Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

COMERCIANTES DA RUA DO HOSPÍCIO SÃO CADASTRADOS A PARTIR DESTA QUARTA-FEIRA
18:21 Terça-feira, 4 de Janeiro de 2011

O cadastro é a primeira etapa da ação de ordenamento que deve ser realizada em breve na via, dentro do programa “Recife! Nosso Centro”

A Prefeitura do Recife inicia, nesta quarta-feira (05), o cadastramento dos 137 comerciantes informais autorizados que atuam na Rua do Hospício, no bairro da Boa Vista, no Recife. A ação faz parte do programa “Recife! Nosso Centro” que vai promover uma requalificação integrada do Centro da cidade, por meio de estratégias de ocupação, implantando ações estruturadoras (obras e intervenções) e de suporte (manutenção e controle).

A partir das 8h da manhã, uma equipe da Gerência do Comércio Informal da Dircon, com três pessoas, estará no cruzamento da Rua do Hospício com a Rua do Riachuelo orientando os comerciantes. Eles receberão uma ficha e deverão seguir para a sede da gerência na Rua Cláudio Brotherwood, nº 309, no Cordeiro, onde serão atendidos nos horários das 8h às 12h e das 13h às 17h. Uma van e três kombis serão disponibilizados pela Prefeitura para fazer o transporte daqueles que quiserem se dirigir imediatamente ao local.

Na sede da gerência, os comerciantes serão recebidos por equipes da Gerência do Comércio Informal e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. De acordo com a coordenadora do programa “Recife! Nosso Centro”, Elida Dias, esse cadastramento será necessário para definir em seguida, quem permanecerá comercializando na via em novas condições. “Vamos cadastrar os autorizados que atuam hoje em toda a extensão da Rua do Hospício e, ao final desse trabalho, iniciaremos o processo de triagem tomando por base os critérios já pré-estabelecidos pela prefeitura. O quantitativo de comerciantes que poderão voltar também só será fechado, depois desse trabalho”, disse.

Enquanto o cadastramento e a triagem estiverem sendo realizados, os comerciantes permanecerão trabalhando normalmente. Ao ser concluída a seleção, só permanecerão na Rua do Hospício os novos autorizados que serão comunicados para se dirigir à Gerência do Comercio Informal e pegar o documento de permissão. Os critérios que estão sendo utilizados para definir quem permanece comercializando nas vias revitalizadas são: o tempo que o comerciante está trabalhando no local; se o que está sendo vendido pelo comerciante é o que foi autorizado pela prefeitura; o tipo do produto a ser comercializado (se é legal ou não) e se ele causa algum impacto na limpeza da rua.

Requalificação – O programa “Recife! Nosso Centro”, lançado pela Prefeitura do Recife em novembro de 2010, visa resgatar o papel da região como referencial metropolitano de comércio, serviço e moradia, restituindo a simbologia histórica e cultural do território para a população do município. As ações são direcionadas para garantir a acessibilidade e mobilidade das vias fazendo valer as legislações vigentes sobre o assunto, tanto municipais, como estaduais e federais.

Outro foco importante da iniciativa é a melhoria da limpeza urbana. Para isso, está sendo trabalhado o ordenamento do comércio popular, da publicidade, bem como do comércio formal. Integram o programa do Centro, o Instituto da Cidade do Recife Engenheiro Pelópidas Silveira, as secretarias Especial de Gestão e Planejamento; Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras; Secretaria de Meio Ambiente; Serviços Públicos; Saúde, Desenvolvimento Econômico, Assistência Social e Assuntos Jurídicos.

Matérias Relacionadas
- Novos gestores do ensino municipal tomam posse no Centro de Formação Paulo Freire
- Segurança e organização no Réveillon do Morro da Conceição
- Um Recife iluminado de beleza
- Dircon orienta população para Réveillon na orla do Recife
- Prefeitura divulga serviços e o “abre e fecha” de Réveillon
- Escola de Gestão Pública divulga balanço positivo
- Outras importantes ações
- PCR traz grandes atrações para Réveillon do Recife
- Dircon orienta população para Réveillon na orla do Recife
- Recife terá novos investimentos para obras estruturadoras a partir de 2011
- Milton Coelho prestigia ato em homenagem ao presidente Lula
- Prefeitura divulga serviços e o “abre e fecha” de Réveillon
- Milton Coelho realiza última reunião do ano com secretariado municipal
- Motoristas da PCR encerram o ano com a distribuição da 25ª cadeira de rodas
- Encontros preparatórios para a 5ª Conferência da Mulher reiniciam em janeiro
- Dircon orienta população para Réveillon na orla do Recife
- PCR prestigia anúncio do novo secretariado estadual
- Prefeitura divulga serviços e o “abre e fecha” de Réveillon
- CTTU interdita vias do Bairro do Recife nesta terça-feira
- Corredores partem do Recife rumo a 86ª Corrida de São Silvestre


Enviar    Imprimir