Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

NATAL DA SOLIDARIEDADE


Iluminação - No próximo domingo (28), Recife se ilumina para a chegada do Ciclo Natalino. Às 18 horas, no Cais da Alfândega, acontece o ato de entrega da iluminação e acendimento da grande Árvore de Natal, iniciando o período em que e as luzes fazem da Cidade um grande espetáculo para os olhos, inspirando em recifenses e visitantes o espírito de Paz da época. Já parte musical fica por conta do cantor Nando Cordel, que faz show acústico de voz e violão.

Sustentabilidade, respeito ao meio ambiente e promoção da inclusão social são os conceitos inspiradores da iluminação da Cidade. A proposta é usar material reciclável, como garrafas pet, e reutilizar objetos e insumos adquiridos pela Prefeitura do Recife em ciclos festivos anteriores, a exemplo de reatores, lâmpadas e manilhas. Assim, estabelece-se uma sinergia entre a iluminação, com ênfase no jogo de cores, e a paisagem e o traçado urbano.

Os traços arquitetônicos da cidade serão realçados por meio de uma tecnologia que utiliza diodos de baixo consumo associados à tecnologia LED – que possui uma duração de vida dez vezes maior e um consumo cinco vezes menor se comparado à lâmpada incandescente clássica. Dessa maneira, haverá uma redução de 90% no consumo de eletricidade em comparação ao sistema convencional de lâmpadas.

Pelo segundo ano consecutivo, a concepção do projeto de iluminação do Bairro do Recife fica por conta da arquiteta curitibana Jamile Tormann, Mestra em Iluminação pela Universidade de Brasília. Para outras áreas da cidade, a PCR também planejou uma iluminação especial, focando no quesito inclusão social. “Os projetos da Avenida Agamenon Magalhães e da Praça do Entroncamento são assinados por Fabiana Santos, arquiteta da Fundação de Cultura. Já a produção dos adereços natalinos utilizados na decoração desses locais é realizada pelos alunos do programa Multicultural da PCR”, lembrou a presidente da Fundação de Cultura da PCR, Luciana Félix, que apresentou os detalhes do Ciclo Natalino 2010.

Programação - Durante os 26 dias de festas, toda a cidade será contemplada com uma programação que privilegia a qualidade e a valoriza a cultura local. “Boa parte dos shows do Natal e do Réveillon é formada por artistas locais, e será para muitos, uma oportunidade de lançar discos, e mostrar a força das culturas recifense e pernambucana”, ressaltou o secretário de Cultura, Renato L.

Na grade de programação, rock, pop, MPB, regional, frevo e samba, entre outros ritmos, tomarão os palcos montados pela Prefeitura do Recife com shows gratuitos de grandes nomes locais e nacionais, como Eddie, Zé Cafofinho, Maciel Salú, Zé Brown, Isaar, Maestro Duda, Orquestra Popular do Recife, Claudionor Germano, Cascabulho, Cleyton Barros, Ivan Lins, Nelson Ayes, Beto Barbosa, Martinho da Vila, Paralamas do Sucesso, além do cantor português Roberto Leal, que faz apresentação com Cilene Araújo.

Manifestações tradicionais como Pastoris, Cavalos Marinhos, Bois, Reisados, entre outras, também saem fortalecidas pela grade programação. Elas ganham destaque em eventos como o Cortejo Natalino, o Baile do Menino Deus e a Queima da Lapinha.

A Abertura do Ciclo Natalino acontece no dia 12 de dezembro, no Marco Zero, quando a Orquestra Sinfônica do Recife faz apresentação com participação especial de Ivan Lins e Nelson Ayres. No mesmo dia, o Balé Popular do Recife apresenta o espetáculo Pique de Guerreiro na Praça do Arsenal.

Na praça que sedia a Torre Malakoff, acontecem as apresentações de Pastoris, Cavalo Marinho, Bois, Reisados, além de música instrumental. O clima mais intimista e cultural deve fazer da Praça do Arsenal o ponto de encontro das famílias e de quem não abre mão de conferir as manifestações tradicionais da época.

