Atalhos de navegação:

    CTTU     CTTU convoca idosos e pessoas com deficiência cadastrados para pegar as credenciais de estacionamento especial Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

CTTU

CTTU CONVOCA IDOSOS E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA CADASTRADOS PARA PEGAR AS CREDENCIAIS DE ESTACIONAMENTO ESPECIAL
15:57 Sexta-feira, 8 de Outubro de 2010

Documentos podem ser retirados na sede da CTTU de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h

Por Tiago André Santos

Mais de 500 credenciais que dão direito ao estacionamento de veículos nas vagas especiais para idosos e pessoas com deficiência estão à espera dos donos que realizaram o cadastro na Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU). Desde janeiro de 2010, é obrigatória a colocação do documento no painel do carro identificando que o mesmo transporta estas pessoas. Os motoristas ou responsáveis podem retirar a credencial na sede da Companhia (Rua Frei Cassimiro, nº 91, Santo Amaro) das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira – exceto nos próximos dias 11 e 12 de outubro, por conta do ponto facultativo e feriado.

Para aqueles residentes na Cidade que têm o direito e ainda não realizaram o cadastro, basta comparecer ao órgão, no mesmo horário, munido dos seguintes documentos. Idoso: RG, CPF, comprovante de residência no nome da pessoa, documento do veículo e o carro para vistoria. Pessoas com deficiência: laudo médico do SUS, RG, CPF, comprovante de residência. Caso o idoso ou o pessoas com deficiência não puder comparecer, é preciso levar uma procuração reconhecida em cartório em nome do proprietário do carro.

Até o momento, mais de 3 mil credenciais foram confeccionadas pela CTTU, das quais cerca de 2,5 mil retiradas pelos solicitantes. Segundo o assistente técnico da CTTU, Pedro Veloso, “o documento é uma garantia do direito do cidadão idoso e pessoas com deficiência de utilizar qualquer carro para estacionar nas vagas especiais”. O serviço oferecido pelo órgão municipal é em atendimento às resoluções 303 e 304 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Os beneficiados têm direito aos espaços exclusivos, tanto se estiverem na condição de motoristas como na de passageiros.

Importante lembrar que, caso o automóvel esteja estacionado numa vaga específica para idoso ou pessoas com deficiência sem a credencial, estará sujeito a reboque e infração leve, determinada pelo Código de Trânsito Brasileiro, tendo que pagar uma multa no valor de R$ 53,20 e ainda somar três pontos da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Para mais informações o usuário pode entrar em contato com a Companhia através do telefone 3355-5318 ou pelo e-mail cttu@recife.pe.gov.br.

Das cerca de 2.700 vagas de Zona Azul do Recife, mais de 200 são direcionadas para pessoas com deficiência e idosos. Pelo Contran, estacionamento de estabelecimentos comerciais como shoppings e supermercados também são obrigados a disponibilizar vagas específicas para as categorias.

Matérias Relacionadas
- CTTU monitora trânsito para jogo do Sport na Ilha do Retiro
- Prefeito do Recife anuncia Maria de Pompéia Pessoa como nova presidente da CTTU
- CTTU monitora trânsito no dia da eleição
- Brasileiro Série B: CTTU monitora trânsito para jogo do Sport na Ilha
- Série B: CTTU monitora trânsito para Jogo nos Aflitos
- Passeio Ciclístico em Boa Viagem encerra Semana Nacional de Trânsito
- CTTU monitora trânsito e faz interdições em Boa Viagem e no Pina neste sábado
- PCR encerra Semana Nacional de Trânsito com grande Passeio Ciclístico
- Clássico do Nordeste: CTTU monitora trânsito para jogo do Sport e Bahia na Ilha
- Semana Nacional de Trânsito: uma aposta na conscientização
- Jogo nos Aflitos: CTTU monitora trânsito para partida Náutico X Figueirense
- Começa inscrição para passeio ciclístico em comemoração a Semana Nacional de Trânsito
- Evento religioso bloqueia vias no Centro do Recife neste domingo (19)
- Prefeitura do Recife comemora Semana Nacional de Trânsito
- Passeios Ciclísticos receberá apoio da CTTU neste sábado (18)
- CTTU monitora trânsito para Encontro de Fanfarras e Bandas
- CTTU monitora trânsito para jogo na Ilha
- CTTU monitora trânsito para corrida no Recife
- CTTU interdita vias para realização da Parada da Diversidade em Boa Viagem
- Brasileiro Série B: CTTU monitora trânsito para jogo nos Aflitos


Enviar    Imprimir