Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

CRIANÇAS PARTICIPAM DE JOGOS EDUCATIVOS E CONHECEM A VEGETAÇÃO DA PRAÇA DE CASA FORTE
11:23 Quarta-feira, 27 de Outubro de 2010

Estudantes aprendem a importância de cuidar do espaço público

Por Marcela Sotero

Cerca de 300 crianças com idades entre seis e 14 anos de escolas municipais, estaduais e particulares do entorno da Praça de Casa Forte participam, nestas quarta (27) e quinta-feira (28) das atividades educativas e atrativas do espaço projetado por Burle Marx. As ações fazem parte do Projeto de Educação Patrimonial Convivendo com a Praça de Casa Forte, que foi idealizado pela Prefeitura do Recife (PCR), por meio da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural (DPPC) da Secretaria de Cultura, e tem como objetivo despertar para a necessidade de cuidar e como usar o espaço público.

No primeiro dia, os meninos e as meninas participaram da Visita Guiada, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Eles conheceram a vegetação e a arquitetura da praça e participaram da Gincana Ambiental, um jogo de perguntas e respostas articulado pela CPRH (Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), que distribuiu cartilhas educativas sobre Meio Ambiente para todos os alunos.

As crianças aprovaram e mostraram que a iniciativa foi positiva. “Foi ótimo porque aprendi muita coisa, principalmente sobre o quanto é importante cuidar bem das nossas coisas. No caso da praça, uma grande contribuição é não jogar lixo no chão”, ensinou o aluno Paulo Henrique Rodrigues, de 8 anos. Já o colega Guilherme Vinicius Lima, da mesma idade, garante: “Agora vou ensinar tudo o que aprendi, tanto na sala, quanto aqui, para todo mundo. Se cada um ajudar, a cidade vai ficar ainda mais bonita”.

À tarde estão previstas a oficina Os Jardins de Burle Marx no Recife; a Visita Guiada e a Gincana Ambiental. Já na quinta-feira (28), as atividades acontecerão apenas pela manhã- oficina Os Jardins de Burle Marx no Recife, a esquete E Eu com Isso? além da Visita Guiada e da Gincana Ambiental.

Durante o mês de outubro, em sala de aula, diversos assuntos foram abordados com os estudantes, dentre eles, a história bibliográfica e da arquitetura do local, a origem do nome Praça de Casa Forte e a ideia do trabalho paisagístico de Burle Marx. “A grande importância é que ele não só ensina aos alunos, mas é um acontecimento envolvente. Os estudantes participam, conhecem na prática e passam a ter respeito e concepção do valor de um espaço público”, disse a assistente da gerência de Educação Patrimonial, Cristina Balbino, uma das instrutoras das crianças.

Para execução do projeto, a PCR contou com os parceiros Autarquia de Saneamento do Recife (Sanear), Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Colégio Sagrado Família, Casa da Criança Marcelo Asfora, UPFE, UFRPE e Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH).

Matérias Relacionadas
- Coral de crianças com deficiências neurológicas se apresenta no Reciprev
- Prefeitura fecha negociação inédita com o TRT para pagamento de reclamações trabalhistas
- Milton Coelho encerra comemorações ao Mês do Servidor
- Prefeitura do Recife encerra comemorações ao Mês do Servidor
- Brincadeiras e diversão agitam o Sítio Trindade
- Prefeitura promove 4º Festival de Ginástica do Recife
- Secretaria da Mulher realiza encontros preparatórios na RPA-3
- Escola de Gestão inscreve servidores para novos cursos
- Educação Patrimonial é tema de ação da PCR na Praça de Casa Forte
- Guardas municipais do Recife recebem certificados de curso voltado para o Turismo
- Ética profissional é tema de palestra para estagiários da PCR
- Milton Coelho recebe representantes do JC
- Instituto Pelópidas Silveira participa de Fórum de Pesquisa FAU-Mackenzie
- Recife promove dia de lazer para idosos
- Emprel é bicampeã da terceira Olimpíada do Sesc
- Auditório Capiba fica lotado durante última palestra da Semana do Servidor
- Idosos se reúnem no Veneza Water Park para um dia de lazer
- Milton Coelho prestigia abertura do Festival Internacional de Dança do Recife
- Guardas municipais participam de cursos de motopatrulhamento
- Feriado do funcionário público é antecipado para o dia 25


Enviar    Imprimir