A Rua da Moeda, tradicionalmente voltada para grupos e artistas da nova cena, terá suas festividades acontecendo durante o período de 23 a 26 de dezembro. Já o Pátio de São Pedro, voltado aos grupos de cultura popular, com espaço para o reggae e a música pernambucana contemporânea, vai sediar os eventos Tributo a Luiz Gonzaga, Reggando o Natal e Pátio Sonoro.

Referência do Ciclo Junino, o Sítio Trindade tem enfoque na cultura popular e na programação infanto-juvenil. A Árvore de Natal, Presépios, Papai e Mamãe Noel e um parque infantil completam o clima natalino do Sítio, que também terá apresentações do Reisado Imperial, Encontro de Cavalo Marinho e ainda duas récitas de um Festival de Corais, que acontecem nos dias 18 e 19 de dezembro.

Já Refinaria Multicultural Nascedouro de Peixinhos, terá dois palcos voltados para a cultura popular e ritmos regionais para onde estão programados eventos como o Domingo do Samba e o Lançamento do CD Sinfonia e Batuques, de Naná Vasconcelos, no dia 23 de dezembro.

Como de costume a programação artística dos Polos Descentralizados é construída em parceria com as comunidades. No Ibura, as festividades acontecem nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e nos dias 01 e 02 de janeiro. No Morro da Conceição, há festa no dia 31, já em Brasília Teimosa, as comemorações estão programadas para os dias 24 e 25 de dezembro e 01 de janeiro.

A diretriz da descentralização e democratização faz com que a Prefeitura do Recife promova atividades nos Mercados Públicos da Madalena, Boa Vista, Encruzilhada, Afogados, São José e Cordeiro. E já que a proposta é que todos tenham acesso aos festejos, 13 Polos Comunitários serão erguidos em locais como Bongi, Barro, Jardim São Paulo, entre outros. A Prefeitura do Recife também oferece apoio a festividades tradicionais e cantatas natalinas.

Réveillon - Dado o sucesso da Torre de DJs instalada na Avenida Boa Viagem na Virada do Ano de 2009 com os DJs da festa Sem Loção, este ano a Prefeitura do Recife mantém o projeto e ainda acrescenta mais uma torre, sendo uma delas com o som da festa Trash Dance. .

No Palco de Boa Viagem, a festa fica por conta das bandas Eddie, Fim de Feira e Paralamas do Sucesso, além da Orquestra Popular do Recife e Claudionor Germano. No Palco Pina, quem dá o tom é Karina Spinelly, Samba Pernambucano, Martinho da Vila, além da Orquestra do Maestro Duda com a participação especial de Nena Queiroga. Mais uma vez, os 12 minutos de queima de fogos prometem emocionar quem for receber 2011 na Avenida Boa Viagem. De uma balsa dentro do mar, serão queimadas 10 toneladas de fogos em frente de cada polo.

No Ibura, o público será animado por Beto Barbosa, Nono Germano e orquestra e bandas da comunidade; já no Morro da Conceição a farra será comandada por Paulo Diniz, João do Morro e bandas locais.

A Prefeitura do Recife oferece duas opções para que o público acompanhe a Queima da Lapinha, uma no Pátio de São Pedro e outra no Sítio Trindade. No primeiro, 10 pastoris se concentram, a partir das 18h no Pátio do Carmo, saindo às 19h para o pátio que sedia a igreja de São Pedro dos Clérigos. Logo depois das apresentações dos grupos liderados pelas Dianas, tem início a apresentação do Bloco das Flores, dando início ao período que antecede o Carnaval.

Quem for acompanhar a Queima da Lapinha do Sítio Trindade pode ir para a concentração na Igreja da Harmonia, às 18h e depois seguir para o destino final. Lá, além das apresentações de 10 pastoris, acontece a homenagem aos 60 anos do Reisado Imperial e aos 96 anos de seu criador, Mestre Geraldo de Almeida, o artista popular mais velho ainda em atuação na capital pernambucana. A festa no Sítio Trindade também conta com a participação dos Guerreiros do Sol Nascente e do Bloco Lírico Cordas e Retalhos, que encerra a noite com um baile popular.

Confira programação artística do Ciclo Natalino aqui.

Projetos especiais



Enviar    Imprimir