Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

BIBLIOTECA DE AFOGADOS OFERECE UM MUNDO DA IMAGINAÇÃO
12:45 Quinta-feira, 14 de Outubro de 2010

Ginástica, contação de histórias, mamulengos, balões e cuidados com a higiene bucal fizeram parte da programação voltada para as crianças

Por Kellen Lima

Cinquenta sorrisos largos de cinquenta crianças atentas a cada uma das programações que convidavam ao lúdico, ao mundo do imaginário. Foi assim que os meninos e meninas, entre 6 e 10 anos de idade, da Escola Municipal Vila São Miguel, se divertiram, aprenderam e exercitaram o corpo e a criatividade. A agenda especial “Traquinagem em Afogados” aconteceu durante toda a manhã de hoje (14), na Biblioteca Popular de Afogados, e foi promovida pela Prefeitura do Recife, por meio das secretarias municipais de Cultura e da Saúde como parte das comemorações da semana das crianças.

Para exercitar o corpo: ginástica. A porta para o mundo da imaginação: contação de histórias. Para aprender a moral da história: mamulengos. Se for preciso criar animais: balões. E se o assunto for higiene bucal: pasta e escova de dentes! Os profissionais da Academia das Cidades foram os responsáveis pelo trabalho corporal das crianças, enquanto os arte-educadores, que exerceram suas funções voluntariamente, contaram histórias e aguçaram a criatividade dos pequenos. Já os técnicos do Distrito Sanitário V ensinaram a fazer a escovação.

Preocupada em atender as crianças da localidade, a Prefeitura sempre promove atividades lúdicas que possam inserir as crianças em um contexto de aprendizagem, ainda que fora das salas de aula. “Nós sempre comemoramos o Dia das Crianças, mas este ano resolvemos fazer uma programação especial, oferecendo um dia de traquinagem para os meninos e meninas da comunidade”, afirmou Gilvanedja Mendes, gerente de Serviços da Biblioteca.

Além do mundo real, a fantasia faz parte da programação. Tia Lili tocou xilofone e convidou os presentes a fecharem os olhos, para levar os pequenos ao mundo do faz-de-conta. Sempre participativas, as crianças riram, cantaram, dançaram e viajaram a mundos distantes, como o da Bruxa Macaca. “A contação de histórias é um recurso pedagógico e uma arte antiga que as crianças adoram. Assim elas são ludicamente educadas e estimuladas a ler”, disse a pedagoga e arte-educadora Sandra Rosa, mais conhecida como Tia Lili.

Os mamulengos de Si Cabral disseram às crianças que Branca de Neve e Chapeuzinho Vermelho foram bobas, já que caíram nas artimanhas da bruxa e do lobo mau. E foi uma senhora feita de pano, na altura de supostos 70 anos, que disse: “Crianças, tenham cuidado, não entrem em carros de estranhos, não aceitem balas de quem vocês não conhecem”. Segundo Si Cabral, a história surgiu com o caso verídico do garoto Lucas Kauã, que desapareceu no mês de setembro, da Ilha de Joana Bezerra. “A moral da história fica muito clara para elas, apesar de vir à tona em um universo tão lúdico como o dos bonecos”, afirmou.

Os balões de Alex Soares se transformaram em centopéias, cães e papagaios. A oficina ensinou as crianças a criarem os bichos utilizando balões de ar. “O grande diferencial deste trabalho é desenvolver a criatividade a partir de um objeto simples”, disse Soares. Foram os técnicos do Distrito Sanitário V que ensinaram as crianças a escovar adequadamente os dentes, e, para fazer valer o aprendizado, cada uma delas recebeu um kit de higiene bucal. “Estou gostando muito de tudo aqui, hoje. Eu também gosto de estar na escola, mas aqui também é bom, é divertido”, disparou Wagner de Sena, 8 anos.

Matérias Relacionadas
- PCR recebe propostas para o Ciclo Natalino até dia 28
- Espetáculos de dança e peças garantem a diversão do final de semana nos teatros
- Biblioteca realiza Traquinagem em Afogados
- Pianista espanhola apresenta-se no Teatro de Santa Isabel
- Coletiva sobre exposição de Tomie Ohtake no Mamam
- Cinemas municipais divulgam programação para o feriado de 12 de outubro
- Peixinhos tem sábado dedicado ao cinema
- Festival de Música Carnavalesca do Recife recebe inscrições até dia 20
- Prefeitura do Recife garante diversão no mês da criança
- Pátio Sonoro sob o comando do acordeon
- Terça Negra apresenta Batalha de MC s
- Shrek para Sempre é destaque do Cinema às Quartas
- Biblioteca de Afogados expõe obra de Charlie Chaplin durante esta semana
- O Pequeno Nicolau é o destaque do Cinema Apolo esta semana
- Projeto Frevando no Parque prepara para o Carnaval
- Adiado início da Oficina de Pinhole no Mamam
- PCR começa a receber propostas artísticas para o Ciclo Natalino
- Jazz e ritmos regionais são as atrações do Pátio Sonoro desta sexta-feira
- Linoleogravura é tema de oficina no Centro de Formação em Artes Visuais
- Mamam abre inscrições para Oficina de Pinhole


Enviar    Imprimir