Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PCR DIVULGA SERVIÇOS PARA A FESTA DO MORRO DA CONCEIÇÃO
00:00 Sexta-feira, 26 de Novembro de 2010

Infraestrutura, trânsito e saúde serão algumas das ações da Prefeitura durante o evento

Começa, na próxima segunda-feira (29), a Festa do Morro da Conceição, este ano com o tema “Mãe, eis aí os teus filhos”, e que irá homenagear a doutora Zilda Arns, fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança do Brasil, falecida no início do ano quando estava em missão de paz no Haiti; e o Instituto de Medicina Integral de Pernambuco (Imip), pelos seus 50 anos de serviços no Estado. As festividades terminarão no dia 08 de dezembro – Dia de Nossa Senhora da Conceição.

Mais uma vez, a Prefeitura do Recife irá marcar presença com a prestação de serviços para toda a população que prestigia a comemoração religiosa. Confira abaixo:

Fiscalização – A Dircon vai contar com uma equipe de 318 pessoas para fiscalizar o comércio informal durante todo o festejo. No período de 29 de novembro a 04 de dezembro, as equipes atuarão no horário das 9h às 22h. Com a intensificação da festa a partir do dia 5 de dezembro até o seu ponto alto no dia 8 de dezembro, a Dircon atuará 24h, distribuindo a equipe em três turnos de 8h. No Polo Lazer, o ponto de apoio da fiscalização será na sede da 3ª Regional. Já no Polo Religioso as equipes se concentram na Escola Padre João Barbosa, por trás da imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Saúde - O Samu Metropolitano Recife montará na USF localizada na Rua da Conceição, 589 – Praça do Morro da Conceição, uma estrutura de prestação de serviços gerais, divididos por plantões com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. No dia 08, uma unidade acompanhará todo o trajeto da procissão oferecendo retaguarda para quem não se sentir bem durante o cortejo. Haverá um reforço na policlínica Barros Lima (Avenida Norte) que funcionará 24 horas prestando assistência aos fiéis. Além da policlínica, o hospital conveniado Maria Lucinda, localizado no bairro do Parnamirim, atenderá pacientes que necessitem de socorro ortopédico.

A Vigilância Sanitária capacitou 130 comerciantes sobre boas práticas na comercialização de alimentos para o comércio formal e informal. Nos dias da festa, mais de 130 plantões fiscalizarão barraca por barraca garantindo a comercialização de alimentos em ótimas condições de consumo. A Vigilância Ambiental contará com 20 agentes que farão desratização com mais de 300 quilos de raticida aplicados em 3.811 imóveis.

O programa +Vida levará ao Morro os Agentes Redutores de Danos que irão desenvolver atividades educativas com o objetivo de abordar os fiéis para a redução de álcool e drogas. Também haverá troca de garrafas de vidro para garrafas de plástico e abordagem para a necessidade da hidratação.

Durante os dias 01, 03 e na véspera do dia da Santa, a coordenação do programa DST/AIDS realizará testagens rápidas para detecção do vírus HIV. O serviço irá funcionar na USF Mário Ramos (Praça do Trabalho, Casa Amarela)

Trânsito - A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) vai mudar a circulação de veículos da Zona Norte do Recife para a Festa do Morro. O evento vai receber o apoio da Companhia para o monitoramento do trânsito da área. Já a partir desta sexta-feira, (26), até o domingo (28), aproximadamente 20 agentes de trânsito por dia irão fiscalizar o tráfego. Este efetivo será ampliado para mais de 25 guardas por turno do dia 30/11 a 6/12, e para 45 agentes nos dias 7/12 e 8/12, quando o fluxo é ainda maior.

Infraestrutura - A Fundação de Cultura Cidade do Recife contribui com a realização da Festa do Morro cedendo a infraestrutura do evento, aporte que ultrapassa o valor de R$110 mil. Palcos, som, luz, camarins, blimps, geradores, telões, mesas, cadeiras, além de todo o aparato para o funcionamento local do Iasc. A FCCR também providenciou vigias e seguranças, dois mini-trios e também vai ceder a Frevioca.

Pavimentação e drenagem - até a véspera do início da programação da Festa do Morro, várias equipes atuarão na limpeza de galerias e reposição de placas de canaletas para evitar empoçamentos nos trechos próximos ao palco de apresentações culturais. A Emlurb também começou uma Operação Tapa-Buracos nas ruas e avenidas do Morro da Conceição para melhorar o acesso dos motoristas à festa. Além disso, promoverá uma série de serviços para garantir uma melhor infraestrutura durante a Festa de Nossa Senhora da Conceição. Serão realizados mutirões de limpeza, melhorias na iluminação, podas, entre outras ações. A programação receberá investimento da PCR superior a R$ 200 mil.

