Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Guarda Municipal

CURSO DE MOTOPATRULHAMENTO PARA GUARDA MUNICIPAL FOI AMPLIADO
00:00 Sexta-feira, 22 de Outubro de 2010

Devido à importância e aos cuidados exigidos pela escolta, o tema foi incluído na grade da capacitação

Por Marcela Sotero

Para garantir a segurança de autoridades, da população e dos agentes, o curso de Motopatrulhamento, do qual 25 Guardas Municipais do Recife (GM) estão participando, foi reformulado para a inclusão do tema escolta. A nova grade da capacitação, que é promovida pela Prefeitura do Recife, foi ampliada de 46h para 76h e será encerrada no dia 11 de novembro.

Essa é a segunda turma que será formada por esse curso, e é chamada de “Turma Isabel Viana”, em homenagem a Secretária de Serviços Públicos. “Recife tem sido destino constante do presidente da República, então, a necessidade de escolta tem sido frequente. De fato, são ações que exigem velocidade porque a comitiva não pode parar, por isso, os batedores devem ser ágeis e bem treinados”, disse o guarda municipal Fabiano Ferraz, que ministra o curso. Também lecionam os agentes José Nilton, Wilson Lima e Macilon Félix; todos fazem parte do quadro de batedores da CTTU.

Ainda de acordo com o agente, uma escolta exige tanta atenção, que a operação é realizada um dia antes da data marcada para o deslocamento da autoridade, sempre no mesmo horário da agenda. “O objetivo é ver a melhor forma de parar o trânsito, checar quantos batedores serão necessários, confirmar qual a quilometragem do trajeto e em quanto tempo ele será feito, além de traçar um plano B para não ter problemas com possíveis imprevistos, como acidentes de trânsito”, explicou Ferraz.

A primeira etapa, realizada no auditório da Guarda Municipal do Recife (GMR), na Avenida Mario Melo, em Santo Amaro, encerrou nesta sexta-feira (22), quando os participantes realizaram a primeira prova, foram ministradas aulas teóricas. Dentre os temas abordados, pilotagem defensiva, técnica de pilotagem, legislação de trânsito, primeiros socorros, manutenção mecânica, inspeção diária e controles de motocicleta.

A segunda parte do curso será realizada na próxima semana, período em que acontecerão as aulas práticas na pista alfa do Geraldão, na Imbiribeira. Lá terão obstáculos, labirintos, círculos, fazer o “oito”, além de ter domínio da moto. Por fim, haverá, na terceira semana, o treinamento de escolta na rua. “As atividades acontecerão durante o dia e à noite, período em que exige especificidades, sobretudo, pela falta de luminosidade”, lembrou o agente Fabiano Ferraz.

Para os participantes, a experiência é válida. “Fico satisfeito pela capacitação ministrada por homens da Guarda; mostra que estamos crescendo, amadurecendo e criando espaço. Dessa forma, a população vê que a segurança está sendo feita por equipes mais qualificadas para desenvolver o serviço”, opinou o guarda Amauri Oliveira.

Ao final do curso, haverá a solenidade de formatura, com a presença de autoridades, quando será descerrada a placa de conclusão. A solenidade ainda não tem data marcada.

Matérias Relacionadas
- Trecho da Avenida Norte será interditado para serviço neste domingo
- Clássico: CTTU monitora trânsito para o jogo Náutico e Sport na Ilha
- CTTU monitora trânsito durante evento político no Centro do Recife
- CTTU monitora trânsito durante evento político no Centro do Recife
- CTTU monitora trânsito para partida nos Aflitos
- CTTU orienta trânsito durante corridas comemorativas no Recife
- CTTU monitora trânsito para show do grupo Black Eyed Peas
- Série B: CTTU monitora trânsito para jogo do Sport na Ilha do Retiro
- CTTU convoca idosos e pessoas com deficiência cadastrados para pegar as credenciais de estacionamento especial
- CTTU monitora trânsito para jogo do Sport na Ilha do Retiro
- Prefeito do Recife anuncia Maria de Pompéia Pessoa como nova presidente da CTTU
- CTTU monitora trânsito no dia da eleição
- Brasileiro Série B: CTTU monitora trânsito para jogo do Sport na Ilha
- Série B: CTTU monitora trânsito para Jogo nos Aflitos
- Passeio Ciclístico em Boa Viagem encerra Semana Nacional de Trânsito
- CTTU monitora trânsito e faz interdições em Boa Viagem e no Pina neste sábado
- PCR encerra Semana Nacional de Trânsito com grande Passeio Ciclístico
- Clássico do Nordeste: CTTU monitora trânsito para jogo do Sport e Bahia na Ilha
- Semana Nacional de Trânsito: uma aposta na conscientização
- Jogo nos Aflitos: CTTU monitora trânsito para partida Náutico X Figueirense


Enviar    Imprimir