Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

RECIFE INICIA TRATAMENTO EM MASSA CONTRA A FILARIOSE
19:07 Segunda-feira, 18 de Outubro de 2010

Ação vai envolver 600 profissionais de saúde e cobrir 11 bairros com áreas endêmicas para a doença

Por Larissa Correia

A Prefeitura do Recife inicia, na tarde desta terça-feira (19), o tratamento coletivo contra a filariose em 11 bairros da capital pernambucana. A iniciativa segue até a segunda quinzena de novembro e deverá contemplar quase 111 mil moradores de áreas endêmicas para a enfermidade. Como parte do programa Xô Filariose, pessoas com idades variando de quatro a 65 anos receberão o remédio contra a doença em casa, entregue por agentes comunitários de saúde (ACSs).

Serão incluídas na iniciativa determinadas microáreas de Afogados, Água Fria, Alto José Bonifácio, Cabanga, Ilha Joana Bezerra, Linha do Tiro, Mangueira, Mustardinha, Nova Descoberta, Passarinho e Santo Amaro. Devido ao sucesso do tratamento em massa, iniciado em 2003, algumas das primeiras localidades a receber a terapêutica medicamentosa não farão parte da ação este ano, como regiões de Água Fria, Alto Santa Terezinha, Brejo de Beberibe, Campo Grande e Passarinho.

Mais de 600 profissionais da rede municipal estão envolvidos na campanha em 2010, entre agentes da Vigilância Ambiental e médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e ACSs ligados ao Programa Saúde da Família. O objetivo é atingir pelo menos 80% do público-alvo, cobertura mínima exigida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para que o trabalho alcance o resultado desejado, a adesão dos moradores é fundamental. As pessoas devem receber os técnicos da Secretaria de Saúde em casa e, principalmente, tomar o remédio, um simples comprimido sem contra-indicações, com capacidade de interromper o desenvolvimento da doença”, explicou a gerente municipal de Vigilância Epidemiológica, Denise de Oliveira.

Além do tratamento em massa, a Prefeitura do Recife oferece o teste da Gota Espessa em todos os Distritos Sanitários da Cidade. Ele é realizado das 22h à meia-noite, justamente o horário em que o parasita circula nos vasos sanguíneos mais superficiais, facilitando sua detecção. O exame consiste na coleta de sangue através de um furo no dedo. Ele é importante para identificar ou descartar novas ocorrências, verificar se houve redução da doença nas áreas tratadas e detectar registros em pontos que não são considerados endêmicos.

Para saber as unidades de saúde da capital pernambucana que realizam o exame, basta ligar para a Ouvidoria Municipal da Saúde, no telefone 0800.281.1520. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A ligação é gratuita.

Evolução - Entre as novidades anunciadas na última sexta-feira (15) pelo secretário municipal de Saúde, Gustavo Couto, está a estimativa do ano em que a doença será eliminada do Recife. “A Organização Pan-Americana de Saúde esperava que isso ocorresse em 2020. No entanto, antecipou a data em cinco anos, devido aos encaminhamentos que vêm sendo dados pela gestão e a consequente redução no número de casos de filariose na Capital”, apontou.

O Xô Filariose foi lançado em 2003. Desde então, a diminuição foi de 98% na quantidade de ocorrências. Até o lançamento da primeira edição do programa, o município contabilizava 62 casos por 100 mil habitantes. Atualmente, a taxa de detecção é de 0,03 caso para cada 100 mil moradores. Em 2009, foram identificados 32 novos registros da doença. Até setembro deste ano, 14.

Matérias Relacionadas
- Secretaria de Saúde participa do XII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde
- Técnicos da Saúde participam de curso sobre animação sociocultural
- Gestor da Secretaria de Saúde participa de curso em Minas Gerais
- PCR promove palestra sobre tabagismo para profissionais da Brink’s Segurança
- Prefeitura do Recife lança campanha Xô Filariose
- Secretaria de Saúde do Recife alerta para o combate à Sífilis
- Caminhada no Ibura celebra Dia do Idoso com usuários da rede municipal de saúde
- Prefeitura do Recife lança campanha de combate à Filariose
- Secretaria de Saúde promove caminhada em comemoração ao Dia do Idoso
- Saúde realiza oficina de material reciclado no Alto do Reservatório
- Saúde promove palestra sobre câncer de mama
- Secretário Gustavo Couto prestigia abertura de evento nacional na área de queimaduras
- Pacientes têm comemoração especial de Dia das Crianças no Helena Moura
- Unidade de Pediatria Helena Moura comemora o Dia das Crianças
- Prefeitura do Recife celebra o Dia do Agente Comunitário de Saúde
- Secretaria de Saúde promove palestra sobre aleitamento materno
- PCR marca presença em caminhada de sensibilização sobre hanseníase
- Prefeitura do Recife intensifica ações de controle ao vírus do sarampo
- Aleitamento materno será tema de palestra no Morro da Conceição
- Distrito Sanitário VI comemora Dia do Agente Comunitário de Saúde


Enviar    Imprimir