Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

MILTON COELHO ACENDE LUZES DE NATAL
07:45 Segunda-feira, 29 de Novembro de 2010

Cais da Alfândega abrigou encontro de famílias recifenses que prestigiaram a inauguração da decoração natalina da cidade  
 
Por Jaciana Sobrinho
 
O prefeito do Recife em exercício, Milton Coelho, acendeu, neste domingo (28), às 18h30, a iluminação natalina da cidade. O evento aconteceu no Cais da Alfândega e foi marcado pelo ligar das luzes da Árvore de Natal de 33 metros de altura, montada no leito do Rio Capibaribe. A partir do ato, ruas, pontes e praças da capital pernambucana também ganharam um brilho especial com a iluminação instalada pela Prefeitura para as festas de fim de ano.
 
“O Natal, como nós sabemos, é um momento de alegria, de sensibilidade, mas é, antes de tudo, para nós que fazemos a gestão do Recife, um momento democrático quando dividimos a cidade com todos. Ao decorar o município, a população encontra-se para dividir a beleza e a alegria do espírito natalino. Tanto faz se pobre ou rico, a emoção é a mesma”, destacou Milton Coelho.
 
A presidente da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, Luciana Félix, enfatizou que a decoração de Natal primou pelo princípio da sustentabilidade e pelo reaproveitamento de materiais. “A Prefeitura este ano reforça o conceito de sustentabilidade, utilizando insumos de baixo consumo elétrico, 200 mil DVDs e CDs repassados pela Delegacia Antipirataria e materiais recicláveis, como garrafas pet”, detalhou.
 
Logo após o acender das luzes no Cais da Alfândega, o público assistiu ao show acústico de Nando Cordel, que fez todos cantarem ao som dos seus grandes sucessos. “Este é só o começo de um grandioso Ciclo Natalino que a Prefeitura traz para a população, oferecendo uma programação diversificada e com grandes nomes da cena musical em Pernambuco como Siba e a Fuloresta, Naná Vasconcelos e Geraldo maia, culminando no Reveillon com atrações nacionais como Martinho da Villa, Eddie e Paralamas do Sucesso”, comentou Renato L, secretário de Cultura.
 
Na ocasião, o público ainda foi surpreendido por uma das novidades deste Ciclo Natalino: um conto natalino com cerca de 8 minutos de duração foi exibido numa tela de água em pleno Rio Capibaribe. Nas proximidades da Ponte Maurício de Nassau, duas bombas d’água formam uma tela de 11m x 5m, onde serão projetados filmes. Ao redor da projeção, 50 bolas iluminadas com lâmpadas LED RGB, que mudarão de cor em sincronia com programação musical. As projeções serão exibidas de quinta a domingo, 19h, 19h30 e 20h.
 
O evento também foi prestigiado pela esposa do prefeito em exercício, Simone Coelho, e pelos secretários Samuel Oliveira (Turismo), Amir Schvartz (Controle e Desenvolvimento Urbano), Cláudio Duarte (Educação), Ceça Britto (Comunicação e Relações com a Imprensa), José Augusto Bichara (chefe de gabinete do prefeito em exercício), além de Carlos Muniz (presidente da Emlurb), e do presidente do Imip, Antônio Carlos Figueira.
 
Embora a decoração de fim de ano já esteja vestindo a cidade com luzes, a abertura oficial do Natal acontece no dia 12 de dezembro, às 18h, no Marco Zero, com concerto da Orquestra Sinfônica do Recife e participação especial de Ivan Lins e do maestro Nelson Ayres.
 
Mais luzes - A partir de agora, também é possível contemplar a decoração natalina em outros pontos da cidade: Praça do Entroncamento, Avenida Agamenon Magalhães, Praça do Arsenal, Rua do Bom Jesus, Rua Barbosa Lima, avenidas Rio Branco, Marquês de Olinda, Alfredo Lisboa e Boa Viagem, além da Rua da Moeda e pontes Giratória, Maurício de Nassau e Buarque de Macedo.
 
