Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

PROJETO QUE REÚNE TRECHOS DE ÓPERAS FAMOSAS ESTREIA NO SANTA ISABEL
10:53 Terça-feira, 30 de Novembro de 2010

Público poderá conferir, gratuitamente, 5 trechos de óperas em 10 concertos, além do espetáculo do Santa Isabel. Apresentações acontecem em comunidades do Recife, Olinda, Jaboatão, Goiana e Palmares

O Áreas Sagradas, projeto inédito em Pernambuco que apresentará trechos de óperas famosas para comunidades do Recife, Olinda, Jaboatão, Goiana e Palmares estreia, nesta quarta-feira (1°), no Teatro de Santa Isabel, às 20h. O público poderá conferir, gratuitamente, trechos de cinco óperas dos compositores Mozart, Rossini, Bizet e Verdi. O projeto tem o apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Relações com a Imprensa/ Comunicação Social e Secretaria de Cultura.

Para a estreia no Santa Isabel, como a entrada é gratuita, os interessados devem começar a retirar os ingressos a partir das 18h30. O projeto acontece até o dia 18 de dezembro em Pernambuco em locais considerados sagrados pela comunidade.

Além do Teatro de Santa Isabel, trechos das óperas As Bodas de Fígaro e A Flauta Mágica (Wolfgang Amadeus Mozart 1756-1791), O Barbeiro de Sevilha (Gioachino Rossini 1792-1868), Carmen (Georges Bizet 1838-1875), e La Traviata (Giuseppe Verdi 1813-1901) serão apresentados em três centros de matriz africana, duas igrejas católicas, três centros espíritas e um centro Hare Krishna.

No Recife, o Áreas Sagradas se apresenta ainda no dia 8 de dezembro no terreiro mais antigo do Estado e segundo do Brasil, o Centro Obá Ogunté (Terreiro de Pai Adão), no bairro de Água Fria. Já no dia 12, os concertos ocorrerão em Palmares, na Igreja de Santa Rosa que, mesmo com a enxurrada que devastou a cidade este ano, ficou intacta.

Em Goiana, a Igreja Nossa Senhora do Carmo, com toda a sua história e beleza em estilo barroco, receberá o projeto no dia 4 de dezembro. Em Olinda dois terreiros são contemplados: o Roça Gêge Oxum Opará, de Pai Raminho de Oxossi; e o Centro Ilê Asé Oloxum, de Pai Vadinho, nos dias 3 e 17 de dezembro respectivamente. Em Jaboatão, no ano do centenário do grande médium Chico Xavier, o concerto será no Lar Espírita Chico Xavier, dia 5, em Candeias.

ÁREAS SAGRADAS - O Áreas Sagradas tem direção artística de Sebastião Câmara e direção de cena de Williams Sant’anna. O projeto propõe uma viagem pela ópera dos séculos XVIII e XIX, respectivamente dos períodos clássico e romântico.

A iniciativa pretende, além de levar a música dos grandes compositores a locais considerados sagrados, incentivar que o público, independentemente da crença ou religião, conheça esses locais. O patrocínio do projeto é do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Educação e Governo de Pernambuco.

Matérias Relacionadas
- Programa Multicultural prorroga inscrições para Oficinas em três RPAs
- Evento no Pátio de São Pedro encerra comemorações do Mês da Consciência Negra
- Missão da alemã Vitalizing Democracy visita obras na segunda-feira
- Drama, romance e comédia nos cinemas do Parque e Apolo
- Memória da Cana estreia no Recife
- Sítio Trindade apresenta História de Pingos e Chuva
- Relações entre Jornalismo e Mediação Cultural discutidas no Museu Murillo La Greca
- Cristina Machado inaugura exposição e lança livro no Mamam
- Prefeitura do Recife homenageia Filhos de Gandhy
- Corte Seco surpreende platéia do FRTN
- Cinema e poesia em cartaz na Biblioteca de Afogados
- Terça Negra tem Filhos de Gandhi e batismo do Afoxé Omo Nilê Ogunjá
- Programa Multicultural abre inscrições para Oficinas nas RPAs
- Prefeitura do Recife restaura pista de cooper no Sítio Trindade
- Oficina do Programa Multicultural renova espaços no CRAS Bido Krause
- Semana de Fotografia e La Greca Jazz e Etc despedem-se do público
- Um grande Rebú marca o domingo no Barreto Júnior
- Os Fuzis da Senhora Carrar engrandece noite do Hermilo Borba Filho
- Milton Coelho anuncia programação do Ciclo Natalino 2010
- Drama, suspense e comédia no Cinema do Parque


Enviar    Imprimir