Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

MOSTRA CINEMA E DIREITOS HUMANOS NA AMÉRICA DO SUL CHEGA AO RECIFE
00:00 Sexta-feira, 3 de Dezembro de 2010

Considerado um marco consolidado no calendário anual dos direitos humanos no País, a quinta edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul movimenta a cidade do Recife entre os dias 06 e 12 de dezembro. Realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com apoio da Prefeitura do Recife, a 5ª Mostra, traz ao Cinema São Luiz obras cinematográficas contemporâneas de todos os países sul-americanos que representem e traduzam questões atuais de direitos humanos.

Criada em 2006 para celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Mostra vem se firmando como um espaço de reflexão, inspiração e promoção do respeito à dignidade da pessoa humana e tem como principal objetivo garantir o acesso à cultura.

Prevista no eixo Educação e Cultura em Direitos Humanos do Programa Nacional de Direitos Humanos - PNDH-3, a realização da Mostra possibilita que o cinema seja reconhecido como importante instrumento para o debate, a promoção e o respeito aos direitos fundamentais.

O evento, que tem curadoria do cineasta e produtor cultural Francisco Cesar Filho, acontece em 20 capitais: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo e Teresina. Foram selecionados para esta edição 41 filmes, separados em três seções: Contemporâneos, Retrospectiva Histórica e Homenagem.

A abertura da Mostra será no dia 06 de dezembro, às 20h, no Cinema São Luiz, com a exibição dos filmes brasileiros “Carnaval dos Deuses” e “Leite e Ferro”, além do argentino “Meu Companheiro”.

Com exibição gratuita, e exibições especialmente destinadas às pessoas com deficiência visual, a 5ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul terá as sessões sempre nos horários das 14h, 16h, 18h e 20h. A programação completa, com a sinopse dos filmes, pode ser encontrada no site www.cinedireitoshumanos.org.br

Projeto Cine Educação em Direitos Humanos - Das 20 capitais em que acontecerá a 5ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, duas participarão de um projeto piloto, o Cine Educação em Direitos Humanos: Rio Branco e Recife. Elaborado no âmbito da Mostra, o projeto será implementado pela Via Gutenberg/Cinemateca Brasileira e busca disseminar conteúdos audiovisuais que contribuam para a melhoria da educação no País ao difundir o cinema como veículo de manifestações artísticas e importante para a identificação cultural e a consciência da cidadania.

Baseado na metodologia do programa Cine Educação, com o diferencial de que as atividades serão desenvolvidas com base em filmes apresentados na quinta edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, o projeto tem o objetivo de fundamentar o trabalho pedagógico da rede pública de ensino com a temática de direitos humanos.

O público beneficiado do Cine Educação em Direitos Humanos é a rede pública de ensino, atingindo três públicos distintos: dirigentes escolares; professores e os alunos da rede que participarão de sessões de cinema e, posteriormente, de atividades propostas pelos professores.

Serviço:


5ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América da Sul
De 06 a 12 de dezembro
Sessões: 14h, 16h, 18h e 20h.
Cinema São Luiz - Rua da Aurora, 175, Boa Vista - Recife – PE
Matérias Relacionadas
- Caderno de Textos recebe traduções em Libras e áudio-descrição
- Secretaria de Cultura recebe propostas artísticas para o Carnaval 2011
- Luiz Gonzaga é homenageado no Pátio de São Pedro
- Grupo Consultório de Rua celebra Dia Mundial de Combate à AIDS no Recife
- Avaliação com equipe e público encerra XV edição do FRTN
- Música clássica, infantil, MPB e drama na grade dos teatros da PCR
- Inscrições para o Concurso de Iluminação Natalina encerram hoje
- Projeto que reúne trechos de óperas famosas estreia no Santa Isabel
- Programa Multicultural prorroga inscrições para Oficinas em três RPAs
- Evento no Pátio de São Pedro encerra comemorações do Mês da Consciência Negra
- Missão da alemã Vitalizing Democracy visita obras na segunda-feira
- Drama, romance e comédia nos cinemas do Parque e Apolo
- Memória da Cana estreia no Recife
- Sítio Trindade apresenta História de Pingos e Chuva
- Relações entre Jornalismo e Mediação Cultural discutidas no Museu Murillo La Greca
- Cristina Machado inaugura exposição e lança livro no Mamam
- Prefeitura do Recife homenageia Filhos de Gandhy
- Corte Seco surpreende platéia do FRTN
- Cinema e poesia em cartaz na Biblioteca de Afogados
- Terça Negra tem Filhos de Gandhi e batismo do Afoxé Omo Nilê Ogunjá


Enviar    Imprimir