Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

TOMIE OHTAKE EM EXPOSIÇÃO NO MAMAM
00:00 Segunda-feira, 18 de Outubro de 2010

Mostra é fruto da parceria do equipamento cultural da Prefeitura do Recife com instituto que leva o nome da artista

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), traz para a capital pernambucana uma oportunidade ímpar de conferir a produção de uma das artistas mais emblemáticas da atualidade. A partir desta terça (19) até 5 de dezembro, 97 obras da pintora, gravurista e escultora Tomie Ohtake ficarão à disposição do público para visitação com acesso gratuito. Serão 90 gravuras, 3 esculturas e 4 pinturas daquela que é considerada a dama das artes plásticas brasileiras. As visitações podem ser realizadas de terça a sábado, das 10h às 19h, e nos domingos, das 10h às 17h.

A exposição Tomie Ohtake – Pinturas, Esculturas, Gravuras é uma retrospectiva da carreira da artista e traz gravuras de 1968 até a atualidade, além de pinturas da década de 1990 até início de 2000, e, ainda, esculturas de sua série mais recente, a de 2008. Pela primeira vez, depois de dez anos, o público vai poder ver de perto a grande pintura de 10m de comprimento e 2m de altura criada por Tomie para a inauguração do instituto que leva seu nome, em São Paulo, além de outras telas que pertencem a coleções pernambucanas.

As esculturas da mostra são peças de tubo branco de ferro que saem das paredes ou do teto, que, de acordo com a incidência da luz, “imprimem” desenhos de sombra nas superfícies do entorno. Quem visitar o Mamam para conferir o trabalho da artista – que, em novembro, completa 97 anos de existência –, vai perceber que nenhum dos trabalhos foi batizado. É que Tomie franqueia ao olhar do espectador a responsabilidade e a liberdade de ver de acordo com sua consciência perceptiva.

Parceria - De acordo com Beth da Matta, diretora do Mamam, a exposição é mais um fruto da parceria com o Instituto Tomie Ohtake, que já rendeu a vinda da mostra de gravuras de Anna Letycia Quadros, um dos grandes nomes da gravura brasileira. “Com a vinda das obras de Tomie, oferecemos mais uma oportunidade para o público ampliar o repertório sobre arte brasileira a partir das pinturas, esculturas e gravuras desta exposição”, comemora a gestora.

Beth acrescenta ainda que as mostras trazidas através da parceria com o instituto paulista, a exemplo das demais realizadas pelo Mamam, são acompanhadas por um trabalho educativo, junto aos professores da rede pública de Pernambuco. Visitas em grupo orientadas estão previstas e podem ser agendadas para acontecer das 9h às 17h, através do telefone do Educativo do Mamam (vide serviço).

Tomie - Nascida no Japão (Kioto/1913), Tomie chega ao Brasil em 1936 e só começa a pintar aos 40 anos de idade, construindo uma trajetória como poucos artistas brasileiros conseguiram. Os anos 60, quando se naturalizou brasileira, foram decisivos para a sua maturação como pintora originária da abstração informal. O domínio da esfera técnica de seu trabalho foi, então, confluindo com sua personalidade, passando a servi-la plenamente. O controle do processo coincidiu com uma nova orientação dada progressivamente ao trabalho, segundo o qual ela foi substituindo a imaterialidade aparente de suas telas pelo estudo da relação forma-cor.

Além da pintura e da gravura, Tomie tem realizado esculturas em grandes dimensões para espaços públicos e, desde a 23ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1995, quando teve uma sala especial de esculturas, vem expandindo sua produção tridimensional. Hoje, 27 obras públicas de sua autoria fazem parte da paisagem urbana de algumas cidades brasileiras. Em São Paulo, algumas delas se tornaram marcos paulistanos, como os quatro grandes painéis da Estação Consolação do Metrô de São Paulo, a escultura em concreto armado na avenida 23 de maio e a pintura em parede cega no centro, na Ladeira da Memória.

Desde a década de 60, a participação da obra de Tomie nos principais espaços da arte nacionais e internacionais se amplia permanentemente. Está presente em cinco edições da Bienal Internacional de São Paulo, conquista 28 prêmios, realiza cerca de 50 individuais e 85 coletivas, no Brasil e no exterior. No País, torna-se um fenômeno raro, alcançando uma popularidade incomum para uma artista plástica cuja obra ao mesmo tempo é respaldada pelos principais críticos de arte.

Um exemplo disto foi a sua marcante primeira retrospectiva realizada no Museu de Arte de São Paulo - MASP, em 1983, quando, até então, o professor Bardi nunca havia assistido, no museu que dirigia, um sucesso tão estrondoso para uma mostra individual, quando na abertura compareceram mais de 4.000 pessoas. Hoje, a relevância de Tomie no cenário das artes plásticas brasileiras reafirma-se na abertura de um centro cultural com seu nome, o Instituto Tomie Ohtake.

Fonte: Site Instituto Tomie Ohtake (http://www.institutotomieohtake.org.br)

Serviço:
Tomie Ohtake – Pinturas, Esculturas, Gravuras
Coquetel de abertura: 18 de outubro das 19h às 22h (aberto ao público)
Visitação: de 19 outubro a 5 de dezembro de 2010
Terça a sábado, das 10h às 19h
Domingos, das 10h às 17h
Mamam – Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – Rua da Aurora, 265, Boa Vista
Agendamento de visitas orientadas com atividades educativas para grupos: 3355-6870
Acesso gratuito

Mais informações:
Mamam
(81) 3355.6870 // 3355.6871 // 3355.6872
mamam@mamam .art.br http://www.mamam.art.br
Instituto Tomie Ohtake
http://www.institutotomieohtake.org.br

Matérias Relacionadas
- Terça Negra recebe mais uma Batalha de MCs
- Revistas publicadas pela PCR são lançadas em São Paulo
- Vitrine do Mês expõe os trabalhos de Cyl Gallindo na Biblioteca de Casa Amarela
- Inscrições para o Festival de Música Carnavalesca do Recife terminam quarta
- Li e Mandala: coreografias francesas movimentam noite de Sábado no Recife
- Começam inscrições para o Revela Design 2010
- Escola de Frevo realiza atividades lúdicas na semana da Criança
- Domingo é dia de teatro infantil no Sítio Trindade
- Começam inscrições para o Revela Design 2010
- Espetáculos Li e Mandala ganham única apresentação no Recife
- Escola de Frevo realiza atividades lúdicas na semana da Criança
- Teatro do Parque promove aulas de frevo
- Biblioteca de Afogados oferece um mundo da imaginação
- PCR recebe propostas para o Ciclo Natalino até dia 28
- Espetáculos de dança e peças garantem a diversão do final de semana nos teatros
- Biblioteca realiza Traquinagem em Afogados
- Pianista espanhola apresenta-se no Teatro de Santa Isabel
- Coletiva sobre exposição de Tomie Ohtake no Mamam
- Cinemas municipais divulgam programação para o feriado de 12 de outubro
- Peixinhos tem sábado dedicado ao cinema


Enviar    Imprimir