Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

ALUNOS DO MULTICULTURAL APRESENTAM DOCUMENTÁRIO SOBRE COMUNIDADE DO COQUE
12:16 Sábado, 8 de Janeiro de 2011

O video foi produzido durante oficina realizada no mês de dezembro

A comunidade do Coque foi para a rua se ver na projeção montada pelos alunos da Oficina de Produção de Vídeo do Programa Multicultural ontem (7) à noite. A atividade integrou a segunda rodada de Oficinas Básicas de Arte, Cultura e Comunicação de 2010, com temas escolhidos em Diálogos nas Comunidades. O Multicultural é uma realização da Secretaria de Cultura / Fundação de Cultura Cidade do Recife.

A plateia reunida diante da casa de uma das alunas pôde apreciar a céu aberto o documentário Coque, um novo olhar, realizado ao longo das 60h/aulas de formação teórica e prática proposta pelo educador Hélio Rodrigues de Oliveira. Na tentativa de capturar um olhar diferente do mostrado pelas emissoras comerciais de televisão, as imagens mostravam atividades cotidianas da comunidade, manifestações culturais, depoimentos com opiniões de quem vive no Coque e a visão de fora, além de uma denúncia falta de infraestrutura.

O bairro do Coque ainda vive situações difíceis em relação ao saneamento básico e coleta de lixo. Foi sobre isso que falou uma moradora, conhecida como Irmã Rita, fazendo questão de levar a equipe de alunos até o local crítico, onde se emocionou ao falar sobre o problema. Para mim, o que aconteceu de mais importante nessa oficina foi o depoimento da Irmã Rita. Foi surpreendente! Ela percebeu a importância do audiovisual como ferramenta de comunicação. A gente prometeu distribuir cópias do DVD para a população da área, avaliou o educador, enfatizando que mensagens educativas sobre a importância dos moradores manterem o canal limpo foram acrescentadas durante a montagem.

Imagens em vídeo e fotografias foram usadas para a edição do documentário, arrematado por uma montagem mais experimental que dialoga com a videoarte. Nela aparecem lugares visitados pelos alunos, como a Academia da Cidade e o Neinfa, organização não-governamental de orientação budista. Para além da técnica de produção do audiovisual, aprenderam sobre o lugar onde vivem, como explica o aluno Diego Lacerda: Aprendi muita coisa: a tirar foto, cuidar da câmera, aprendi a falar muitas coisas que eu não conhecia. Também aprendi muito da comunidade, com o Neinfa, com o afoxé, a capoeira, o hip-hop.

Reflexões sobre o lugar, a vida, a carreira a ser seguida parecem ter marcado o processo de ensino-aprendizagem. É o que se revela nas falas dos jovens ansiosos por se expressarem. A aluna Daniela Amorim, anfitriã da exibição, conta que vivia no Coque, mas não o conhecia: Vim fazer a oficina porque meus amigos vinham. Eu aprendi muito sobre o lugar onde vivo. Aprendi a ver isso aqui com outros olhos. Igor Carlos também opinou: Aprendi que eu posso trabalhar com isso. É muito importante a pessoa aprender, não só vendo, mas atuando, filmando.

Encerrando a conversa, o aluno Jhonata Fernandes, cujo pai cumprimentava todos orgulhosamente, contou que a participação na oficina o fez ampliar suas perspectivas. Eu tive mais experiência de que posso de fato escolher qual vai ser a minha profissão. Tudo o que a gente escolhe pode mudar a vida, filosofa. O aluno, que queria cursar Letras, contou que agora se vê diante da possibilidade de escolher formação em audiovisual.

Matérias Relacionadas
- Como Cães e Gatos 2 e O Garoto de Liverpool são os destaques do Cinema Apolo
- PCR abre inscrições para concurso de passistas
- Fundação de Cultura prepara comissão julgadora do Carnaval 2011
- Ciclo Natalino chega ao fim com a Queima da Lapinha
- Bloco Nem Com Uma Flor completa 10 anos em 2011
- MAMAM oferece cursos de férias em janeiro
- Queima da Lapinha encerra Ciclo Natalino
- PCR abre edital de ocupação do teatro Barreto Júnior
- Queima da Lapinha encerra Ciclo Natalino
- Primeira Terça Negra do ano tem reggae e afoxé
- Prefeitura publica edital do Sistema de Incentivo à Cultura
- Recife recebe em 2011 grandes shows internacionais
- Nonô Germano fez o Ibura frevar até a madrugada deste sábado
- Beto Barbosa agita Réveillon do Polo do Ibura
- Réveillon em Boa Viagem reúne milhares de pessoas no Polo Acaiaca
- João do Morro esquenta virada do ano no Morro da Conceição
- Réveillon do Polo Morro da Conceição mostra a multiculturalidade do local
- Atrações diversificadas marcaram a chegada do Ano Novo no Polo Pina
- Martinho da Vila encanta o Réveillon do Polo Pina
- Milton Coelho comemora a chegada de 2011 no Polo Acaiaca


Enviar    Imprimir