Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PSIQUIATRA ITALIANO FAZ AVALIAÇÃO POSITIVA DA POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL DO RECIFE
00:00 Sexta-feira, 14 de Janeiro de 2011

Médico considerou formidável a horizontalização da rede de saúde mental do Município, agregada à participação e ao calor humano dos profissionais

Por Tádzio Estevam

Em visita realizada à Secretaria de Saúde do Recife na manhã desta sexta-feira (14), o psiquiatra italiano Ernesto Venturini – que desde o início da semana está na Cidade para conhecer a política de Saúde Mental implementada no Município -, reuniu-se com o secretário de Saúde em exercício do Recife, Tiago Feitosa, e autoridades ligadas ao setor para expor sua impressão sobre as ações que são executadas pelos profissionais que atuam nas unidades de saúde da Cidade.

Durante o encontro, Ernesto explicou que ficou surpreso com o que viu. “Apesar de passar poucos dias na Cidade, gostei muito de conhecer a estratégia utilizada aqui. Geralmente me encanto com a capacidade de mobilização que envolve o setor e a sociedade. E aqui no Recife não foi diferente. A horizontalização da rede de saúde mental do Município, agregada à participação e ao calor humano dos profissionais é formidável”, disse.

O psiquiatra reafirmou a importância de ampliar os serviços prestados e reforçar, ainda mais, a valorização dos profissionais. “Sabemos que o número de usuários é grande, ainda mais devido à reforma psiquiátrica pela qual passa a rede, permitindo que os pacientes sejam cuidados por seus familiares e em residências terapêuticas. Por esse motivo, temos que pensar em construir mais espaços voltados para este segmento e termos um olhar diferenciado para os profissionais que cuidam dessas pessoas, que estão na linha de frente do problema que é muito delicado”, concluiu.


Para o secretário de Saúde em exercício, Tiago Feitosa, a avaliação do psiquiatra, responsável pela luta antimanicomial na Itália há 32 anos, foi de fundamental importância. “Essa avaliação nos deixa muito felizes, já que a Prefeitura, há dez anos, vem se preocupando com a saúde mental dos recifenses. No início, entre os anos de 2001 e 2002, só tínhamos um Centro de Atenção Psicossocial. Atualmente, nossa rede já conta com 17 CAPS (Transtorno Mental e Álcool e Outras Drogas), o que faz do Recife a única capital brasileira com a maior concentração de unidades do gênero. Isso sem contar com os albergues (mais conhecidos como casas do meio do caminho) e residências terapêuticas”, avaliou Feitosa. Ainda segundo o secretário em exercício, “comemoramos também a contratação de mais de 100 profissionais e a inclusão de outros dispositivos como as equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)”.

No encontro ficou acertada a assinatura de um acordo de cooperação técnica para intensificar o intercâmbio de experiências e o fluxo de informações.

Seminário - Na próxima segunda-feira (17), o psiquiatra italiano irá discutir o tema “Loucura e Cotidiano, a Saúde Mental na Cidade”. O evento acontecerá no auditório da Livraria Cultura a partir das 17h e será aberto ao público em geral. No dia 18 (terça-feira), entre as 8h e o meio-dia, ele participa do I Ciclo que acontecerá no Mar Hotel, no qual comporá a mesa “Política de Saúde Mental: O Desafio Cotidiano da Tessitura da Rede”. Ainda na mesma mesa estará Sandra Fagundes, consultora da área técnica de saúde mental do Ministério da Saúde e ex-secretária de Saúde de Porto Alegre (RS).

Dentro da programação do evento, um ato solene será realizado para conduzir o fechamento do Instituto de Psiquiatria do Recife (IPR), o início do fechamento do Hospital Psiquiátrico de Pernambuco (HPP) e o lançamento do Projeto do Centro de Convivência: Da Loucura da Cidade à Saúde Mental na Pólis.

Matérias Relacionadas
- Psiquiatra italiano visita Secretaria de Saúde
- Atividades circenses para crianças e adolescentes começam nos polos da Academia da Cidade
- Maternidade da Policlínica Arnaldo Marques passa por reforma
- Academia da Cidade promove atividades circenses durante as férias
- Secretaria de Saúde realiza I Ciclo de debates em Saúde Mental
- Academia da Cidade funciona a todo vapor neste Verão
- PCR abre vagas de estágios curriculares na área de saúde mental
- PCR abre vagas de estágios curriculares na área de saúde mental
- Academia da Cidade encerra atividades com os guardas municipais
- Usuários do Caps Galdino Loreto comemoram o Natal com confraternização
- CAPS Galdino Loreto promove festa de confraternização
- Secretaria de Saúde promove confraternização utilizando oficinas e dinâmicas corporais
- Prefeitura do Recife promove um dia de atividades para a população
- Vigilância Sanitária apreende carnes clandestinas e veneno para matar ratos
- Pacientes em tratamento contra a hanseníase participam de confraternização na Policlínica Clementino Fraga
- Prefeitura do Recife entrega novas instalações do PSF Rosa Selvagem
- Policlínica Clementino Fraga promove confraternização para pacientes em tratamento contra hanseníase
- Profissionais da Vigilância à Saúde celebram ciclo natalino com apresentação de coral
- Vigilância Sanitária chama a atenção para cuidados na aquisição de produtos para a ceia natalina
- Orlas de Boa Viagem e Pina passarão por desratização a partir desta quarta (15)


Enviar    Imprimir