Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

RECIFE AMPLIA PROGRAMA DE ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE
19:48 Terça-feira, 19 de Outubro de 2010

Quatro novas equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) vão atuar em bairros da Zona Norte

Com o objetivo de melhorar cada vez mais os serviços de saúde pública para a população, a Prefeitura do Recife ampliará de dois para seis o número de equipes que compõem o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), serviço lançado em junho deste ano. A implantação das novas equipes será efetivada nesta quarta-feira (20), às 10h, com a presença do assessor executivo da Secretaria de Saúde do Recife, Thiago Feitosa, na Unidade Básica Tradicional Professor Mário Ramos localizado na Rua Oscar de Barros, Casa Amarela.

As quatro novas equipes atuarão no Distrito III, que compreende os bairros dos Aflitos, Alto do Mandu, Apipucos, Derby, Dois Irmãos, Espinheiro, Graças, Jaqueira, Monteiro, Parnamirim, Poço, Santana, Sítio dos Pintos, Tamarineira, Alto José Bonifácio, Alto José do Pinho, Mangabeira, Morro da Conceição, Vasco da Gama, Brejo da Guabiraba, Brejo de Beberibe, Córrego do Jenipapo, Guabiraba, Macaxeira, Nova Descoberta, Passarinho, Pau Ferro, Casa Amarela e Casa Forte.

Esses profissionais trabalharão conjuntamente com a equipe de Saúde da Família, reforçando o cuidado com os usuários da rede municipal e fazendo os encaminhamentos para os serviços especializados. As ações previstas para os profissionais do NASF são: atendimentos compartilhados, discussões de casos, identificação no território das necessidades das pessoas, contribuição na implantação do Modelo de Atenção e Gestão Recife em Defesa da Vida, por meio dos seus dispositivos (projetos terapêuticos singulares, acolhimento, co-gestão) e visitas domiciliares.

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) são compostos por equipes de multiprofissionais, como Psicólogo, Assistente Social, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista e Terapeuta Ocupacional. Entre os objetivos do NASF estão: diminuir o encaminhamento dos pacientes para outros serviços e as filas de espera, aumentar a eficiência do PSF, colaborar na qualificação da equipe de Saúde da Família, por meio da educação permanente; prevenir agravos, promover a saúde e ampliar os recursos terapêuticos na Atenção Básica.

Com o aumento do número de equipes do programa Saúde da Família de 27 (2000) para 244 (2010), a necessidade da qualificação do PSF torna-se imprescindível. Por isso, a PCR reafirma o propósito de aumentar ainda mais a eficiência da Atenção Básica na rede municipal. No início do semestre, duas equipes foram implantadas no Distrito Sanitário I. Agora, quatro atuarão no Distrito III, totalizando seis trabalhando no NASF. Outras equipes já estão em processo de implantação nos Distritos IV (três equipes) e VI (cinco equipes). A meta da Secretaria é chegar a 19 equipes até o final do ano, cobrindo 100% das equipes de Saúde da Família do Município.

Matérias Relacionadas
- Acolhimento é tema de capacitação para profissionais do Guilherme Abath
- Recife inicia tratamento em massa contra a filariose
- Secretaria de Saúde participa do XII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde
- Técnicos da Saúde participam de curso sobre animação sociocultural
- Gestor da Secretaria de Saúde participa de curso em Minas Gerais
- PCR promove palestra sobre tabagismo para profissionais da Brink’s Segurança
- Prefeitura do Recife lança campanha Xô Filariose
- Secretaria de Saúde do Recife alerta para o combate à Sífilis
- Caminhada no Ibura celebra Dia do Idoso com usuários da rede municipal de saúde
- Prefeitura do Recife lança campanha de combate à Filariose
- Secretaria de Saúde promove caminhada em comemoração ao Dia do Idoso
- Saúde realiza oficina de material reciclado no Alto do Reservatório
- Saúde promove palestra sobre câncer de mama
- Secretário Gustavo Couto prestigia abertura de evento nacional na área de queimaduras
- Pacientes têm comemoração especial de Dia das Crianças no Helena Moura
- Unidade de Pediatria Helena Moura comemora o Dia das Crianças
- Prefeitura do Recife celebra o Dia do Agente Comunitário de Saúde
- Secretaria de Saúde promove palestra sobre aleitamento materno
- PCR marca presença em caminhada de sensibilização sobre hanseníase
- Prefeitura do Recife intensifica ações de controle ao vírus do sarampo


Enviar    Imprimir