Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Secretaria Especial da Mulher

MULHERES SE PREPARAM PARA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA MULHER
09:52 Terça-feira, 11 de Janeiro de 2011

Uma série de encontros regionais dará início ao processo de construção da Conferência
 
Por Mauro Rossiter
 
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Especial da Mulher, que tem por missão fortalecer a inclusão e discussão de gênero dentro das políticas públicas do município, deu início, nesta segunda-feira (10), a uma série de encontros regionais nas seis Regiões Político-Administrativas (RPAs) da Cidade. A RPA-1 foi a primeira contemplada com uma reunião realizada no Clube das Mães, situado na Rua dos Casados, Bairro de Santo Amaro. Os encontros servirão para a construção da 5ª Conferência Municipal da Mulher, que acontece no mês de maio.

As mulheres presentes puderam discutir questões ligadas a gênero, com base nas propostas já discutidas nos 18 microencontros realizados entre setembro e dezembro do último ano, além de debaterem sobre a escolha de delegadas que irão representar suas comunidades na Conferência. A reunião começou com orientações às mulheres sobre a conferência e, na ocasião, foi distribuído um texto para cada participante explicando o que é um conselho, para que serve e como deve ser uma conselheira, uma vez que do contingente de delegadas escolhidas, deverão sair 48 conselheiras para trabalhar com os resultados do encontro.

A secretária Especial da Mulher, Rejane Pereira, deu exemplos de militância na luta pela igualdade de gêneros e também falou sobre a 5ª Conferência. “A conferência traz, este ano, um Plano Municipal para a mulher, implementado pelo prefeito João da Costa. Vamos consolidar esse plano para vermos o que as mulheres realmente querem no encontro”, afirmou. O plano se baseia nos seis eixos que norteiam os trabalhos da secretaria: gênero, trabalho e renda; equidade de gênero na saúde; assistência e prevenção da violência contra a mulher; educação não-sexista, anti-racista, não-homofóbica, não-lesbofóbica e laica; participação e controle social; e política de gênero com igualdade racial.

A conferência vai trabalhar em cima de 24 propostas que deverão ser modificadas ou referendadas durante o encontro. Aproximadamente 600 delegadas serão escolhidas para representar as mulheres residentes nas RPAs e também as servidoras municipais. “Que a participação das mulheres possa definir o destino da Cidade”, concluiu Rejane.
 
Secretaria Especial da Mulher – A pasta tem o objetivo de implementar e coordenar as políticas públicas de combate às desigualdades de gênero raça/etnicidade, enfrentando a violência e possibilitando a participação das mulheres nos espaços de decisões da política na cidade do Recife. As demais RPAs também serão contempladas com encontros preparatórios para a conferência durante o mês de janeiro, e, simultaneamente às reuniões das regionais, também haverá encontros com as servidoras de 13 a 25 do mesmo mês.

Matérias Relacionadas
- Programa Viver o Bairro reúne centenas de pessoas no Marco Zero
- Rua do Hospício recebe ação de ordenamento
- Operação Orla começa nas praias do Recife
- Encontros nas RPAs preparam as mulheres para 5ª Conferência Municipal
- Atividades culturais e de lazer movimentarão o Bairro do Recife nos domingos de janeiro
- PCR leva artesãos para Fenahall
- Atividades do programa Escola Aberta integram o domingo de cultura do Bairro do Recife
- Procuradoria do Município e TJPE realizam mutirão para regularizar situação de devedores fiscais
- Atividades culturais e de lazer movimentarão o Bairro do Recife nos domingos de janeiro
- Comitê Gestor do “Recife! Nosso Centro” discute ações para o bairro de São José
- Prefeitura disponibiliza postos de atendimento para o Serviço Militar
- Recife divulga calendário da folha de pagamento de 2011
- PCR inicia cadastro de comerciantes
- Capacitação ensina empreendedores a planejar o próprio negócio
- Milton Coelho prestigia posse da diretoria da Compesa
- Começa a seleção das artesãs para a Rede de Economia Popular e Solidária
- Prefeitura realiza cadastro no Serviço Militar Obrigatório
- Comerciantes da Rua do Hospício são cadastrados a partir desta quarta-feira
- Novos gestores do ensino municipal tomam posse no Centro de Formação Paulo Freire
- Segurança e organização no Réveillon do Morro da Conceição


Enviar    Imprimir