Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico

PCR ABRE A 5ª SEMANA MUNICIPAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
00:00 Quarta-feira, 13 de Outubro de 2010

Neste ano, o evento trata de temas ligados à sustentabilidade ambiental e conservação dos ecossistemas recifenses

Estudantes da rede municipal de ensino estão participando, até o próximo sábado (16), da 5ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT), que foi aberta na manhã de hoje (13), no Teatro Apolo. Este ano, o evento traz o tema “Recife na Trilha do Desenvolvimento Sustentável” e aborda assuntos relacionados à sustentabilidade, como coleta seletiva, limpeza e conservação dos ecossistemas recifenses. Promovidas pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, em ação conjunta com a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, as atividades acontecerão de forma simultânea no Horto Dois Irmãos, Espaço Ciência e no próprio Teatro Apolo.

“A intenção é despertar o interesse pelas ciências, que, muitas vezes, são matérias consideradas chatas quando abordadas de forma tradicional. Mas quando as relacionamos com o dia a dia, mostrando a importância da matemática para o controle financeiro e da ciência para a saúde, os assuntos tendem a se tornar interessantes”, disse o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (SCTDE), José Bertotti, que representou o prefeito do Recife em exercício, Milton Coelho, na solenidade de abertura.

A expectativa é de que cerca de 2000 estudantes das escolas municipais das seis RPAs, e mais 500 do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) participem da SMCT, que é voltada para pesquisadores, professores e alunos do ensino fundamental (3º e 4º ciclos), ensino médio da rede pública e particular, e das universidades e Educação para Jovens e Adultos. “É importante que, desde já, aprendamos a respeitar e a entender o significado de sustentabilidade, até mesmo para conhecer os problemas e fenômenos causados pela natureza. Quando se conhece o acontecimento, é possível se prevenir e ajudar quem precisa nas situações de emergência, como, por exemplo, a enchente do inverno deste ano”, falou o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Anderson Gomes.

Ainda hoje pela manhã, os participantes assistiram à aula espetáculo “Somos todos Cientistas”, ministrada pelo secretário executivo estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Paulo Molina. “É preciso praticar a ciência no dia a dia e ter autonomia intelectual, ou seja, olhar para o mundo e para a natureza de forma individual, sem se deixar influenciar”, explicou Molina, que ensinou: “Outro segredo é tentar obedecer a regra dos dez C´s, que são: competência, curiosidade, ceticismo, criticismo, criatividade, confiança, coragem, construtividade, coerência e compromisso”.

A programação da SMCT conta com ciclo de palestras, mostra de vídeos científicos, apresentação do Projeto Somos Todos Cientistas, concurso de redação, III Gincana Recife de Coleta Seletiva, oficinas e outras atividades ligadas ao tema. Neste ano, o concurso de redação tem uma novidade: os estudantes desenvolveram seus trabalhos em forma de cordel. Ao todo, foram inscritos 320 textos, dos quais 50 passaram por uma comissão que já escolheu os dez que serão premiados. A premiação será a seguinte: 1º - ganhará uma viagem científica para o Rio de Janeiro (RJ), onde o estudante fará visitas ao planetário, museus, entre outros; 2º e 3º - computadores; e 4º ao 10º - livros educativos. Os resultados e a premiação do Concurso de Cordel e da III Gincana Recife Coleta Seletiva, serão apresentados às 9h do próximo sábado (16), no Sesc Santo Amaro, onde acontecerá a solenidade de encerramento.

Para os estudantes, essa é uma ótima oportunidade. “É muito bom aprender de uma forma diferente”, falou Jakeline dos Santos, da Escola Municipal Paulo IV. O colega Ronaldo Guedes concorda: “Ver na prática é muito melhor de aprender do que apenas ouvir o professor e decorar as coisas”, opinou.

Também estiveram na solenidade de abertura os secretários municipais Evelyne Labanca (Especial de Gestão e Planejamento) e Ricardo Soriano (Assuntos Jurídicos); a assessora executiva da SCTDE, Anita Dubeux; o presidente da Emprel, Wellington Batista; o diretor geral de Inovação Científica e Tecnológica da SCTDE, Silvio Batusanschi, e Erenice Bezerra, representando o secretário de Educação, Esporte e Lazer, Cláudio Duarte.

Participaram, também, o adido cultural da Alemanha no Brasil e assessor de imprensa e cultura do Consulado no Recife, Martin Mahn; o adido cultural da França no Brasil, Pierre Fernandes; o gerente de relacionamento do Setor Público do Banco do Brasil, Pedro Paulo; o representante do Porto Digital, Guilherme Calheiros; e o presidente da Softex Recife, José Cláudio Oliveira.

Matérias Relacionadas
- Milton Coelho abre a 5ª edição da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia
- Secretário ministra palestra sobre economia solidária
- Feiras de alimentos orgânicos acontecem nesta sexta e sábado
- Prefeitura divulga vagas do Sistema Público de Emprego para esta quarta (29)
- Recife sedia o I Encontro dos Caminhoneiros de Pernambuco
- PCR divulga classificados para próxima etapa da seleção para monitores dos Telecentros
- Artesanato recifense é apresentado em evento da Lagoa do Carro
- Recife abre Simpósio Internacional de Ciência e Tecnologia
- Recife recebe o Simpósio Internacional de Ciência e Tecnologia Georg Marcgrave 400 Anos
- Começa o Somos Todos Cientistas
- Recife sedia Congresso Aquaciência 2010
- Prefeitura é parceira de feira de beleza
- Sexta-feira e sábado são dias de feiras de alimentos orgânicos no Recife
- Oficinas sobre cadeias produtivas do Recife são concluídas
- Oficinas aprofundam informações sobre as cadeias produtivas do Recife
- Secretário de Ciência e Tecnologia participa do Workshop Suape Global
- Beneficiários do Bolsa Família têm inscrições para o Prominp prorrogadas
- Feiras de artesanato movimentam o Recife
- Prefeitura abre seleção pública para monitores dos telecentros
- Prefeitura firma parceria com Prominp


Enviar    Imprimir