Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

4ª CAMINHADA DOS TERREIROS REÚNE MULTIDÃO NO MARCO ZERO
00:00 Quinta-feira, 4 de Novembro de 2010

O evento faz parte das comemorações ao mês da Consciência Negra

Por Mauro Rossiter

Uma multidão participou, nesta quinta-feira (04), da 4ª Caminhada dos Terreiros de Matriz Africana e Afro Brasileira de Pernambuco. A concentração aconteceu, às 14h, no Marco Zero, e contou com a presença de religiosos e praticantes de religiões afro-brasileiras que fazem parte dos 1.228 terreiros da Região Metropolitana do Recife (RMR). O encerramento aconteceu no Pátio do Carmo, Bairro de São José. Abrindo as comemorações ao mês da Consciência Negra, o evento conta com o apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, em ação conjunta com a Secretaria de Serviços Públicos e Saúde.

Durante a caminhada, vários cânticos, denominados xirês, foram entoados saudando os orixás e reivindicando a liberdade religiosa. Para a secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo, o mais importante dessa atividade é a aceitação das diferenças. “É uma demonstração da liberdade democrática no nosso País em relação à cultura e à religião. Um ato contra a descriminação e a intolerância que a Prefeitura apoia, garantindo o exercício pleno das liberdades religiosas”.

A coordenadora Religiosa da Caminhada, Mãe Elza de Iemanjá, fala sobre o objetivo da ação: “O objetivo principal é procurar beneficiar os povos dos terreiros com as políticas públicas, e também combater o preconceito de uma forma geral. Nós somos a religião mais antiga do mundo e isso tem que ser respeitado”, concluiu.

Para a diretora de Igualdade Racial da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Roselene Rodrigues, o evento é importante porque abre o mês de comemorações da Consciência Negra, e também traz, para as ruas da Cidade, as religiões de matriz africana, tirando-as da invisibilidade. “É o momento de reafirmação da religiosidade e da história negra, e do combate ao racismo e à intolerância”, defende.

Prestigiando o evento, o secretário de Meio Ambiente, Roberto Arrais, afirma que a caminhada reforça a importância da valorização das nossas raízes. “Também é um alerta para a diversidade e para o respeito, ou seja, tudo o que a gente deve praticar no cotidiano de nossas ações”.

Outra característica dessa atividade, que já está na sua quarta edição, é o atrativo turístico para o município, como informou a assessora técnica da Secretaria de Turismo, Ana Cristina Morais. “Hoje, a gente tem a valorização da cultura nas manifestações religiosas, o que reforça o turismo na Cidade. O turismo étnico tem trazido turistas dos Estados Unidos e Europa em busca dessas manifestações culturais, tão ricas em Recife”.

A população negra, maioria que integra as religiões e manifestações de matrizes africanas, também recebe a atenção da Secretaria de Saúde. A gerente da Política de Saúde da População Negra, Miranete Arruda, explica a atuação da Secretaria: “Nosso trabalho se dá do ponto de vista da integração com os povos de terreiros para abrir a comunicação com a população negra. Dessa maneira, a gente pode implantar as ações de saúde naqueles locais”, informou.

Também participaram do evento o assessor técnico da Secretaria de Cultura, Júnior Afro; e o presidente do Grupo de Ativação Cultural (GRAC), Marcos Pereira, que dividiu a coordenação da Caminhada com Mãe Elza de Iemanjá.

Matérias Relacionadas
- PCR apresenta projeto que capacitará agentes multiplicadores dos direitos da Criança e do Adolescente
- SDHSC realiza primeira oficina do Projeto Laços
- Milton Coelho abre seminário do Projeto Faça Parte
- Combate à tortura foi tema de encontro na SDHSC
- Projeto Mulher Empreendedorismo encerra atividades
- SDHSC prepara jovens com deficiência para inclusão no mercado de trabalho
- PCR e CMDH promovem mais um encontro do V Fórum de Direitos Humanos
- PCR realiza Semana Municipal da Pessoa Idosa
- SDHSC participa do lançamento de pesquisa sobre comunidades religiosas de matrizes afrodescendentes
- Pesquisa sobre terreiros é apresentada no Recife
- SDHSC promove mais uma palestra do Fórum de Envelhecimento Ativo
- Representantes do Comud tomam posse na PCR
- Boa Viagem é palco da 9ª Parada da Diversidade de Pernambuco neste domingo
- Seminário discute participação das lésbicas nos espaços de poder
- Dia da Visibilidade Lésbica é lembrado no Mercado da Boa Vista
- Prefeitura comemora o Mês da Visibilidade Lésbica e Bissexual com programação diversificada
- Prefeitura realiza mais uma atividade na 10ª Semana da Pessoa com Deficiência
- Prefeitura abre Fórum de Política Municipal para a Pessoa com Deficiência
- PCR abre a 10ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência
- Prefeitura promove mais um Fórum Recife De Envelhecimento Ativo


Enviar    Imprimir