Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Instituto Pelópidas Silveira

UNICAP E INSTITUTO PELÓPIDAS SILVEIRA DISCUTEM PARCERIA PARA REVITALIZAÇÃO DO BAIRRO DA BOA VISTA
18:51 Terça-feira, 30 de Novembro de 2010

A primeira reunião entre a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e o Instituto da Cidade - Pelópidas Silveira para a criação de convênio para estudar a revitalização e requalificação da áreas ao redor da universidade, no centro do Recife, foi realizada nesta terça-feira (30). A prefeitura tem como principais planos de parceria para este convênio, o Recife! Nosso Centro, o projeto Recife Centro - Desenho e Negócios e o mais importante, o programa Bairro Escola. O encontro aconteceu na sede do Instituto da Cidade e teve a participação do Padre Pedro Rubens Ferreira de Oliveira, reitor da Unicap.
 
O Instituto mapeou as instituições de ensino que ficam no bairro da Boa Vista. São mais de 50 instituições que variam de universidades, cursos técnicos, escola de línguas, colégios e confirmou que não havia nenhum programa de requalificação da área, o que a torna em dias úteis um caos, contrastando com o vazio urbano nos finais de semana. Os estudos serão feitos para equilibrar esses dois momentos do bairro, que já possui uma tendência de crescimento.

A Unicap, em sua área de arquitetura e urbanismo, quer juntar esforços junto ao Instituto da Cidade para integrar o espaço urbano da área no processo educativo, promover a qualidade a partir dos equipamentos públicos e conectar esses equipamentos de educação através de vias que priorizem a mobilidade e a segurança do pedestre. Apenas na unidade, passam cerca de 1.200 estudantes por dia. Além disso, o bairro da Boa Vista é considerado de grande potencial para habitação, serviços de cultura (cinema, por exemplo) e serviços de apoio, como mercados.

Bairro Escola - A essência do Programa Bairro Escola surgiu em São Paulo, na Vila Mariana dentro da ONG paulista Cidade Escola Aprendiz. Em Recife é encabeçado pela Secretaria de Educação em parceria com o Aprendiz e o Instituto Avon. Inicialmente o programa estava restrito a gestão dos programas Escola Aberta, Mais Educação e ao GAC de forma harmoniosa dentro dos muros da escola. Com a chegada do Instituto da Cidade foi proposto ultrapassar os muros e, dentro da filosofia da Cidade Educadora, tornar o espaço urbano como instrumento e espaço de educação.

Desta forma, o Instituto propõe melhoria nos espaços públicos de esportes, cultura e lazer e na ligação entre os mesmos trabalhando as questões de mobilidade e espaços urbanos seguros. Para tanto, a participação da comunidade escolar (professores, educadores, mães e alunos) e de outras representações da comunidade é de fundamental importância, pois os mesmos são responsáveis pela identificação dos espaços potencialmente educativos e pelo link entre esses espaços e atividades pedagógicas da escola.

Recife! Nosso Centro - tem como objetivo promover a requalificação integrada do Centro do Recife, resgatando seu papel como referencial metropolitano de comércio, serviços e moradia, restituindo a simbologia histórica e cultural característica desse território junto à população da cidade.

Matérias Relacionadas
- João da Costa retorna ao Recife após recuperação em São Paulo
- Evento de moda abriga Feira das Mulheres da Economia Popular e Solidária
- Fiéis sobem ladeiras em procissão para o início da Festa do Morro da Conceição
- Plano de Políticas para as Mulheres é apresentado às delegadas do OP
- Triangular Semifinal do Futebol Participativo agitou a tarde de sábado na Campina do Barreto
- Final de semana de manobras radicais no Geraldão
- Circuito esportivo segue integrando turmas dos Círculos Populares
- Recife recebe financiamento do Governo Federal para macrodrenagem
- Milton Coelho acende Luzes de Natal
- Prefeitura prestigia a XIV Feira Japonesa do Recife
- Luzes de Natal se acedem neste domingo (28)
- Recadastramento do Auxílio Moradia segue até terça-feira
- Prefeitura paga Auxílio-Moradia de outubro
- Assistência Social e Iasc realizam ações durante Festa do Morro
- Acesso ao prédio da PCR será feito com identificação a partir desta segunda
- PCR divulga serviços para a Festa do Morro da Conceição
- Prefeitura recebe comissão de comerciantes da Rua Sete de Setembro
- PCR marca presença na abertura da XIV Feira Japonesa do Recife
- Luzes de Natal se acedem no próximo domingo (28)
- Milton Coelho recebe missão da alemã Vitalizing Democracy


Enviar    Imprimir