Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico

FEIRAS DE ARTESANATO ORGANIZADAS PELA PREFEITURA DO RECIFE JÁ ACEITAM CARTÃO DE CRÉDITO
12:09 Terça-feira, 7 de Dezembro de 2010

Atualmente, todas as feirinhas do Prodarte já disponibilizam o serviço. Os artesãos ligados ao programa estão pagando uma taxa abaixo do valor do mercado para utilização das maquininhas.

Comercialização de produtos artesanais com a utilização de cartões de crédito. Uma inovação nas feiras de artesanato organizadas pelo Programa de Desenvolvimento do artesanato, o Prodarte. O Programa é gerido pela Secretaria Municipal de Ciência Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife (SCTDE) e visa apoiar as atividades dos artesãos, promovendo o artesanato local como atividade econômica lucrativa.

Hoje, a maior parte das pessoas prefere fazer compras utilizando cartões de débito ou crédito. É muito mais seguro e prático. “Gosto de tudo o que se vende em feiras de artesanato! A junção das feiras com a possibilidade de pagamento dos produtos com o cartão é perfeita, pois tenho a possibilidade de comprar mesmo sem ter o dinheiro na mão”, falou Jamile Conceição, recifense que sempre visita as feitas de artesanato do bairro do Recife.

Atualmente, todas as feirinhas do Prodarte já disponibilizam o serviço de pagamento por meio de cartão de crédito ou débito. O serviço é fruto de um acordo entre a SCTDE e a Cielo, empresa de meios de pagamentos eletrônicos realizados por intermédio de cartões de crédito e débito. No acordo também, os artesãos ligados ao programa estão pagando uma taxa abaixo do valor do mercado para utilização das maquininhas. Desta forma, o valor do aparelho Desktop Cabo de energia, que custa em média R$ 99, é reduzido para R$34,90 por mês.

Esse valor diferenciado pago pelos artesãos expositores é um incentivo para a ampliação da comercialização dos artigos”, comentou a gerente de Fomento ao Artesanato da SCTDE, Fátima Nery. A gerente acrescentou que além de inserir os artesãos no mercado que atualmente gira em torno do cartão de crédito, o serviço garante mais segurança para os artesãos que não terão a necessidade de voltar para casa com o dinheiro.

Para funcionar, a maquineta do modelo Desktop Cabo de energia necessita apenas de ser ligada em um ponto de energia. A conexão do modelo é realizada sem a necessidade de uma linha telefônica, pois funciona com a tecnologia GPS (Sistema de Posicionamento Global). De forma mais prática, o artesão cadastrado no Prodarte poderá atuar em diversos locais do Recife em que ocorrem as feiras, sempre acompanhado dos aparelhos.

A participante das feiras da Unicap e de Casa Forte, Maria do Socorro Belquior, antes da parceria já possuía uma máquina que aceitava apenas uma bandeira de cartão, o que não correspondia com a demanda dos clientes. “Aproveitei a ação para solicitar um outro equipamento que aceite mais cartões, assim irei comercializar mais bijuterias e blusas customizadas”, contou a artesã que já participou de grandes feiras como a Fenahall e Fenearte.
Matérias Relacionadas
- Artesãos ligados ao Prodarte expõem em congresso
- Prefeitura divulga resultado de pesquisa sobre cadeias produtivas
- PCR reúne secretários de ciência e tecnologia de diversas cidades pernambucanas
- Sistema Público oferece 94 vagas de emprego
- Feiras de artesanato acontecem nos quatro cantos do Recife
- Seleção do Prominp acontece no próximo domingo
- Recife participa da Câmara Temática de Promoção Comercial e Tecnológica
- Secretário de Ciência e Tecnologia participa da 19ª Semana do Empreendedor
- Mês das Micro e Pequenas Empresas é comemorado com ações do Empreendedor Individual
- Concurso de redação da V SMCT premia trabalho sobre a natureza
- Secretário ministra palestra em evento da FCAP
- PCR abre a 5ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia
- Milton Coelho abre a 5ª edição da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia
- Secretário ministra palestra sobre economia solidária
- Feiras de alimentos orgânicos acontecem nesta sexta e sábado
- Prefeitura divulga vagas do Sistema Público de Emprego para esta quarta (29)
- Recife sedia o I Encontro dos Caminhoneiros de Pernambuco
- PCR divulga classificados para próxima etapa da seleção para monitores dos Telecentros
- Artesanato recifense é apresentado em evento da Lagoa do Carro
- Recife abre Simpósio Internacional de Ciência e Tecnologia


Enviar    Imprimir