Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

GRUPO DE APOIO À TUBERCULOSE CONFRATERNIZA EM TRILHA ECOLÓGICA NO JARDIM BOTÂNICO DO RECIFE
00:00 Quarta-feira, 3 de Novembro de 2010

No local, os participantes aprenderam sobre a história de algumas plantas e receberam mudas de ervas medicinais e ornamentais

Por Clara Albuquerque


Integrantes do Grupo de Apoio à Tuberculose da Policlínica Lessa de Andrade participaram, na manhã desta quarta-feira (3), de uma trilha ecológica no Jardim Botânico do Recife (JBR). O objetivo da iniciativa era promover a integração entre os participantes, além de estreitar o contato com a natureza, destacando o homem como parte dela. A mobilização é parte do projeto Respirando Juntos a Construção de uma Vida Melhor, parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Assistência Social. A ação reuniu cerca de 20 pessoas.

Temos a preocupação permanente de estimular os pacientes a buscar a cura para a tuberculose. Muitos deles sentem-se marginalizados pelo preconceito e não procuram assistência médica ou até chegam a abandonar o tratamento. Especificamente no Jardim Botânico, eles tiveram a oportunidade de respirar um ar puro, percebendo a importância de cuidar da saúde de maneira integral”, disse a coordenadora do projeto, a assistente social Dálete Lago.

O início do encontro foi marcado pela celebração do aniversário de uma das participantes do grupo, Mádia Maria da Paixão, 62. “Achei excelente a iniciativa de nos trazerem para cá, principalmente porque eu ainda não conhecia o lugar. Foi ótimo poder comemorar meu aniversário aqui”, disse.

Após a confraternização, acompanhados pela monitoria do JBR, os integrantes percorreram uma trilha de 800 metros. Ao longo da caminhada, eles receberam informações e descobriram curiosidades sobre a flora do local, a exemplo da história da jaqueira, árvore trazida pelos africanos no período colonial, e da amescla-de-cheiro, usada na produção de incenso. “É bom, porque nos divertimos e vamos conhecendo mais sobre a mata atlântica”, afirmou o integrante do Grupo, Antônio Alves de Souza, 55. No fim do passeio, todos foram presenteados com mudas de ervas medicinais e ornamentais, como boldo, hortelã e eucalipto.

Preservação – Criado em 1960, o Jardim Botânico do Recife recebe uma média de duas mil pessoas por mês, entre visitas agendadas e demanda espontânea. Além do percurso pelas trilhas temáticas, o espaço disponibiliza informações sobre produção de mudas de plantas nativas e medicinais; vídeos com temática ambiental; apresentação de teatro de mamulengos; exposição permanente da Mata Atlântica; jardim sensorial, para estimular os sentidos além da visão; e jardim ecumênico, onde os visitantes têm contato com aspectos religiosos de diferentes culturas por meio das plantas e seus significados.

Por lá, os interessados ainda encontram atrações como orquidário, com diversos exemplares da flor para contemplação; e meliponário, uma coleção de colmeias de abelhas nativas sem ferrão. Também fazem parte dos atrativos do lugar o Museu de Coleções: de animais; carpoteca, reunindo informações sobre frutos e plantas frutíferas; e xiloteca, um arquivo com diversos tipos de madeiras e detalhes a respeito da sua estrutura anatômica. O local também realiza ações de acordo com o calendário ecológico.

Matérias Relacionadas
- Seleção simplificada para médicos e farmacêuticos recebe currículos a partir desta quinta-feira (04)
- Especialista coordena oficina sobre gestão em saúde para profissionais da PCR
- Prefeitura promove 3ª Mostra de Educação em Saúde
- Vigilância Sanitária do Recife atualiza técnicos sobre a Superbactéria
- PCR inicia processo para a contratação de médicos e farmacêuticos
- Enfermeiros recebem qualificação sobre prevenção, tratamento de feridas e úlceras vasculares
- Aulas práticas marcam encerramento do Curso de Qualificação para Enfermeiros
- Profissionais de saúde participam de curso sobre manuseio de gases medicinais
- Academias da Cidade do Recife realizam super aulão no Parque da Jaqueira
- Saúde apresenta dados de natalidade e mortalidade da população negra no Recife
- Equipes do NASF atendem moradores da Zona Sul
- Quadro de natalidade e mortalidade da população negra é lançado nesta quarta
- Recife continua ampliando programa de Atenção Básica à Saúde
- Ouvidoria SUS Recife consolida parcerias e comemora dois anos de existência
- Gestor da Prefeitura do Recife participa de congresso no Rio de Janeiro
- Recife inicia campanha de vacinação antirrábica
- PCR inicia processo para a contratação de médicos e farmacêuticos
- Profissionais de saúde recebem qualificação sobre doença falciforme
- Ação educativa mobiliza moradores de Afogados
- Prevenção ao câncer de colo de útero mobiliza recifenses


Enviar    Imprimir