Relacionadas
- Segunda-feira (11) será ponto facultativo nas repartições municipais
- PCR promove cursos de capacitação para estagiários da gestão municipal
- Prefeito se afasta temporariamente do cargo por motivos de saúde
- João da Costa apresenta a empresariado programa para modernizar a gestão do Recife
- Dia das Crianças é com brinquedos artesanais
- Prefeitura comemora VI Semana Nacional de Redução de Desastres
- Pesquisa vai identificar quem são as servidoras da prefeitura
- Abertura do mês do servidor é marcada pelo anúncio de novos projetos, parcerias e inaugurações
- Prefeitura homenageia servidor em seu mês
- João da Costa apresenta programa para modernizar a gestão do Recife
- Instituto Pelópidas da Silveira recebe representante do governo da França
- Mulheres discutem direitos sexuais e reprodutivos, saúde e conquistas
- Festival Roda de Boteco 2010 termina no próximo sábado (09)
- Prefeitura faz entrega de donativos para desabrigados das chuvas
- Prefeito João da Costa anuncia novo presidente da CTTU
- PCR realiza encerramento do projeto Mulher Empreendedorismo
- Orquestra Sinfônica do Recife apresenta estreia mundial de Concerto para Viola
- Dia do Idoso é comemorado com passeio no Jardim Botânico
- Seminário discute Direitos Sexuais e Reprodutivos
- Programa Multicultural da PCR promove cursos de Formação Profissional


Enviar    Imprimir