Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITURA DO RECIFE PRESTIGIA PUBLICAÇÃO DE INDICADORES DO OBSERVATÓRIO DO RECIFE
00:00 Quarta-feira, 15 de Dezembro de 2010

Foi lançada na noite desta terça-feira (14), no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), em Santo Amaro, a segunda edição da Publicação de Indicadores do Observatório do Recife. O documento é fruto de uma parceria entre a Prefeitura do Recife e o Observatório, com o objetivo de criar um sistema de indicadores que subsidiem a formulação e a implementação das políticas públicas para a capital pernambucana. A nova publicação apresenta alguns índices sociais relativos a vários temas considerados prioritários para a administração pública, como: saúde, educação, meio ambiente, moradia, saneamento, segurança, juventude, governança, entre vários outros. Estiveram representando a Prefeitura do Recife no evento, o coordenador do Instituto Pelópidas Silveira, Milton Botler, as secretárias Evelyne Labanca (Gestão e Planejamento) e Rejane Pereira (Mulher).

Durante o lançamento, Botler frisou a importância do levantamento para o desenvolvimento de políticas públicas pela PCR. “Trata-se de um parâmetro importante para o direcionamento de projetos e ações da Prefeitura. A comparação estatística entre capitais, no entanto, precisa levar em consideração outros fatores, como as desigualdades regionais históricas. O Recife, por exemplo, está em uma das regiões mais pobres do País, mas se compararmos os índices da nossa cidade com os de outras capitais, veremos que os indicadores são excelentes, explicou. O levantamento se propõe a ser uma contribuição para a gestão municipal, mas não uma avaliação de sua atuação, já que incorpora instâncias relativas ao trabalho desenvolvido pelos governos estadual, federal, além de Organizações Não-Governamentais e empresas privadas que recebem subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas.

Em vários indicadores analisados pelo Observatório, a capital pernambucana apresenta importante evolução. Juventude, Mobilidade e Segurança registraram melhorias em todos os nove itens analisados. Outra categoria que computou avanço significativo foi o ensino fundamental, onde a Secretaria de Educação possui maior atuação. Dos 21 itens analisados, 14 melhoraram e quatro permaneceram estáveis. No Nordeste, o Recife aparece na 3ª colocação em taxa de aprovação, taxa de distorção idade/série, taxa de reprovação e na média do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Na média do Ideb relativa aos anos finais do Ensino Fundamental, entretanto, o Recife ocupa apenas a 8ª posição. O importante é que onde há deficiências, a Prefeitura já possui projetos para revertê-las. Neste caso, por exemplo, já há um financiamento do Banco Mundial, em fase de preparação ou captação, para reduzir as distorções e investir na melhoria do ensino, ponderou a secretária de Gestão e Planejamento, Evelyne Labanca.

Outro detalhe importante, segundo a secretária, é que mesmo onde os índices não se mostram momentaneamente tão favoráveis, como no número absoluto de miseráveis, onde o Recife registra 20,75% da população abaixo da linha de pobreza, pode-se observar uma importante evolução. Entre 2005 e 2008, período a que se referem os dados, houve uma redução significativa no número de miseráveis no Recife, de 30% para 20%. Isso é um dado bastante relevante. Mostra-nos que, além de observar o número puro, a colocação da cidade em um ranking, fazer comparações isoladas, deve-se considerar principalmente a evolução que mostra uma melhora considerável, salientou Evelyne. Os números de 2009 e 2010, referentes ao período da atual administração municipal, só devem ser conhecidos na próxima edição da publicação.

Observatório - É um projeto que reúne 28 instituições não governamentais da capital e integrante da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, organização que congrega 21 cidades do país. O trabalho do Observatório consiste em agrupar e avaliar os índices sociais da cidade, bem como formular e acompanhar um conjunto de metas de curto, médio e longo prazo. Posteriormente, serão agregados novos dados estratégicos, que podem trazer detalhamento das informações por região ou bairro, e análises comparativas com outras cidades do país. O Observatório do Recife acompanha tendências de experiências de sucesso realizadas por sociedades civis organizadas no Brasil e em outros países da América Latina.

Matérias Relacionadas
- Turistas vão às compras na feirinha da Economia Popular e Solidária
- Encontro no Clarice Lispector discute DST-Aids
- Palestra no auditório da Emprel abordará Requalificação do Centro do Recife
- Secretaria Especial de Relações com a Imprensa é a nova parceira das mulheres em 2011
- Secretária Especial de Relações com a Imprensa e Comunicação da PCR recebe festa surpresa de aniversário
- Feira das artesãs da Prefeitura do Recife oferece promoção de Natal
- Aviso sobre empréstimos consignados
- 2º Festival de Teatro dos Círculos Populares resgatou história do MCP
- Domingo de cultura no Bairro do Recife
- Jogos Escolares terminam com grande corrida neste domingo
- Mulheres participam de oficina sobre orçamento sensível a gênero
- Na rua ou no palco, o final de semana é do 2º Festival de Teatro do CPEL
- Prefeitura do Recife divulga balanço de ações realizadas durante a Festa do Morro
- Domingo de cultura no Bairro do Recife
- Holandeses visitam Instituto da Cidade para conhecer o Recife
- Décimo terceiro será antecipado para esta sexta-feira (10)
- Milhares de fiéis comemoram o dia de Nossa Senhora da Conceição
- 2º Encontro Anual das Comissões de Usuários apresenta balanço de ações realizadas na área de esporte e lazer
- João da Costa participa de missa em ação de graças por sua recuperação
- Prefeitura do Recife participa de seminário sobre sustentabilidade


Enviar    Imprimir