Direitos Humanos e Segurança Cidadã     III Ciclo de palestras do Fórum Recife do Envelhecimento Ativo é encerrado Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

III CICLO DE PALESTRAS DO FÓRUM RECIFE DO ENVELHECIMENTO ATIVO É ENCERRADO
18:26 Terça-feira, 14 de Dezembro de 2010

Fotos: Carlos Augusto
Evento aconteceu na tarde desta terça-feira (14),
Cerca de 300 pessoas participaram do encontro

Os oito encontros realizados mensalmente trouxeram para várias pessoas a oportunidade de debater assuntos de interesse do segmento

Por Priscyla Lôbo

Educação para um Envelhecimento Inclusivo. Foi esse o tema de encerramento do III Ciclo de Palestras do Fórum Recife do Envelhecimento Ativo deste ano. O evento, realizado pela Prefeitura do Recife, por meio as Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC), aconteceu na tarde desta terça-feira (14), no auditório da Faculdade Frassinetti Recife (Fafire), na Avenida Conde da Boa Vista.

Além da palestra, o encerramento contou com uma animada aula de alongamento e a apresentação cultural de três grupos de idosos: o coral Novo Milênio, o grupo Viver a Vida; e a Associação de Idosos São Joaquim, para cerca de 300 pessoas.

Para Tarsia Regina da Silva, pedagoga da Secretaria Municipal de Educação e que ministrou a palestra, na cidade do Recife houve um grande crescimento de pessoas idosas incluídas e interessadas em educação. “Por isso a importância de implementar esse tipo de discussão entre as pessoas idosas, como também, entre as crianças e os jovens”, disse Tarsia.

O objetivo desse último Fórum foi inserir a temática do envelhecimento na abordagem da educação e integrar o tema entre as gerações, fazendo com que as pessoas idosas possam interagir com os seus filhos e netos, incluindo a discussão nas universidades e nas escolas, para que todos entendam o processo de envelhecimento.

“O segmento dos idosos é um dos mais mobilizados e mobilizadores com os quais nós da Prefeitura do Recife trabalhamos, através da promoção da defesa dos seus direitos”, explicou Amparo Araújo, secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã.

Os oito encontros realizados mensalmente – de maio a dezembro – do III Ciclo de Palestras do Fórum Recife de Envelhecimento Ativo, trouxe para várias pessoas a oportunidade de debater assuntos de interesse do segmento, além de fortalecer a convivência entre eles. É o caso da dona de casa Cledinalda Menezes, 68 anos, que compareceu a todos os encontros do Fórum: “Fico muito feliz em ter acompanhado todos os temas que foram abordados. Muita coisa que eu vi aqui esclareceu bastante as minhas dúvidas do dia a dia. Espero que no ano que vem as palestras sejam tão interessantes, como as desse ano,” disse.

O Fórum - III Ciclo de Palestras do Fórum Recife do Envelhecimento Ativo tem o objetivo de proporcionar um debate acadêmico social voltado para o aprofundamento de temáticas e socialização de experiências que promovam a prática do envelhecimento ativo. Pretende também promover reflexão sobre as questões trazidas pelo envelhecimento humano, apreendidas na perspectiva da educação em Direitos Humanos.

- SDHSC encerra III Ciclo de Palestras do Fórum Recife do Envelhecimento Ativo
- Debate aborda a luta das mulheres pelos seus direitos
- PCR exibe filme e promove reflexão sobre a importância dos Direitos Humanos
- PCR para por dez minutos para refletir sobre os Direitos Humanos