Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico

CAPACITAÇÃO ENSINA EMPREENDEDORES A PLANEJAR O PRÓPRIO NEGÓCIO
18:48 Quarta-feira, 5 de Janeiro de 2011

Segundo módulo instruiu os 38 comerciantes a coletarem informações sobre os empreendimentos

A tarde desta quarta-feira (05) foi repleta de aprendizado para os comerciantes populares que atuavam no ramo de alimentos na calçada do Hospital da Restauração. O grupo, formado por 38 empreendedores, participou do segundo módulo do curso que irá ensiná-los a planejar o próprio negócio.

Os empreendedores irão atuar em um novo local: uma praça de alimentação. E para que os pontos comerciais possam desenvolver-se de modo mais eficaz, a Prefeitura do Recife, por intermédio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), está oferecendo o curso.

As aulas, que tiveram início em 17 de dezembro, são realizadas no Centro de Educação Empresarial do SEBRAE e serão concluídas antes da entrega dos quiosques.

A aula mostrou a importância de se obter informações sobre o mercado consumidor, concorrente e fornecedor, como também sobre os investimentos: o capital de giro e capital fixo, custo operacional e projeção de lucro. “Para que a atividade fosse mais dinâmica, a metodologia aplicada foi a de exposição interativa (palestra) com exibições de vídeos técnicos e dramatizações”, disse o instrutor do módulo Coletando Informações, Vicente Oliveira.

Será com base nos dados obtidos no roteiro de coleta de informações que os empreendedores montarão, no encontro do dia 12 de janeiro, o Plano de Negócios, documento que contém todas as características do empreendimento que são determinantes para o sucesso do negócio. O último encontro do curso constará de Consultoria de Viabilidade, onde a participação será individualizada. Dela participarão os empreendedores que concluíram o plano de negócios.

Atuante do ramo de lanches há 16 anos, o comerciante popular Adilson Bueno, contou que as aulas estão dando o suporte que precisavam para melhorar o atendimento aos clientes. O empreendedor falou também que, com o apoio da Prefeitura do Recife, no término do curso, irá à procura de crédito junto aos bancos parceiros para estruturar o novo ponto comercial.

Após a participação nos cursos, os comerciantes serão formalizados como empreendedores individuais (EI). Com a formalização, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico permanecerá acompanhando o grupo para que obtenham crédito junto aos parceiros financeiros que são o Banco do Brasil, Caixa Econômica e o Banco do Nordeste. Dessa forma, não só Adilson, mas todos os participantes do curso poderão obter esse financiamento para investir no empreendimento.

Matérias Relacionadas
- Milton Coelho prestigia posse da diretoria da Compesa
- Começa a seleção das artesãs para a Rede de Economia Popular e Solidária
- Prefeitura realiza cadastro no Serviço Militar Obrigatório
- Comerciantes da Rua do Hospício são cadastrados a partir desta quarta-feira
- Novos gestores do ensino municipal tomam posse no Centro de Formação Paulo Freire
- Segurança e organização no Réveillon do Morro da Conceição
- Um Recife iluminado de beleza
- Dircon orienta população para Réveillon na orla do Recife
- Prefeitura divulga serviços e o “abre e fecha” de Réveillon
- Escola de Gestão Pública divulga balanço positivo
- Outras importantes ações
- PCR traz grandes atrações para Réveillon do Recife
- Dircon orienta população para Réveillon na orla do Recife
- Recife terá novos investimentos para obras estruturadoras a partir de 2011
- Milton Coelho prestigia ato em homenagem ao presidente Lula
- Prefeitura divulga serviços e o “abre e fecha” de Réveillon
- Milton Coelho realiza última reunião do ano com secretariado municipal
- Motoristas da PCR encerram o ano com a distribuição da 25ª cadeira de rodas
- Encontros preparatórios para a 5ª Conferência da Mulher reiniciam em janeiro
- Dircon orienta população para Réveillon na orla do Recife


Enviar    Imprimir