Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

RECIFE PROMOVE DIA DE LAZER PARA IDOSOS
12:07 Quinta-feira, 21 de Outubro de 2010

Iniciativa da PCR condiz com o Estatuto do Idoso, que garante lazer às pessoas da terceira idade

Por Kellen Lima

Céu limpo, sem nuvens, sol a pino. A manhã desta quinta-feira (21) não poderia ter sido melhor para os idosos que aproveitam a programação feita especialmente para eles, no Veneza Water Park, praia de Maria Farinha em Paulista, litoral norte do Estado. O dia repleto de atividades é promovido pela Prefeitura do Recife (PCR), por meio de uma ação conjunta entre as Secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação, Direitos Humanos e Segurança Cidadã e dá continuidade às comemorações do Dia Nacional da Pessoa Idosa, lembrado no dia 1° deste mês.

A iniciativa da PCR condiz com o Estatuto do Idoso, que garante lazer às pessoas da terceira idade. Para a Secretária de Assistência Social, Niedja Queiroz, o evento “é uma forma de confraternização e solidariedade entre os idosos junto aos grupos de convivência apoiados pela prefeitura”. De acordo com a psicóloga da Diretoria de Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência Social do Recife, Conceição Nunes, as atividades desenvolvidas durante todo o dia são de grande valia para a manutenção das relações interpessoais. “A ressocialização dessas pessoas é de fundamental importância para a auto-estima, porque o convívio com o outro faz com que as pessoas se sintam importantes para a sociedade. Precisamos construir a ideia de que eles são enciclopédias vivas e devemos desfrutar dessas companhias, desses conhecimentos”, disse.

Os grupos da melhor idade que vivem nos institutos de longa permanência assistidos pela Prefeitura, além daqueles que vieram das RPAs 4, 5 e 6, têm diversas opções para aproveitar o dia: no caso de calor, o parque aquático está totalmente liberado. Se for preciso uma atividade lúdica, o dominó é o jogo mais requisitado. Mas se os ouvidos pedirem boa música, lá também é o lugar, onde há – ainda - espaço para ensaiar bons passos de dança. “Isso aqui é bom demais. Se a gente tiver com alguma raiva ou com uma mágoa no coração, aquilo sai e a gente fica assim, feliz”, disse Edson Taveira, 71 anos, morador do abrigo Ieda Lucena.

Cuidados - Para receber bem o quantitativo esperado, a PCR disponibilizou almoço e lanche. Para dar assistência à saúde dos idosos foi oferecido o serviço de assistência médica e a ambulância estava a postos para qualquer eventualidade. “Eles são muito comportados, se divertem com tranqüilidade. Até o momento não registramos nenhum acidente”, disse Jean Müller, salva-vidas do parque.

Na última terça-feira (19), 4,5 mil idosos participaram das atividades promovidas no Veneza Water Park. Para hoje, a expectativa é de que mais 5 mil integrem as ações. Até o final da manhã, mais de 70 ônibus, que os levaram até o local, estavam estacionados no pátio. “Daqui eu só saio quando acabar, no finalzinho da tarde”, disse a entusiasmada Gercina de Fontes, 75 anos.

Saiba mais – Acesse aqui o Estatuto do Idoso, AQUI.

/MAIS FOTOS, AQUI


Matérias Relacionadas
- Emprel é bicampeã da terceira Olimpíada do Sesc
- Auditório Capiba fica lotado durante última palestra da Semana do Servidor
- Idosos se reúnem no Veneza Water Park para um dia de lazer
- Milton Coelho prestigia abertura do Festival Internacional de Dança do Recife
- Guardas municipais participam de cursos de motopatrulhamento
- Feriado do funcionário público é antecipado para o dia 25
- RECIFE TAKES A PART IN THE SEMINAR ABOUT WORLD CUP IN SP
- Milton Coelho abre seminário do Projeto Faça Parte
- PCR promove aula ambiental para mães de beneficiários do Bolsa Escola
- Encontros preparatórios alicerçam as bases para a 5ª Conferência da Mulher
- Idosos se reúnem no Veneza Water Park para um dia de lazer
- Escola de Gestão inscreve servidores para cursos de novembro
- Recife recebe representantes do Banco Mundial
- Mulheres discutem relações no trabalho, racismo e assédio moral e sexual
- Estagiários da PCR participam de cursos oferecidos pelo CIEE
- Encontro na Prefeitura discute relações de gênero no trabalho
- Ex-catadores recebem certificados após curso de jardinagem e viveirismo
- Gincana ecológica é encerrada com premiação para escolas
- Ciclo de palestras para servidores da PCR começa nesta sexta
- Ex-Catadores recebem certificados do Curso De Jardinagem e Viveirista


Enviar    Imprimir