Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Administração e Gestão de Pessoas

CORAL EMOCIONA SERVIDORES MUNICIPAIS NO RECIPREV
12:45 Quinta-feira, 28 de Outubro de 2010

 Por Muciolo Ferreira 
 
Olhos marejados de uma atenta plateia visivelmente emocionada marcaram as apresentações, nesta quinta-feira (28), de um coral  integrado por  40 jovens com deficiências mentais nas dependências do Reciprev em comemoração ao Mês do Servidor. O grupo é assistido nas oficinas de terapia e lazer do Centro Regional de Ensino e Reabilitação (Center), em Olinda, e coordenado por Évia Márcia.
 
Com idades entre 10 e 25 anos, os coristas, alguns com paralisia cerebral e outros nascidos com a Síndrome de Down, mudaram a rotina dos servidores municipais e dos usuários do Saúde Recife. Por meio do canto, da música e da dança elas romperam a barreira do preconceito impondo o respeito às diferenças.
 
Canções nostálgicas e românticas, a exemplo de “Como é grande o meu amor por você”, de Erasmo e Roberto Carlos, “É preciso saber viver”, também da dupla Roberto e Erasmo e gravada pelos Titãs, “Tem que ser você”, da dupla Vitor e Léo, constaram do repertório e arrancaram aplausos do público e pedidos de bis.
 
O diretor-presidente da autarquia Reciprev, Petrônio Lira, e a diretora do Saúde Recife, Cínara Cavalcanti prestigiaram o evento levando todo o staff de assessores e funcionários. Petrônio disse ter vivido um momento muito especial de solidariedade, fraternidade e de respeito às diferenças. Ele elogiou a iniciativa do psicólogo Edson Oliveira ao convidar a instituição para homenagear os servidores.
 
Os cantores com necessidades especiais mostraram sintonia na voz e nos movimentos. s cantores capricharam na voz e nos movimentos encantando o pSegundo a professora e regente do coral, Itamara Mery, a performance do grupo se justifica  pela escolha do repertório e o tempo de  ensaio que  dura, em média, quatro meses. “Porque os ensaios e escolha das músicas acontecem conforme o ciclo de eventos, como o Carnaval, São João e o Natal”, explicou a professora. 
 
Para a funcionária do Saúde Recife, Tereza Duarte, a apresentação do coral e da dança de capoeira mesclada ao frevo “foi um momento lindo que vivi com toda essa demonstração de amor”. Depois do que assistiu, a servidora disse que é preciso questionar o que são pessoas “normais”. Essa mesma linha de raciocínio foi expressada pelo aposentado e usuário do Saúde Recife, Pedro Bezerra da Silva.
 
Enquanto aguardava o agendamento de uma consulta, o aposentado frisou ter se impressionado com a facilidade dos movimentos da capoeira e do frevo demonstrados pelas crianças e jovens nascidos com deficiências neuromotor.

Matérias Relacionadas
- PCR divulga o abre e fecha para o feriado de Finados
- Esquadrilha da Fumaça volta ao Recife
- Prefeitura capacita equipe de analistas da Defesa Civil
- PCR e Banco do Brasil firmam convênio de crédito imobiliário para servidores
- Novo trecho da Mariz e Barros é interditado para obras
- Mais de 1.000 pessoas prestigiam o 4º Festival de Ginástica do Recife
- Prefeitura do Recife e SJCC premiam 50 maiores contribuintes do ISS
- Dia do Servidor é comemorado pelos funcionários da Prefeitura do Recife
- Prefeitura do Recife marca presença na Feira do Empreendedor
- Escola de gestão forma novos instrutores de treinamento
- Crianças participam de jogos educativos e conhecem a vegetação da Praça de Casa Forte
- Coral de crianças com deficiências neurológicas se apresenta no Reciprev
- Prefeitura fecha negociação inédita com o TRT para pagamento de reclamações trabalhistas
- Milton Coelho encerra comemorações ao Mês do Servidor
- Prefeitura do Recife encerra comemorações ao Mês do Servidor
- Brincadeiras e diversão agitam o Sítio Trindade
- Prefeitura promove 4º Festival de Ginástica do Recife
- Secretaria da Mulher realiza encontros preparatórios na RPA-3
- Escola de Gestão inscreve servidores para novos cursos
- Educação Patrimonial é tema de ação da PCR na Praça de Casa Forte


Enviar    Imprimir