Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

OUVIDORIA SUS RECIFE CONSOLIDA PARCERIAS E COMEMORA DOIS ANOS DE EXISTÊNCIA
18:52 Terça-feira, 26 de Outubro de 2010

Objetivo do encontro é ampliar o conhecimento dos atores envolvidos com a Ouvidoria sobre o trabalho realizado na Secretaria de Saúde

Por Tádzio Estevam

Criada em 19 de Março de 2008, pela Lei 17.281, com o apoio do Ministério da Saúde e da VII Conferência Municipal de Saúde do Recife, quando foi deliberada a implantação do serviço, a Ouvidoria SUS Recife está comemorando seu 2º aniversário. Para registrar a data, acontecerá nesta quarta-feira (27), a partir das 8h30, em Boa Viagem (Avenida Boa Viagem, 1º Jardim - Ed. Marante Plaza Hotel), o encontro intitulado: “Ouvidoria SUS Recife: Consolidando Parcerias para o Fortalecimento do SUS”. O objetivo do encontro, que deverá reunir todas as diretorias e distritos sanitários da Secretaria de Saúde, é ampliar o conhecimento dos atores envolvidos com a Ouvidoria sobre o trabalho realizado na própria Secretaria, a fim de valorizar os diferentes mecanismos de participação popular e de controle social.

A Ouvidoria tem o objetivo de disseminar informações de saúde, receber solicitações, reclamações, denúncias, elogios, sugestões, dúvidas e prestar informações ao cidadão, levando ao conhecimento dos órgãos competentes. Possui diversos canais de comunicação, como telefone (0800 281 15 20), e-mail, urnas espalhadas nas unidades de saúde que possuem conselheiros, cartas e atendimento presencial na Rua Marquês do Pombal, nº 115, Santo Amaro.

No ano de 2009, muitas ações foram desenvolvidas, dentre elas, a realização de 12 capacitações e 12 motivacionais voltados para a equipe de call center e técnicos da Ouvidoria; um seminário sobre Ouvidorias, em parceria com a Ouvidoria estadual e o Departamento de Ouvidoria Geral do SUS; e uma capacitação voltada para os profissionais da Rede de Saúde do Recife a respeito do papel da Ouvidoria.

Dentre as metas que estão sendo alcançadas este ano, destaca-se a ampliação da Ouvidoria para as maternidades municipais do Recife. O processo de ampliação já foi iniciado, em parceria com os distritos sanitários e com os interlocutores da Ouvidoria. As maternidades serão contempladas com equipamentos, como mesa, computador e impressora, para favorecer o desempenho do trabalho do interlocutor da maternidade. O objetivo da ampliação é promover uma maior aproximação com o cidadão, a fim de garantir o direito de cidadania e participação social bem como a gestão participativa, além de acelerar o processo de obtenção de resposta e resolução da demanda.

Informações geradas na Ouvidoria SUS Recife no ano de 2009 - No ano de 2009, a Ouvidoria recebeu o total de 4.388 manifestações sobre os mais variados assuntos relacionados à saúde. A maior parte das manifestações chegou por meio do atendimento no call center (telefone), seguido pelas demandas que chegam através do e-mail. As mesmas foram distribuídas aos seus respectivos setores nos Distritos Sanitários ou Diretorias de Saúde para as devidas providências, sendo que a maioria das demandas já se encontra com status “arquivado”, ou seja, a demanda foi analisada e respondida satisfatoriamente e foi arquivada no Sistema OuvidorSUS.

Matérias Relacionadas
- Gestor da Prefeitura do Recife participa de congresso no Rio de Janeiro
- Recife inicia campanha de vacinação antirrábica
- PCR inicia processo para a contratação de médicos e farmacêuticos
- Profissionais de saúde recebem qualificação sobre doença falciforme
- Ação educativa mobiliza moradores de Afogados
- Prevenção ao câncer de colo de útero mobiliza recifenses
- PCR e Fundação Altino Ventura realizam entrega de óculos a alunos da Rede Municipal de Ensino
- Prefeitura do Recife entrega óculos a estudantes da rede municipal
- Caminhada alerta para a prevenção do câncer de colo de útero no Recife
- Curso irá discutir alterações osteoarticulares na doença
- Técnicos da Saúde orientam profissionais da Brinks Segurança sobre dengue
- Recife apresenta novas equipes do NASF
- Academia da Cidade do Coque completa dois anos de atividades físicas
- Recife amplia programa de Atenção Básica à Saúde
- Acolhimento é tema de capacitação para profissionais do Guilherme Abath
- Recife inicia tratamento em massa contra a filariose
- Secretaria de Saúde participa do XII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde
- Técnicos da Saúde participam de curso sobre animação sociocultural
- Gestor da Secretaria de Saúde participa de curso em Minas Gerais
- PCR promove palestra sobre tabagismo para profissionais da Brink’s Segurança


Enviar    Imprimir