Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

MILHARES DE FIÉIS COMEMORAM O DIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
09:21 Quinta-feira, 9 de Dezembro de 2010

Como em outros anos, a Prefeitura do Recife marca presença com ações direcionadas à população

Por Mauro Rossiter

A 106ª Festa de Nossa Senhora da Conceição teve seu encerramento, nesta quarta-feira (08) – data da comemoração à Nossa Senhora-, marcado pela presença de milhares de fiéis que compareceram ao Morro da Conceição, em Casa Amarela, para celebrar, orar e pagar promessas. Pelas estimativas dos organizadores, cerca de 800 mil pessoas passaram pelo local durante todos os dias de festas.

Como em outras edições, a Prefeitura do Recife marcou presença com ações direcionadas à população que frequenta o local nesse período de comemoração religiosa. Na área de saúde, as pessoas puderam contar com atendimentos no Posto de Saúde da Família José Bonifácio dos Santos, no alto do Morro, onde uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estava de prontidão.

Segundo a técnica-socorrista do Samu, Regilene Maria de Araújo, nesta quarta-feira haviam sido realizados cerca de 20 atendimentos até o final da tarde, todos sem gravidade. “A maioria foi de casos de idosos com pressão alta”, relatou. Apenas um caso um pouco mais delicado surgiu durante o dia. “Um paciente diabético apareceu com as taxas um pouco alteradas, mas foi medicado e hidratado”. Houve também distribuição de preservativos, feita por um grupo de 20 pessoas da Secretaria de Saúde, das 13h às 19h.

O trânsito no local da Festa e no entorno estava sendo orientado com o auxílio da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), contando com o apoio de 45 agentes por turno. Uma equipe também acompanhou a última procissão, que saiu do Parque da Jaqueira até o Morro, com batedores e agentes de trânsito.

A Dircon contou com 320 pessoas trabalhando durante a Festa. Só nesta quarta-feira, uma média de 150 pessoas estava fiscalizando, aproximadamente, 600 equipamentos licenciados pelo órgão (barracas de artigos religiosos, de alimentação, brinquedos, entre outros). No mesmo dia, foram apreendidos cerca de 15 equipamentos. “O nosso objetivo principal é proporcionar o livre acesso dos romeiros ao santuário, o que inclui a retirada dos ambulantes irregulares do local”, relatou o coordenador da Dircon na Festa, André Barbosa. “E é bom frisar que a apreensão só é feita após a terceira advertência verbal”, completou.

A segurança do local teve o apoio da Guarda Municipal, com parte do efetivo deslocado para o período de festividades. Durante o último dia, o efetivo era de 40 agentes, que recebeu o reforço de mais 20 profissionais após as 18h. “Além da segurança, também trabalhamos com incursões educativas junto à Dircon, ao Posto de Saúde da Família e demais órgãos da Prefeitura”, explicou o sub-inspetor da Guarda Municipal, Lenildo Ferreira, responsável pela área do alto do Morro.

A limpeza do local ficou a cargo da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). Segundo informações do gerente de Serviços e Fiscalização da Diretoria de Limpeza Urbana (DLU), Erenilson Rodrigues, durante o dia de Nossa Senhora da Conceição, o órgão contou com 04 agentes de fiscalização e 55 pessoas, distribuídas em turnos, cuidando da limpeza, trabalhando da 0h às 23h, fazendo a varrição do local. No período das festividades, o órgão ainda disponibilizou duas caixas compactadoras de lixo e um veículo coletor de lixo domiciliar pequeno, chamado “baby”, que, só no último dia, deu quatro viagens para o recolhimento dos resíduos sólidos.

Pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social também não foram esquecidas pelas ações da PCR. O Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc) se instalou em alguns pontos próximos ao local da Festa, como na Escola Municipal Júlio Vicente Alves de Araújo, no alto do Morro.

De acordo com a gerente de Abordagem Social do Iasc, Mônica Holanda Cavalcanti, o órgão pode, dessa forma, realizar 247 atendimentos, somente nessa unidade, durante os dias de festividades. O perfil das pessoas atendidas era de mães que estavam trabalhando e levavam seus filhos junto com elas. As crianças foram cadastradas e puderam participar de oficinas culturais, recreação e receberam alimentação enquanto suas mães trabalhavam. Vinte e duas crianças trabalhadoras foram cadastradas entre terça (07) e quarta-feira (08), e seus pais receberão a visita do Iasc posteriormente, para explicar a importância dos estudos e evitar que mais um direito das crianças seja violado. Algumas pessoas que estavam mendigando também foram atendidas pelo Instituto.

Matérias Relacionadas
- Holandeses visitam Instituto da Cidade para conhecer o Recife
- Décimo terceiro será antecipado para esta sexta-feira (10)
- 2º Encontro Anual das Comissões de Usuários apresenta balanço de ações realizadas na área de esporte e lazer
- João da Costa participa de missa em ação de graças por sua recuperação
- Prefeitura do Recife participa de seminário sobre sustentabilidade
- PCR capacita locutores do Ciclo Natalino
- Missa em ação de graças é celebrada pela recuperação de João da Costa
- Sebrae conta com apoio da Prefeitura para divulgar formalização
- Recife Recebe a 5ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul
- Procon-Recife realiza ação para conscientizar comerciantes e consumidores na Festa do Morro
- PCR divulga abre e fecha para o feriado de Nossa Senhora da Conceição
- Obras e projetos para o Recife são contemplados pelo PAC 2
- Recife emplaca Rejane Pereira na Unidade de Gênero da Rede Mercocidades
- Milton Coelho prestigia missa em celebração aos cem anos da Arquidiocese de Olinda e Recife
- Instituto Pelópidas Silveira participa do Fórum Mobilidade Urbana e Qualidade de Vida
- Instituto Pelópidas Silveira discute Sustentabilidade Urbana
- Barcelona e Real irão decidir o Futebol Participativo 2010
- Comerciantes populares que atuam na Festa do Morro poderão formalizar-se
- 5ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul chega ao Recife
- PCR realiza Semana de Direitos Humanos


Enviar    Imprimir