Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

RECIFE DISCUTE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTO-JUVENIL
11:59 Segunda-feira, 22 de Novembro de 2010

Promovido pela Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, o Seminário de Construção do Plano Operativo Local - Recife integra o PAIR

Por Kellen Lima

Teve início, na manhã desta segunda-feira (22), o Seminário de Construção do Plano Operativo Local - Recife, do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro (PAIR). Promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, o evento segue até as 18h, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Rua Real da Torre, 299 – Madalena - Recife.

Participando da mesa de abertura do Seminário, e representando o prefeito em exercício do município, Milton Coelho, a secretária de Assistência Social, Niedja Queiroz, garantiu o compromisso da gestão no fortalecimento de ações e políticas necessárias ao enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. “Em nome de um governo popular, abrimos as atividades deste encontro e esperamos levar nossas ações e competências, com vontade de fazer, verdadeiramente, o Plano Operativo e mostrar que Recife dá enfrentamento a toda essa gama de violência que acontece em nossa Cidade”, disse.

Informações oficiais e relevantes, provenientes de instituições que tratam de crianças e adolescentes vítimas de violência sexuais, serviram de referência para criação de diagnóstico, apresentado por Cacilda Medeiros, assessora técnica da SDHSC, representante da secretária Amparo Araújo. Segundo ela, já existem dados estatísticos que apontam que crianças entre 0 e 2 anos de idade sofrem violência sexual, fato que tende a se agravar dos 14 aos 17 anos. Sobre a inclusão do município ao Programa, ela afirmou que “Recife já conta com o plano-operativo e o encontro desta segunda-feira não só o insere ao PAIR nacional, bem como pretende buscar as ações a serem fortalecidas, através das discussões dos grupos de trabalho”.

Também presente na solenidade, a Consultora Nacional do PAIR em Pernambuco, Edilza Pereira, afirmou que o Programa já está instalado em quase todos os estados do território nacional, incluindo Pernambuco. Segundo ela, “o estado é uma das prioridades dos país, dadas suas características naturais, já que se encontra no litoral, além de ser pólo turístico e econômico”.

PAIR - Com o objetivo de fortalecer as políticas municipais voltadas para o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, o programa pretende funcionar como meio de formação e sensibilização da rede de promoção, defesa e controle social dos direitos da infância e juventude do Município.

Para a implantação do PAIR na Cidade, conta-se com recursos estimados em de R$ 112.408,50, advindos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. O evento é estruturado de maneira a privilegiar a construção coletiva, em grupos orientados pela lógica dos sete eixos preconizados no Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil.

Matérias Relacionadas
- Santos Dumont recebeu atletismo dos 5º Jogos Municipais da Pessoa com Deficiência
- Prefeitura do Recife realiza seminário do PAIR
- Identidade Cidadã chega ao Bairro da Torre
- Secretaria de Direitos Humanos promove 1º Seminário do Comitê Intersetorial da Pessoa Idosa
- PCR comemora o dia 20 de Novembro
- Secretária de Direitos Humanos participa de seminário internacional em São Paulo
- Troféu Terça Negra homenageia personalidades de destaque da cultura afrodescendente do Recife
- Projeto Laços lança ciclo de oficinas
- SDHSC promove sensibilização em Nova Descoberta
- PCR inicia comemoração do Mês da Consciência Negra
- Quintas da Diversidade Descentralizado em Nova Descoberta
- 4ª Caminhada dos Terreiros reúne multidão no Marco Zero
- PCR apresenta projeto que capacitará agentes multiplicadores dos direitos da Criança e do Adolescente
- SDHSC realiza primeira oficina do Projeto Laços
- Milton Coelho abre seminário do Projeto Faça Parte
- Combate à tortura foi tema de encontro na SDHSC
- Projeto Mulher Empreendedorismo encerra atividades
- SDHSC prepara jovens com deficiência para inclusão no mercado de trabalho
- PCR e CMDH promovem mais um encontro do V Fórum de Direitos Humanos
- PCR realiza Semana Municipal da Pessoa Idosa


Enviar    Imprimir