A Praça do Entroncamento, o Sítio Trindade e o Teatro de Santa Isabel e Avenida Agamenon Magalhães receberam projeto assinado pela arquiteta Fabiana Santos, assessora técnica da Fundação de Cultura Cidade do Recife. Os 2,2 km de extensão da Agamenon - do Viaduto Joana Bezerra até o elevado da Avenida João de Barros - recebem enfeites luminosos e 522 estrelas coloridas manufaturadas a partir de 65 mil garrafas PET. Serão cerca de 400 árvores e 2,2 km de ornamentação. Tomando como princípios a responsabilidade social, o empreendedorismo e a sustentabilidade, o projeto beneficia diretamente mais de sessenta famílias que construíram os elementos decorativos, produzidos em material reciclado (garrafas PET, CD e DVD).
 
No percurso entre os bairros da Ilha do Leite e Espinheiro, a Avenida Agamenon Magalhães ganha uma iluminação composta de projetores e elementos decorativos, alternada entre um pontilhão e outro, por um conjunto de cores complementares, proporcionando efeito visual como de um extenso tapete luminoso, com uma suave variação de cores, resultando num agradável sentimento de alegria e bem-estar.
 
Os refletores, espalhados por todo este trecho, iluminarão diversas árvores da avenida, destacando a beleza natural das palmeiras, dos flamboyants, das macaibeiras e das outras árvores que deixamos de perceber no agitado mundo em que vivemos.
 
As estrelas, elementos decorativos que serão utilizados em larga escala, são um caso à parte. Elas foram inseridas no projeto de iluminação porque trazem à memória a relação com o celestial, com o divino e remetem ao anuncio de um tempo de festejos e como não podia deixar de ser, da chegada do Natal.
 
Na Praça do Entroncamento, serão instalados cento e cinquenta elementos decorativos, sendo setenta e cinco mandalas, em formato de flor, produzidas a partir da reciclagem de garrafas PET, iluminadas com cordão de LEDs e setenta e cinco bolas natalinas, produzidas com a reciclagem de DVD’s, iluminadas internamente por lâmpadas de vapor metálico, gerando um efeito refratário, de um colorido indescritível.
 
Quem assina a iluminação da Praça do Arsenal, Rua do Bom Jesus, Rua Barbosa Lima, avenidas Rio Branco, Marquês de Olinda, Alfredo Lisboa e Boa Viagem, além da Rua da Moeda e pontes Giratória, Maurício de Nassau e Buarque de Macedo é Jamile Tormann, arquiteta curitibana, com Mestrado em Iluminação pela Universidade de Brasília e professora do curso do mesmo segmento no Instituto de Pós-Graduação (IPOG).
 
Jamile está valorizando os traços arquitetônicos da cidade, que serão realçados por meio de uma tecnologia que utiliza diodos de baixo consumo associados à tecnologia LED – comi uma duração de vida dez vezes maior e um consumo cinco vezes menor se comparado à lâmpada incandescente clássica. Assim, haverá uma redução de 90% no consumo de eletricidade em comparação ao sistema convencional de lâmpadas.
/

Matérias Relacionadas
- Triangular Semifinal do Futebol Participativo agitou a tarde de sábado na Campina do Barreto
- Final de semana de manobras radicais no Geraldão
- Circuito esportivo segue integrando turmas dos Círculos Populares
- Recife recebe financiamento do Governo Federal para macrodrenagem
- Prefeitura prestigia a XIV Feira Japonesa do Recife
- Luzes de Natal se acedem neste domingo (28)
- Recadastramento do Auxílio Moradia segue até terça-feira
- Prefeitura paga Auxílio-Moradia de outubro
- Assistência Social e Iasc realizam ações durante Festa do Morro
- Acesso ao prédio da PCR será feito com identificação a partir desta segunda
- PCR divulga serviços para a Festa do Morro da Conceição
- Prefeitura recebe comissão de comerciantes da Rua Sete de Setembro
- PCR marca presença na abertura da XIV Feira Japonesa do Recife
- Luzes de Natal se acedem no próximo domingo (28)
- Milton Coelho recebe missão da alemã Vitalizing Democracy
- Fórum de Gênero do Recife encerra o ciclo de debates e palestras de 2010
- CTTU monitora "Caminhada pela Paz" em Boa Viagem
- Futebol Participativo chega às oitavas-de-final
- Acesso ao prédio da PCR será feito com identificação a partir de segunda
- Secretário de Ciência e Tecnologia prestigia o Roadshow Alemanha


Enviar    Imprimir