Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Secretaria Especial da Mulher

ENCONTROS PREPARATÓRIOS ALICERÇAM AS BASES PARA A 5ª CONFERÊNCIA DA MULHER
12:23 Terça-feira, 19 de Outubro de 2010

Por Muciolo Ferreira

Para discutir e elaborar as propostas que serão apresentadas na 5ª Conferência Municipal da Mulher, agendada para maio de 2011, a Secretaria Especial da Mulher da Prefeitura do Recife e o Conselho Municipal da Mulher realizam dois encontros preparatórios, nas próximas quartas-feiras (20 e 27 de outubro), nas nas RPA’s 2 e 3, respectivamente.

O primeiro encontro, nesta quarta-feira (20), das 14h30 às 17h, será no Forró do Arlindo, casa de shows localizada no bairro de Dois Unidos, área da RPA-2. Já no dia 27, no mesmo horário, será no Centro Público de Promoção do Trabalho e Renda (antigo CAPS), que fica na Avenida Norte Miguel Arraes, nº 3400, em Casa Amarela, área da RPA-3.

Iniciadas em setembro, as reuniões preparatórias têm como objetivo orientar as mulheres sobre a elaboração de um projeto político de gênero - o Plano Municipal de Políticas para as Mulheres de Recife. Num total, serão 18 encontros que acontecerão até janeiro, nas seis RPA’s, que deverão reunir, aproximadamente, 3.400 mulheres Neles, as participantes estão sendo instruídas, também, sobre a importância da 5ª Conferência e, principalmente, a se organizarem para o evento.

Segundo a  secretária Especial da Mulher, Rejane Pereira, para viabilizar a 5ª Conferência, o Governo Federal, por meio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República aprovou o projeto da Prefeitura do Recife orçado em R$ 94 mil. Mas solicitou uma contrapartida do Município, que é justamente a promoção dos encontros preparatórios.

Rejane também adianta que, em janeiro, quando concluído o processo preparatório, haverá mais outros dez encontros, sendo oito nas RPA’s, um reunindo as servidoras e um voltado às entidades gerais. Essas reuniões ocorrerão nos meses de março e abril, quando serão eleitas as delegadas da 5ª Conferência. A secretária prevê um colegiado de 600 mulheres que serão eleitas com a responsabilidade de votar as propostas finais do projeto político destinado ao segmento feminino.

Antes de sua participação na Conferência, as delegadas se reunirão num seminário de formação política. A 5ª Conferência Municipal da Mulher colocará em votação um documento elaborado na 4ª Conferência realizada em 2008 com seis eixos temáticos e 24 propostas de ação. Os temas versam sobre: Participação e Controle Social, Educação Não-Discriminatória, Equidade de Gênero na Saúde, Assistência e Prevenção da Violência contra Mulher, Igualdade Racial e Gênero, Trabalho e Renda. Em cada um desses temas há propostas de ação. Entre elas, a criação de uma ouvidoria para inibir assédio sexual e moral, formação continuada visando à qualificação profissional, entre outras.

Rejane Pereira observa que a 5ª Conferência Municipal da Mulher será um momento político e de organização especial às residentes na capital pernambucana. No evento será elaborado o 1º Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, além de ser um espaço democrático e aberto a toda a sociedade em geral, com a função de ampliar o debate em torno de programas, além de reavaliar o que já está sendo implantado e propor novas ações.

Matérias Relacionadas
- Idosos se reúnem no Veneza Water Park para um dia de lazer
- Escola de Gestão inscreve servidores para cursos de novembro
- Recife recebe representantes do Banco Mundial
- Mulheres discutem relações no trabalho, racismo e assédio moral e sexual
- Estagiários da PCR participam de cursos oferecidos pelo CIEE
- Encontro na Prefeitura discute relações de gênero no trabalho
- Ex-catadores recebem certificados após curso de jardinagem e viveirismo
- Gincana ecológica é encerrada com premiação para escolas
- Ciclo de palestras para servidores da PCR começa nesta sexta
- Ex-Catadores recebem certificados do Curso De Jardinagem e Viveirista
- Prefeitura realiza ação de saúde e estética voltada para o servidor
- Evento promove ações de estética e saúde para os servidores da PCR
- Hospital Samaritano divulga boletim médico de João da Costa nesta terça-feira
- Servidores da PCR passam por curso de qualificação em Excelência no Atendimento ao Público
- Hospital Samaritano divulga Boletim Médico sobre estado de saúde do prefeito João da Costa
- Procedimento de transplante do prefeito João da Costa teve início
- Reforma dos quiosques da orla entra na fase final
- Codecir promove ação no Córrego do Euclides
- As revistas pernambucanas Eita! e ReviSPA têm lançamento em São Paulo
- Segunda-feira (11) será ponto facultativo nas repartições municipais


Enviar    Imprimir