Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

RECIFE APRESENTA NOVAS EQUIPES DO NASF
12:22 Quarta-feira, 20 de Outubro de 2010

A população do Distrito Sanitário III será atendida pelas novas equipes, que atuarão em parceria com os profissionais do Programa Saúde da Família (PSF)

Por Kellen Lima

Fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, médica e nutricionistas. Estes profissionais agora integram as novas equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), e foram apresentados à população por Thiago Feitosa, assessor executivo da Secretaria de Saúde, na manhã desta quarta-feira (20). O ato aconteceu na Unidade Básica Tradicional Professor Mário Ramos (Casa Amarela), ao som da banda Cervac Força Especial, e oficializou a ampliação do número dos grupos, que sobe de dois, para seis.

A população que vive na área que compreende o Distrito Sanitário III será assistida pelas novas equipes, que atuarão em parceria com os profissionais do Programa Saúde da Família (PSF). O trabalho em conjunto pretende reforçar os cuidados dispensados aos usuários da rede municipal, além de fazer encaminhamentos para os serviços especializados. “Neste momento colocamos em prática o compromisso da gestão, de qualificar os processos de trabalho, com a população tendo seus problemas resolvidos e o mais próximo possível de suas casas. Agregamos pessoas, recursos e saberes para qualificar ainda mais o PSF”, disse Feitosa.

Atendimentos compartilhados, discussões de casos e identificação das necessidades das pessoas, são algumas das ações a serem realizadas pelas equipes do NASF, que contribuem para com a implantação do Modelo de Atenção e Gestão Recife em Defesa da Vida. “A finalidade do Núcleo é qualificar a atenção básica, dar assistência, prevenir e promover saúde”, afirmou Georgia Albuquerque, diretora do Distrito Sanitário III.

O trabalho desenvolvido pelas equipes tem, segundo Tatiana Torres, coordenadora do NASF, um olhar voltado para o indivíduo, no sentido de acolhimento, de ampliação de resolutividades, colaborando na co-gestão para saúde. “Com eles vocês podem contar”, finalizou Torres. “Sinto-me gratificada, realizando uma tarefa que amo, que dará mais qualidade de vida para o indivíduo, no ambiente em que ele vive”, enfatizou Glauce Oliveira, assistente social, uma das profissionais apresentadas durante o evento.

Saiba mais - O Distrito Sanitário III compreende os seguintes bairros: Aflitos, Alto do Mandu, Apipucos, Derby, Dois Irmãos, Espinheiro, Graças, Jaqueira, Monteiro, Parnamirim, Poço, Santana, Sítio dos Pintos, Tamarineira, Alto José Bonifácio, Alto José do Pinho, Mangabeira, Morro da Conceição, Vasco da Gama, Brejo da Guabiraba, Brejo de Beberibe, Córrego do Jenipapo, Guabiraba, Macaxeira, Nova Descoberta, Passarinho, Pau Ferro, Casa Amarela e Casa Forte.

Matérias Relacionadas
- Curso irá discutir alterações osteoarticulares na doença
- Técnicos da Saúde orientam profissionais da Brinks Segurança sobre dengue
- Academia da Cidade do Coque completa dois anos de atividades físicas
- Recife amplia programa de Atenção Básica à Saúde
- Acolhimento é tema de capacitação para profissionais do Guilherme Abath
- Recife inicia tratamento em massa contra a filariose
- Secretaria de Saúde participa do XII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde
- Técnicos da Saúde participam de curso sobre animação sociocultural
- Gestor da Secretaria de Saúde participa de curso em Minas Gerais
- PCR promove palestra sobre tabagismo para profissionais da Brink’s Segurança
- Prefeitura do Recife lança campanha Xô Filariose
- Secretaria de Saúde do Recife alerta para o combate à Sífilis
- Caminhada no Ibura celebra Dia do Idoso com usuários da rede municipal de saúde
- Prefeitura do Recife lança campanha de combate à Filariose
- Secretaria de Saúde promove caminhada em comemoração ao Dia do Idoso
- Saúde realiza oficina de material reciclado no Alto do Reservatório
- Saúde promove palestra sobre câncer de mama
- Secretário Gustavo Couto prestigia abertura de evento nacional na área de queimaduras
- Pacientes têm comemoração especial de Dia das Crianças no Helena Moura
- Unidade de Pediatria Helena Moura comemora o Dia das Crianças


Enviar    Imprimir