Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

REVITALIZAÇÃO DE RESÍDUOS É FOCO DAS OFICINAS DO CICLO NATALINO OFERECIDAS PELA PCR
00:00 Sexta-feira, 17 de Dezembro de 2010

Milhares de garrafas PET se transformam em adornos pelas mãos dos alunos

Por Eva Duarte

Mais de 500 pessoas estão participando das Oficinas do Ciclo Natalino oferecidas pela Prefeitura do Recife através do Programa Multicultural, da Secretaria de Cultura / Fundação de Cultura Cidade do Recife. Desde o dia 6 de dezembro, 17 espaços indicados pelas comunidades estão funcionando como animadas salas de aula. Os temas das atividades foram escolhidos numa rodada de Diálogos nas Comunidades, em que a grande maioria optou por adereços natalinos com ênfase na revitalização de resíduos sólidos.

Na Escola Miguel Arraes de Alencar, em Areias, microrregião 5.2, a educadora Helena Ferreira contabilizava ontem à noite a revitalização de 747 garrafas PET durante a oficina. Até o encerramento das aulas, que acontece segunda-feira (20), esse número deve chegar a mil. Ao longo das 30h/aulas da oficina, estão sendo ensinadas diversas técnicas para a transformação da garrafa PET como matéria-prima para objetos decorativos. Lixas, ferros de solda, tesouras, estiletes, ferramentas simples são usadas para mudar a aparência do plástico, moldá-lo e melhorar suas resistência.

A educadora foi só elogios ao desempenho da turma. Ela faz parte do Grupo Maria do Mar Art & Design - Oficinas de Reciclagem, que desenvolve projetos para o uso de resíduos industriais em grandes empresas pernambucanas. Estamos trabalhando com os três pilares da sustentabilidade - ecologia, economia e social - e vamos convidar algumas dessas alunas para se juntarem ao nosso grupo. Essa turma é muito boa, alegra-se Helena.

Em meio a imensas bolas de Natal, guirlandas e castiçais, Severina Maria de Lima, chamada por todos de Silvia, pretende comercializar as guirlandas que aprendeu a fazer. A produção de uma guirlanda levou dois dias de aula para ficar pronta, mas Silvia sabe que pode fazer várias ao mesmo tempo e melhorar a produção dividindo em etapas. A gente tem que cuidar de tudo, desde
as garrafas, recortar e montar tudo. A professora ensinou que podemos vender por 25 a 30 reais. Vou vender, né
?, revela Silvia.

Mulheres de Talento - Do outro lado da Cidade, na Escola Municipal Novo Mangue, bairro do Coque (microrregião 1.3), o educador Tito vem trabalhando uma diversidade de matérias-primas que amplia o conceito de sustentabilidade para além da revitalização de resíduos sólidos. A opção por mesclar materiais aparece na mistura de garrafas PET e rolinhos de papel higiênico com produtos artesanais de baixo custo e facilmente encontrados em mercados públicos. Fitas e fios encontrados no mercado local também são usados.

Depois de mostrar seus sinos de Natal feitos a partir de um chapéu de palha com flores de tecido, tules e fitas, a aluna Daurinha falou da importância dessas oficinas para a economia na sua família. Esta é a quinta oficina do Multicultural que eu faço. Toda oficina que vem para o Clube Mocidade eu faço. Nós temos um grupo que surgiu dessas oficinas, o Mulheres de Talento. Nós fazemos não só material para Natal, mas também para Carnaval, lembranças para formatura, tudo. Ultimamente, a minha renda tem vindo do Multicultural, orgulha-se.

Matérias Relacionadas
- Forró para o Rei do Baião
- Escritor de Plantão entrega prêmios e realiza confraternização
- Olhar guardado de Lula Cardoso Ayres está em cartaz no Mamam
- Programação Natalina movimenta fim de semana no Recife
- Obras Lula Cardoso Ayres são foco de exposição no Mamam
- Música clássica, dança e opereta natalina para o público recifense
- Começam matrículas da Escola de Frevo
- Bandas de reggae e afoxé agitam a Terça Negra
- Recife anuncia vencedores do Festival de Música Carnavalesca
- Minhas Mães e Meu Pai é diversão garantida no Cinema Apolo
- Coletiva sobre exposição Olhar Guardado: Fotografias de Lula Cardoso Ayres
- Milton Coelho prestigia apresentação da OSR e Ivan Lins na abertura do Ciclo Natalino
- Minhas Mães e Meu Pai é diversão garantida no Cinema Apolo
- Festival de Música Carnavalesca fez o Santa Isabel ferver
- Recife presta homenagem aos 98 anos do Rei do Baião, Luiz Gonzaga
- Memorial Luiz Gonzaga faz homenagem ao Rei do Baião
- Projeto Cine Educação em Direitos Humanos chega ao Recife
- Participação popular marca segundo dia da Mostra de Circo do Recife
- Abertura do Ciclo Natalino acontece neste domingo
- Frevioca leva o público ao Circuito Recife Iluminado


Enviar    Imprimir