Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITURA DO RECIFE DIVULGA BALANÇO DE AÇÕES REALIZADAS DURANTE A FESTA DO MORRO
00:00 Quinta-feira, 9 de Dezembro de 2010

A infraestrutura da gestão municipal foi disponibilizada para beneficiar todos os frequentadores do local

O dia de Nossa Senhora da Conceição foi comemorado na última quarta-feira (08), no Morro da Conceição, Bairro de Casa Amarela, marcando o encerramento da 106ª da Festa. Mais de 800 mil pessoas visitaram o local durante os dez dias de festividades, segundo os organizadores. O turismo religioso é um dos fatores que faz com que o público da Festa aumente a cada ano.

Com o objetivo de dar condições a esse grande público para aproveitar a oportunidade de conhecer, frequentar e realizar atividades ligadas a essa manifestação religiosa, como orar e pagar promessas, a Prefeitura do Recife disponibilizou a infraestrutura necessária para que todos tivessem conforto e comodidade durante todos os dias da Festa. Confira o balanço das ações oferecidas pela PCR durante a festa:

Limpeza Urbana - Entre os dias 29 de novembro e 9 de dezembro, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (EMLURB) fez a retirada de 70 toneladas de resíduos. Foram utilizados mais de 15 veículos entre caminhões de lixo, carro-pipa, caçambas estacionárias e de fiscalização. A Emlurb gastou 70 mil litros de água e 70 litros de detergente na limpeza das vias. Mais de 700 servidores foram disponibilizados para os serviços de limpeza, melhorias na iluminação, podas, capinação, pintura de meio-fio, varrição e coleta de lixo.

Procon-Recife – O órgão não identificou nenhuma prática abusiva que pudesse lesar os consumidores durante as festividades da 106ª Festa do Morro da Conceição. Técnicos do Procon realizaram, durante o período que antecedeu o 8 de dezembro e também na data, um trabalho de conscientização junto aos comerciantes. Entre as atividades ilegais mais comuns estão a cobrança de mesa em bares e restaurantes, a consumação mínima e a exigência do pagamento da taxa de 10%, que é opcional.

Iasc - O Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc) realizou 247 atendimentos na Escola Municipal Júlio Vicente Alves de Araújo, no alto do morro, e 211 atendimentos no Largo Dom Luiz, próximo ao local da festa. O objetivo foi atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e exclusão social. Durante o atendimento, realizado do dia 29 de novembro até o dia 8 de dezembro, as crianças puderam participar de oficinas culturais, recreação e receberam alimentação enquanto suas mães trabalhavam.

Vinte e duas crianças trabalhadoras também foram cadastradas entre terça (07) e quarta-feira (08), pela equipe de abordagem social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Essas não foram autorizadas pelos pais a participar das ações e por causa disso as famílias receberão posteriormente a visita de funcionários do Iasc que explicarão sobre a importância dos estudos para poder evitar que mais um direito das crianças seja violado. O Ministério do Trabalho também será avisado sobre essa questão. As ações durante as festividades do Morro da Conceição foram realizadas pelo Iasc, Creas e a equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

Dircon - Durante as celebrações da Festa do Morro, entre os dias 29 de novembro e 08 de dezembro, a Dircon realizou um total de 50 apreensões. Dessas, 21 foram só nesta quarta-feira (08), Dia de Nossa Senhora da Conceição, ponto alto das comemorações. Foram apreendidos oito tabuleiros de pirulitos, uma carroça de som com 97 CDs e 109 DVDs (que serão encaminhados à Delegacia de Pirataria), quatro isopores de bebidas, duas caixas de fogos de artifício, 20 bolas plásticas, dois tabuleiros de produtos diversos e 28 cadeiras que se encontravam na via pública.

Saúde - Como parte das ações da Festa do Morro, a Secretaria de Saúde do Recife desenvolveu diversas atividades, envolvendo mais de 250 profissionais. Entre elas, desratização no bairro e em comunidades vizinhas, contemplando a cerca de 3,8 mil imóveis. Os agentes de Vigilância Ambiental ainda realizaram tratamento contra muriçocas, combateram a dengue e monitoraram a qualidade da água para consumo humano.

A Vigilância Sanitária também fez bonito nas festividades em homenagem à Nossa Senhora. No período, promoveu mais de duas mil fiscalizações ao comércio formal e informal de alimentos, tirando de circulação produtos que poderiam comprometer a saúde dos consumidores. Os inspetores ainda atenderam a denúncias da população e orientaram vendedores sobre boas práticas alimentares.

Como estratégia para a época, a Secretaria instalou no PSF do Morro da Conceição um posto avançado do Samu. A unidade teve o reforço de quase 70 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e agentes de enfermagem, condutores, socorristas e auxiliares de serviços gerais. O estabelecimento contou com o suporte de uma ambulância durante as festividades. Uma segunda viatura foi disponibilizada no dia da procissão. Pela proximidade geográfica com o Morro, também ganharam atenção especial as escalas de plantão da Policlínica e Maternidade Professor Barros Lima, em Casa Amarela.

Agentes de redução de danos do Programa + Vida também desenvolveram atividades no local. Os técnicos distribuíram material educativo e preservativos masculinos, além de trocar garrafas de vidro por vasilhames plásticos. Como parte do trabalho, os técnicos abordaram o público sobre importância da hidratação oral e do consumo responsável de álcool e riscos da ingestão de entorpecentes.

Outra ação de sucesso no Morro foi a disponibilização da testagem rápida de HIV durante as homenagens à Imaculada. Durante três dias, 212 pessoas aproveitaram a oportunidade para fazer o exame, cujo resultado foi divulgado em apenas 30 minutos. A oferta do procedimento, simples e eficiente, agradou aos usuários. Os dois casos positivos para a presença do vírus transmissor da doença receberam encaminhamento para o serviço municipal de saúde.
Matérias Relacionadas
- Na rua ou no palco, o final de semana é do 2º Festival de Teatro do CPEL
- Domingo de cultura no Bairro do Recife
- Holandeses visitam Instituto da Cidade para conhecer o Recife
- Décimo terceiro será antecipado para esta sexta-feira (10)
- Milhares de fiéis comemoram o dia de Nossa Senhora da Conceição
- 2º Encontro Anual das Comissões de Usuários apresenta balanço de ações realizadas na área de esporte e lazer
- João da Costa participa de missa em ação de graças por sua recuperação
- Prefeitura do Recife participa de seminário sobre sustentabilidade
- PCR capacita locutores do Ciclo Natalino
- Missa em ação de graças é celebrada pela recuperação de João da Costa
- Sebrae conta com apoio da Prefeitura para divulgar formalização
- Recife Recebe a 5ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul
- Procon-Recife realiza ação para conscientizar comerciantes e consumidores na Festa do Morro
- PCR divulga abre e fecha para o feriado de Nossa Senhora da Conceição
- Obras e projetos para o Recife são contemplados pelo PAC 2
- Recife emplaca Rejane Pereira na Unidade de Gênero da Rede Mercocidades
- Milton Coelho prestigia missa em celebração aos cem anos da Arquidiocese de Olinda e Recife
- Instituto Pelópidas Silveira participa do Fórum Mobilidade Urbana e Qualidade de Vida
- Instituto Pelópidas Silveira discute Sustentabilidade Urbana
- Barcelona e Real irão decidir o Futebol Participativo 2010


Enviar    Imprimir