Iluminação - a PCR reforçará a iluminação nas vias de entorno e na área de eventos durante a Festa do Morro. Para isso, serão instalados 180 pontos de iluminação provisória (gambiarras) e 14 projetores para destacar a decoração festiva e melhorar a luminosidade do local.

Manutenção de árvores - os serviços de podas e rebaixamento de copas das árvores nas vias do Morro da Conceição já foram iniciados pela Prefeitura.

Limpeza - A Prefeitura do Recife mobilizará 743 servidores para cuidar da limpeza do Morro da Conceição durante a Festa de Nossa da Conceição. Já foram promovidos alguns serviços como capinação e a pintura de 30 quilômetros de meio-fio das vias envolvidas no evento. Também serão reforçados varrição e coleta de lixo nas ruas e avenidas com maior movimento de público durante a programação festiva. O trabalho de limpeza acontecerá antes, durante e após os eventos, através de vários mutirões. A expectativa é que as comemorações gerem um total de lixo superior a 105 toneladas de resíduos.

Assistência Social e Iasc - A Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) e o Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc) estarão presentes na Festa do Morro da Conceição, realizando ações de enfrentamento à violação de direitos vivenciada por crianças e adolescentes durante os festejos. O foco das ações será a situação de rua e mendicância e a exploração do trabalho infantil.

Entre os dias 29 de novembro e 09 de dezembro, um total de 41 pessoas ligadas à SAS e ao Iasc estarão envolvidas no trabalho (entre educadores sociais, oficineiros, sensibilizadores, cadastradores, coordenação e supervisão). Durante toda a ação, os educadores sociais do Iasc farão a sensibilização dos fiéis, comerciantes e moradores, assim como dos pais e/ou responsáveis pelas crianças em situação de vulnerabilidade, com o objetivo de envolvê-las nas ações socioeducativas e de acolhimento oferecidas em alguns polos.

Para isso, dois núcleos de atendimento estarão instalados na Escola Municipal Julio Vicente, na Praça do Morro da Conceição; e na quadra da Praça Largo Dom Luiz. As crianças e jovens serão acolhidos pelos núcleos, onde serão realizadas atividades lúdicas de recreação, como pintura, esportes, com o objetivo de promover o seu bem-estar.

Serão realizadas atividades de sensibilização com os fiéis, comerciantes e moradores. As crianças com pais, mães ou responsáveis que irão trabalhar durante a festa, assim como aquelas encontradas em situação de rua e/ou mendicância.

Do dia 29/11 ao dia 04/12, os polos funcionarão das 12h às 18h. Nos dias 05/12 e 06/12, o horário se estende das 12h às 0h. E, a partir das 08h do dia 07/12 o atendimento será feito continuamente, até as 12h do dia 09/12 (totalizando 52 horas ininterruptas).

A ação conta com o apoio do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/PE), do Conselho Tutelar e da Assessoria da Criança e do Adolescente (Ascriad).

Matérias Relacionadas
- Prefeitura recebe comissão de comerciantes da Rua Sete de Setembro
- PCR marca presença na abertura da XIV Feira Japonesa do Recife
- Luzes de Natal se acedem no próximo domingo (28)
- Milton Coelho recebe missão da alemã Vitalizing Democracy
- Fórum de Gênero do Recife encerra o ciclo de debates e palestras de 2010
- CTTU monitora "Caminhada pela Paz" em Boa Viagem
- Futebol Participativo chega às oitavas-de-final
- Acesso ao prédio da PCR será feito com identificação a partir de segunda
- Secretário de Ciência e Tecnologia prestigia o Roadshow Alemanha
- Orçamento Participativo do Recife está entre os 20 programas finalistas ao Prêmio Reinhard Mohn 2011
- Rua Sete de Setembro recebe ação de ordenamento
- PCR apresenta projeto de requalificação da Rua Sete de Setembro
- Milton Coelho anuncia I Plano Municipal de Políticas para as Mulheres
- Prefeitura do Recife antecipa salários e décimo terceiro
- Fórum de Gênero do Recife realiza última reunião de 2010
- Eixos e Propostas do I Plano Municipal de Políticas para as Mulheres (PMPM)
- Prefeitura do Recife lança o I Plano Municipal de Políticas para as Mulheres
- Crachás de acesso serão obrigatórios a partir de segunda-feira (29)
- Recife participa de reunião da SBPC
- Últimos dias de recadastramento do Auxílio Moradia


Enviar    Imprimir