Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

FORRÓ PARA O REI DO BAIÃO
15:43 Sexta-feira, 17 de Dezembro de 2010

16 dez Uma justa homenagem ao representante maior da música popular nordestina, Luiz Gonzaga, encheu de alegria o Pátio de São Pedro na noite desta quinta-feira (16). Os músicos e o público que compareceram ao local reverenciaram o Rei do Baião com muito forró pé-de-serra. A festa, que fez parte do Natal do Recife, teve início às 19h e varou madrugada adentro, mostrando que os recifenses valorizam e que não dispensam um bom xote com baião.

O tributo começou com o balanço da cantora Cylene Araújo, que aproveitou a oportunidade para fazer a gravação de seu primeiro DVD, Brasileira. A participação especial do Maestro Forró, que comanda a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, animou ainda mais a platéia. Gente como o professor de dança Osman Galdino e a educadora Edna Ferreira, que não se desgrudaram um minuto e deram um show a parte de habilidade na dança.

A seguir, foi a vez de Claúdio da Rabeca e o Quarteto Olinda proporcionarem mais alegria ao público. Zabumba, triângulo, contra baixo, agogô e rabeca deram o tom para a festa continuar animada. Além de canções autorais, os músicos interpretaram sucessos de Luiz Gonzaga, como “Assum preto”. Foi difícil ver alguém ficar parado. “O Natal está bonito demais. Vale a pena ir dormir tarde e acordar cedo para trabalhar”, brincou a estudante Priscila Duarte.

Quando finalizou o show, o rabequeiro Claúdio fez questão de enfatizar a importância de se realizar um tributo ao Rei do Baião. “Esse tipo de evento tem que acontecer ainda mais vezes por que estamos perto do centenário do nascimento de Luiz Gonzaga. Ele é um dos maiores ícones da nossa cultura”, opinou.

Depois da muito bem aplaudida apresentação do Quarteto Olinda, foi André Macambira quem embalou a platéia. A performance do cantor também não deixou o público ficar parado. Cada um que encontrasse seu par. Mas haviam também os que preferiam ficar só olhando a brincadeira como o aposentado João Araújo. “Não tenho mais idade para acompanhar esse ritmo não”, brincou, sem desgrudar os olhos do palco.

A cantora Laila Rosa também deu sua contribuição para a festa e prestou tributo ao Rei do Baião. Para encerrar a noite, uma atração muito especial: Baião Polinário. O projeto colocou no palco nomes como Publius Lentulus, Rogerman, Zé Brown, Isaar, Júnior Black, Júlio César e Sanzio. Uma apresentação histórica que finalizou o Tributo a Luiz Gonzaga de forma apoteótica como um verdadeiro rei merece.

Fonte - www.nataldorecife.com.br

Matérias Relacionadas
- Revitalização de resíduos é foco das Oficinas do Ciclo Natalino oferecidas pela PCR
- Escritor de Plantão entrega prêmios e realiza confraternização
- Olhar guardado de Lula Cardoso Ayres está em cartaz no Mamam
- Programação Natalina movimenta fim de semana no Recife
- Obras Lula Cardoso Ayres são foco de exposição no Mamam
- Música clássica, dança e opereta natalina para o público recifense
- Começam matrículas da Escola de Frevo
- Bandas de reggae e afoxé agitam a Terça Negra
- Recife anuncia vencedores do Festival de Música Carnavalesca
- Minhas Mães e Meu Pai é diversão garantida no Cinema Apolo
- Coletiva sobre exposição Olhar Guardado: Fotografias de Lula Cardoso Ayres
- Milton Coelho prestigia apresentação da OSR e Ivan Lins na abertura do Ciclo Natalino
- Minhas Mães e Meu Pai é diversão garantida no Cinema Apolo
- Festival de Música Carnavalesca fez o Santa Isabel ferver
- Recife presta homenagem aos 98 anos do Rei do Baião, Luiz Gonzaga
- Memorial Luiz Gonzaga faz homenagem ao Rei do Baião
- Projeto Cine Educação em Direitos Humanos chega ao Recife
- Participação popular marca segundo dia da Mostra de Circo do Recife
- Abertura do Ciclo Natalino acontece neste domingo
- Frevioca leva o público ao Circuito Recife Iluminado


Enviar    Imprimir