Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

RECIFE CONTINUA AMPLIANDO PROGRAMA DE ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE
19:15 Terça-feira, 26 de Outubro de 2010

Mais cinco novas equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) serão anunciadas nesta quarta (27) e irão atuar em oito bairros da Zona Sul da Cidade

Por Tádzio Estevam

Melhorar cada vez mais o atendimento de saúde pública para a população. Com este objetivo, a Prefeitura do Recife amplia as ações que compreendem o programa de Atenção Básica no Município. Por isso, o número de equipes que integram o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e atuam na Cidade desde julho deste ano, passa de seis para 11. O acréscimo das cinco novas equipes será anunciado pelo secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto, nesta quarta-feira (27), às 10h, na Unidade de Saúde da Família Bernard Van Leer, localizada na Rua Francisco Valpassos, em Brasília Teimosa.

As novas equipes atuarão no Distrito VI, que compreende os bairros de Boa Viagem, Brasília Teimosa, Cohab, Ibura, Imbiribeira, Ipsep, Jordão e Pina. Esses profissionais trabalharão conjuntamente com a equipe de Saúde da Família, reforçando o cuidado com os usuários da rede municipal e fazendo os encaminhamentos para os serviços especializados. As ações previstas são atendimentos compartilhados, discussões de casos, construção de projetos terapêuticos, visitas domiciliares e apoio na instituição. O trabalho do grupo também será identificar no território as necessidades dos pacientes, auxiliando com a assistência integral à saúde, por meio de um atendimento humanizado.

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) são compostos por equipes de multiprofissionais, como Psicólogo, Assistente Social, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista e Terapeuta Ocupacional. Entre os objetivos do NASF estão: diminuir o encaminhamento dos pacientes para outros serviços e as filas de espera, aumentar a eficiência do PSF, colaborar na qualificação da equipe de Saúde da Família, por meio da educação permanente; prevenir agravos, promover a saúde e ampliar os recursos terapêuticos na Atenção Básica.

Com o aumento do número de equipes do Programa Saúde da Família de 27 (2000) para 244 (2010), a necessidade da qualificação do PSF torna-se imprescindível. Por isso, a PCR reafirma o propósito de aumentar ainda mais a eficiente da Atenção Básica na rede municipal. No início do semestre, duas equipes foram implantadas no Distrito Sanitário I. Na última quarta-feira (20), quatro equipes passaram a atuar em bairros da Zona Norte (Distrito Sanitário III). Agora, cinco atuarão no Distrito VI, totalizando 11 trabalhando no NASF. Outras equipes já estão em processo de implantação nos Distritos IV (03 equipes) e no Distrito II (03 equipes) e no Distrito V (02 Equipes). A meta da Secretaria é chegar a 19 equipes até o final do ano, cobrindo 100% das equipes de Saúde da Família do Município.

Matérias Relacionadas
- Ouvidoria SUS Recife consolida parcerias e comemora dois anos de existência
- Gestor da Prefeitura do Recife participa de congresso no Rio de Janeiro
- Recife inicia campanha de vacinação antirrábica
- PCR inicia processo para a contratação de médicos e farmacêuticos
- Profissionais de saúde recebem qualificação sobre doença falciforme
- Ação educativa mobiliza moradores de Afogados
- Prevenção ao câncer de colo de útero mobiliza recifenses
- PCR e Fundação Altino Ventura realizam entrega de óculos a alunos da Rede Municipal de Ensino
- Prefeitura do Recife entrega óculos a estudantes da rede municipal
- Caminhada alerta para a prevenção do câncer de colo de útero no Recife
- Curso irá discutir alterações osteoarticulares na doença
- Técnicos da Saúde orientam profissionais da Brinks Segurança sobre dengue
- Recife apresenta novas equipes do NASF
- Academia da Cidade do Coque completa dois anos de atividades físicas
- Recife amplia programa de Atenção Básica à Saúde
- Acolhimento é tema de capacitação para profissionais do Guilherme Abath
- Recife inicia tratamento em massa contra a filariose
- Secretaria de Saúde participa do XII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde
- Técnicos da Saúde participam de curso sobre animação sociocultural
- Gestor da Secretaria de Saúde participa de curso em Minas Gerais


Enviar    Imprimir