Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

LUZES DE NATAL SE ACEDEM NESTE DOMINGO (28)
10:50 Domingo, 28 de Novembro de 2010

Prefeitura entrega iluminação do Ciclo Natalino em ato no Cais da Alfândega
 
Então é Natal. E para tornar a festa dos recifenses ainda mais bonita, a Prefeitura do Recife planejou uma iluminação para lá de especial, que será acesa pelo prefeito do Recife em exercício, Milton Coelho, neste domingo, às 18h30, no Cais da Alfândega. 
 
Na ocasião, a Árvore de Natal de 33 metros de altura, montada no leito do Rio Capibaribe, será iluminada. O grande símbolo do Ciclo Natalino foi fabricado com mais de 200 mil CDs e DVDs, provenientes da Delegacia Antipirataria, uma vez que o foco da iluminação da Capital Pernambucana é a sustentabilidade e reaproveitamento de materiais. Logo após do acendimento das luzes, o público vai poder conferir a apresentação acústica de Nando Cordel, que vai embalar o público ao som de composições consonantes aos temas suscitados pela época, além de sucessos de seu repertório.
 
PROJEÇÃO – Em 2010, a iluminação do Natal do Recife ganha uma novidade e tanto. Nas proximidades da Ponte Maurício de Nassau, duas bombas d’água formam uma tela de 11m x 5m, onde serão projetados filmes sobre o Natal.  Ao redor da projeção, 50 bolas iluminadas com lâmpadas LED RGB, que mudarão de cor em sincronia com programação musical.
 
A Praça do Entroncamento, o Sítio Trindade e o Teatro de Santa Isabel e Avenida Agamenon Magalhães receberam projeto assinado pela arquiteta Fabiana Santos, assessora técnica da Fundação de Cultura Cidade do Recife. Os 2,2 km de extensão da Agamenon - do Viaduto Joana Bezerra até o elevado da Avenida João de Barros - recebem enfeites de luzes e 522 estrelas coloridas manufaturadas a partir de 65 mil garrafas PET. Serão cerca de 400 árvores e 2,2 km de ornamentação. Tomando como princípios a responsabilidade social, o empreendedorismo e a sustentabilidade, o projeto beneficia diretamente mais de sessenta famílias que construíram os elementos decorativos, produzidos em material reciclado (garrafas PET, CD e DVD).
 
No percurso entre os bairros da Ilha do Leite e Espinheiro, a Avenida Agamenon Magalhães ganha uma iluminação composta de projetores e elementos decorativos, alternando entre um pontilhão e outro, por um conjunto de cores complementares, proporcionando um efeito visual como de um extenso tapete luminoso, com uma suave variação de cores, resultando num agradável sentimento de alegria e bem-estar.
 
Os refletores, espalhados por todo este trecho, iluminarão as diversas árvores da avenida, destacando a beleza natural das palmeiras, dos flamboyants, das macaibeiras e todas as outras árvores que deixamos de perceber no agitado mundo em que vivemos.
 
As estrelas, elementos decorativos que serão utilizados em larga escala, são um caso à parte. Elas foram inseridas no projeto de iluminação porque trazem à memória a relação com o celestial, com o divino e remetem ao anuncio de um tempo de festejos e como não podia deixar de ser, da chegada do natal.
 
Na Praça do Entroncamento serão instalados cento e cinquenta elementos decorativos, sendo setenta e cinco mandalas, em formato de flor, produzidas a partir da reciclagem de garrafas PET, iluminadas com cordão de LEDs e setenta e cinco bolas natalinas, produzidas com a reciclagem de DVD’s, iluminadas internamente por lâmpadas de vapor metálico, gerando um efeito refratário, de um colorido indescritível.
 
Já na Praça do Arsenal, Rua do Bom Jesus, Rua Barbosa Lima, avenidas Rio Branco, Marquês de Olinda, Alfredo Lisboa e Boa Viagem, além da Rua da Moeda e pontes Giratória, Maurício de Nassau e Buarque de Macedo, a iluminação é assinada por Jamile Tormann, arquiteta curitibana com Mestrado em Iluminação pela Universidade de Brasília e professora do curso de Iluminação do Instituto de Pós-Graduação (IPOG).
 
Jamile está realçando os traços arquitetônicos da cidade serão realçados por meio de uma tecnologia que utiliza diodos de baixo consumo associados à tecnologia LED – que possui uma duração de vida dez vezes maior e um consumo cinco vezes menor se comparado à lâmpada incandescente clássica. Dessa maneira, haverá uma redução de 90% no consumo de eletricidade em comparação ao sistema convencional de lâmpadas.

Matérias Relacionadas
- Recadastramento do Auxílio Moradia segue até terça-feira
- Prefeitura paga Auxílio-Moradia de outubro
- Assistência Social e Iasc realizam ações durante Festa do Morro
- Acesso ao prédio da PCR será feito com identificação a partir desta segunda
- PCR divulga serviços para a Festa do Morro da Conceição
- Prefeitura recebe comissão de comerciantes da Rua Sete de Setembro
- PCR marca presença na abertura da XIV Feira Japonesa do Recife
- Luzes de Natal se acedem no próximo domingo (28)
- Milton Coelho recebe missão da alemã Vitalizing Democracy
- Fórum de Gênero do Recife encerra o ciclo de debates e palestras de 2010
- CTTU monitora "Caminhada pela Paz" em Boa Viagem
- Futebol Participativo chega às oitavas-de-final
- Acesso ao prédio da PCR será feito com identificação a partir de segunda
- Secretário de Ciência e Tecnologia prestigia o Roadshow Alemanha
- Orçamento Participativo do Recife está entre os 20 programas finalistas ao Prêmio Reinhard Mohn 2011
- Rua Sete de Setembro recebe ação de ordenamento
- PCR apresenta projeto de requalificação da Rua Sete de Setembro
- Milton Coelho anuncia I Plano Municipal de Políticas para as Mulheres
- Prefeitura do Recife antecipa salários e décimo terceiro
- Fórum de Gênero do Recife realiza última reunião de 2010


Enviar    Imprimir